Relato de projetos

1,057 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,057
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
64
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relato de projetos

  1. 1. Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICsUnidade 3: Currículo, Projetos e TecnologiasAtividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias aocurrículo.Tutora: Deusiram de Sousa Barros SilvaCursistas:  Decilene Gomes da Cruz  Domingas Teixeira de Oliveira  Hélia Maria da Costa  Lina Maria de Jesus Freitas Pereira  Maria Sebastiana Pereira JorgeUnidade Escolar: Escola Especial Estrela da EsperançaTurma: AData: 23/05/2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA” O Projeto “Alimentação Saudável na Escola” foi um momento estratégico paraabordar o tema alimentação, com atividades que envolveram toda comunidade educativa.No período de 16 a 30 de março/2012 aconteceu uma mobilização, porém, o tema seráabordado durante todo o ano em curso, de acordo com os conteúdos pré-estabelecidos nocurrículo da escola. A divulgação do assunto teve uma boa repercussão, com atividadesenvolventes em que todos os educandos estavam estimulados a participar. Na abertura do projetofez-se a exposição seguida da explanação de todos osgrupos alimentares: 1º - cereais, pães, tubérculos, raízes e massas,2º - frutas, 3º -hortaliças, 4º - leguminosas, 5º - leite e derivados, 6º - carnes e ovos, 7º - óleos e gordurase 8º - açucares e doces.O objetivo principal dessa apresentação foi fazer com queosdiscentes criem hábitos alimentares saudáveis. Logo em seguida a Enfermeira TábitaFurtado ministrou uma palestra de sensibilização sobre alimentação saudável, com o tema:“Comer Bem para Viver Melhor”. Dando sequência, exibiu-se o vídeo educativo:Alimentação Saudável X Não Saudável. E para finalizar os educandos pintaram comauxílio dos professores, a estrutura da pirâmide alimentar que teria seus grupos montadosdurante o desenvolvimento do plano de trabalho. A APAE - Escola Especial Estrela da Esperançadesenvolveu durante o projeto, asseguintes ações:De 19 a 28/03/2012, no período matutino foram realizadas atividades em sala de aula econtextualização dos conteúdos curriculares. Enquanto que no turno vespertino houve
  2. 2. explanação, demonstração e degustação dos alimentos que compõem cada grupo da pirâmide alimentar, bem como a importância deles para a nossa alimentação. Logo após, realizou-se a montagem dos blocos e grupos, através de pesquisa, recorte e colagem coletiva; Exibição de vídeos educativos:Aprendendo as Funções das Vitaminas, Minuto Animado – Higiene Corporal, Obesidade Infantil e Obesidade na Mídia; Foram cantadas e exploradas as músicas: Meu Lanchinho, Meu Leitinho e Eu Sou forte; Confecção de máscaras das frutas; Confecção de marca páginas com figuras de frutas; Rodas de conversa sobre a importância de se alimentar com produtos naturais edicas para uma alimentação saudável; Momento de ginástica laboral com a profª de Educação Física, Katiane; Pintura de desenhos das frutas e hortaliças mais conhecidas; Manuseio de jogos de alinhavo de frutas e legumes; Montagem de mural e painel educativo com frutas e rótulos de embalagens de alimentos; Conversação sobre a importância da higienização pessoal e alimentar; Apresentação de diálogo com fantoches sobre a higiene corporal; Realização da “Feira do banho”.1ª Aula de Campo: visita ao Centro de Abastecimento José Lopes da Silva deGuaraí.Objetivo: Proporcionar aos alunoso contato com a realidade, conhecero trabalho dosfeirantes, sabera origem e aprender a valorizar os alimentos que consomem.
  3. 3. 2ª Aula de Campo: visita à Horta Comunitária do Povoado Matinha.Objetivo:Oferecer aos discentes a oportunidade deidentificar e conheceros diversos tiposdefrutas, legumes e verdurasproduzidos na região de Guaraí.3ª Aula de Campo: visitaà Horta Hidropônica de Guaraí.Objetivo: Conhecer na prática,a forma de cultivo que dispensa o uso do solo e utiliza umasoluçãonutritiva balanceada para oferecer à planta todos os nutrientes necessários ao seudesenvolvimento.
  4. 4. 4ª Aula de Campo: Piquenique na A. A. B. B. - Associação Atlética Banco do Brasil.Objetivo:Proporcionar lazer e integração entre os educandos e usufruírem do contato com anatureza. No encerramento do projetoe da Semana da Alimentação realizou-se a exposição da pirâmide alimentar, painéis de rótulos, máscaras de frutas, hortaliças e legumes e mural com atividades realizadas em sala de aula. Foram dramatizadas inúmeras músicas representando grupos alimentares, como: “Pula Pula” de Eliana (exercícios físicos), “Pizza” de Xuxa(massas), “Salada de Frutas” de Xuxa (frutas), “Sopa do Neném”(leguminosas), “Alimentos Saudáveis” (leite e derivados) e “É de Chocolate” de Trem da Alegria (açucares e doces). Também houve homenagem às Merendeiras da escola, com entrega de mensagens de agradecimento e lembranças. Ainda para encerrar as atividades, teve as brincadeiras: dança da laranja, dança das cadeiras e mordida na maça.

×