Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sexto ano: Capítulo 1

745 views

Published on

.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Sexto ano: Capítulo 1

  1. 1.  A ciência é a fonte produtora de informação e conhecimento  Aliada à tecnologia ela avança muito mais rápido!
  2. 2.  Como aprender a “fazer” ciência?  Ciência é a busca pelo conhecimento de forma organizada, baseada em fatos e ideias.  Agir como um detetive:  Ideia, provas, fatos, conclusões!
  3. 3.  A ciência pode ter suas verdades reafirmadas com o tempo devido ao avanço de tecnologias e com o passar do tempo
  4. 4.  A ciência deve explicar hipóteses e baseá-la em fatos!  Albert Einstein dizia que formular perguntas muitas vezes é mais importante do que solucioná-las!  Isso requer uma mente criativa!  Buscar por respostas aos problemas Nos torna mais inteligentes!
  5. 5.  Como um cientista trabalha?  Através de sua curiosidade sobre as coisas, ele elabora hipóteses que serão testadas para explicar suas perguntas.  Hipótese: ideias para solucionar as dúvidas. Deve ser testada!  Teoria: explicação para as hipóteses!
  6. 6.  Quando as explicações da teoria não levantam mais dúvidas temos uma Lei científica!  Ex: lei da gravidade  As leis vão mostrar como a natureza e as coisas funcionam
  7. 7.  Método científico = receita de bolo  1) Observação de um fato: chuva  2) Formulação de um problema: por que chove?  3) Formulação de hipóteses: ...  4) Realização de experimentos: ...  5) Análise e discussão dos dados  6) Conclusão: Evaporação e condensação
  8. 8.  Goiaba bichada X Goiaba não bichada  Toda goiaba é bichada?  Como as larvas só estão nas goiabas maduras?
  9. 9.  Fato: É uma prova irrefutável, algo que pode ser mostrado com evidências! Ex: o bicho da goiaba só entra em goiabas maduras expostas  Especulação: proposta de explicação para alguma coisa, mas que ainda não há evidências concretas sobre ela.
  10. 10.  Todos podem fazer ciência, porém tem regras a se seguir!  É normal ficar curioso sobre os materiais no laboratório, mas é perigoso mexer sem orientação de um profissional 1) NUNCA cheire uma substância desconhecida! 2) NUNCA comer no laboratório  risco de contaminação 3) Utilizar equipamentos de proteção 4) SEMPRE ter um planejamento 5) Ter SEMPRE um profissional por perto!

×