Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cap 9 energia elétrica e sociedade

621 views

Published on

.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Cap 9 energia elétrica e sociedade

  1. 1.  O processo de produção de energia elétrica é um processo caro e demorado.  Precisa-se construir novas usinas de geração de energia.  Hidrelétricas são fontes de energia limpa e renováveis, porém impactam negativamente o ambiente onde são construídas 1) Inundação de grandes áreas 2) Deslocamento de pessoas e animais 3) Destruição de hábitats e seres vivos
  2. 2.  Alternativas: 1) Energia nuclear: fonte de energia não segura
  3. 3.  Alternativas: 1) Usinas termelétricas: usam muito carvão e petróleo (não é bom pro meio ambiente).
  4. 4.  Alternativas: 1) Energia eólica: energia limpa, porém menos eficiente
  5. 5.  Alternativas: 1) Energia solar: limpa e eficiente, porém cara!
  6. 6.  Perigos e problemas gerados pelo progresso:  O primeiro acidente grave envolvendo a energia nuclear ocorreu na Pensilvânia em 1979.  Ocorreu vazamento radiotiavo necessitando que o local fosse evacuado!
  7. 7.  Perigos e problemas gerados pelo progresso:  Em 1986, em Chernobyl houve outro acidente nuclear.  Foi o pior desastre da história com energia nuclear, sem envolver guerra.
  8. 8.  Como poupar energia? 1) Utilizar lâmpadas econômicas 2) Desligar as luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiver usando 3) Não demorar muito no banho 4) Uso de energia solar 5) De dia, deixar janelas abertas e não ligar as luzes quando possível Etc.
  9. 9.  Como poupar energia? 1) Utilizar lâmpadas econômicas 2) Desligar as luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiver usando 3) Não demorar muito no banho 4) Uso de energia solar 5) De dia, deixar janelas abertas e não ligar as luzes quando possível Etc.
  10. 10.  Por que poupar energia?  Quando economizamos energia a demanda por construir novas usinas diminui  afeta menos o ambiente e os seres vivos!
  11. 11.  Princípios gerais:  O conceito de átomo é muito importante para entender a eletricidade.  O átomo é composto por duas partes: 1) Elestrosfera: com cargas negativas, chamadas de elétrons 2) Núcleo: com cargas positivas (prótons) e neutras (nêutrons)
  12. 12.  Experiência!  Ao se atritar uma caneta plástica no cabelo é possível atrair pequenos pedaços de papel!  Isso ocorre porque a caneta é formada por átomos, quando atritados, passam elétrons ao cabelo, e o cabelo transfere cargas para a caneta.  Essa troca de cargas faz com que a caneta fique eletrizada e atraia o papel!
  13. 13.  Materiais condutores e isolantes:  Materiais condutores: são bons condutores de eletricidade. Ex: metais, nosso corpo, água...  Materiais isolantes: maus condutores de eletricidade. Ex: borracha, madeira...
  14. 14.  Mas que raios!!  Nas nuvens as gotículas de água estão em constante movimento, e isso gera atrito, carregando-as positiva ou negativamente!  Quando ficam carregadas negativamente, ocorrem os raios!  Ficar longe de locais com pontas, eles possuem mais facilidade em receber e ceder cargas, ou seja, são excelentes “chamarizes de raios”!!
  15. 15.  Curiosidade:  Peixe-elétrico:  Na Amazônia existe o Poraquê, um peixe elétrico!  Suas descargas elétricas chegam a 600 volts!  Possuem células especiais em Suas caudas, que por comando Do cérebro realizam as descargas Elétricas!
  16. 16.  Curiosidade:  Pássaros em fios de rede elétrica, por quê não tomam choques?  Ao pousar em um único fio, criam mini circuitos onde a energia percorrida por eles é mínima, não levando choques.  Porém, se pousarem em Dois fios, ou encostarem em Algo, levam choques!
  17. 17.  Curiosidade:  Produção de energia por Biomassa:  Biomassa é qualquer coisa de origem vegetal ou animal (inclusive fezes).  Por meio da queima dessas substâncias é possível gerar energia!
  18. 18.  Evitando acidentes:  O mau uso da eletricidade pode causar acidentes provocante até a morte da pessoa. 1) Não tocar aparelhos elétricos e interruptores com mãos ou os pés molhados! 2) Jamais tente subir em um poste de alta tensão! 3) Não tocar em fios caídos no chão. Chame a segurança local 4) Não colocar objetos com pontas em tomadas! 5) Não usar uma única tomada para ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo 6) Usar aparelhos novos sempre que possível.

×