Dia da Consciência Negra - 2010

928 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Dia da Consciência Negra - 2010

  1. 1. 20 de novembro Dia da consciência negra Ebm vidal ramos Ebm francisco lanser Professor: Ramides sedilso pessatti turmas: 8ª A e b / 8ª c e d
  2. 2. Objetivo Levar ao educando uma forma de pensar diferente do seu processo ensino-aprendizagem, tornar a ação prática em uma forma de conscientizar.
  3. 3. Relato da Atividade A idéia da atividade denominada “panfletagem pedagógica” surgiu da necessidade de viabilizar a teoria aprendida em sala e nos livros para uma ação mais ativa, prevalecendo o contato social de teoria /prática. Os alunos foram instigados com algumas questões referentes a Educação Étnica-Racial e com a proximidade ao Dia da Consciência Negra celebrado dia 20 de Novembro no Brasil o professor resolveu lançar um desafio onde cada aluno deveria pesquisar usando a sala de informática, revistas, jornais e livros que trouxesse informações referentes ao assunto abordado. Após esta etapa ser feita, resolveu-se entre o grupo de alunos e professor que o próximo caminho seria a produção textual de onde sairia os panfletos a serem distribuídos. Surge também a idéia da ilustração dos panfletos o que foi aceito por todos os alunos. Deu-se ai o início da produção textual e ilustração dos referidos panfletos. Saliento aqui a importância do coletivo da escola num processo de parceria com o professor, cito entre as quais Coordenadora Clarisse Splenger que não mediu esforços para que esse tipo de atividade pedagógica ocorresse de forma mais agradável possível, com constantes visitas na sala do professor de história orientando, sugestionando e engrandecendo a prática pedagógica, Professora de Informática Cilli que com muita boa vontade nos recebeu em sua sala e nos orientou os trabalhos, a SEMED na pessoa do SR. Morche Ricardo Almeida que esteve sempre na luta dentro de suas possibilidades, da SEMED em si que contribuiu com o transporte no dia da panfletagem, com a Marisa que acompanhou o professor juntamente com os alunos e seus préstimos foi de grande valia a todos, enfim agradeço a todos de forma direta ou indireta contribuíram para que esse evento se realizasse.
  4. 4. Aluna Cristine - 8ª Série D EBM Francisco Lanser Aluno Iago – 8ª Série C EBM Francisco Lanser
  5. 5. Alunos da 8ª Série C trabalhando na ilustração dos panfletos – EBM Francisco Lanser
  6. 6. Alunas Naiara e Janara 8ªSérie D – EBM Francisco Lanser
  7. 7. Todos trabalhando em prol do sucesso da ação pedagógica
  8. 8. Aluna Aline 8ª SérieA – EBMVidal Ramos
  9. 9. Alguns panfletos ilustrados da EBMVidal Ramos
  10. 10. EBMVidal Ramos EBM Francisco Lanser
  11. 11. Terminal da Fonte – Centro EBMVidal Ramos Terminal da Fortaleza – Fortaleza EBM francisco Lanser
  12. 12. EBMVidal Ramos EBM Francisco Lanser
  13. 13. Professor Morche - SEMED Professor Ramides - EBMVidal Ramos Alunas da EBMVidal Ramos Professor Ramides – EBM Francisco Lanser Alunas da EBM Francisco Lanser
  14. 14. Professor Morche – SEMED Professora Marisa – EBMVidal Ramos Alunas EBMVidal Ramos
  15. 15. Agradecimentos Gerais Direção da EBMVidal Ramos - Aneti Barbieri Direção da EBM Francisco Lanser – Rosa Mª Brandalise Coordenadora Clarisse Splenger – EBMVidal Ramos Coordenadora Fany – EBM Francisco Lanser Assistente Professora Rosemere - EBM Vidal Ramos Professora Marisa – EBMVidal Ramos Professor Morche - Coordenador da SEMED SETERB SEMED Meu agradecimento especial vai a todos os alunos que se dispuseram e aceitaram o desafio que lhes foi proposto, mostrando que a educação é o caminho para a formação de uma sociedade mais humanizada e feliz.

×