Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Capítulo 10
 Língua, orelhas, nariz, olhos e a pele
 São os receptores de estímulos do
Ambiente. Enviam impulsos
para o cérebro para...
 Visão  olhos
 A luz captada pelos olhos ativam o nervo óptico, que
por sua vez envia informações para o cérebro!
 Ilu...
 Estrutura dos olhos
 Pálpebras
 Bulbo ou globo ocular (branco)  cavidade ocular
 Músculos para fixação e movimentaçã...
 Estrutura dos olhos
 Pupila: abertura na
parte frontal por onde a luz
penetra
 Córnea: transparente e
Serve para prote...
Órgãos dos sentidos: Olhos!
 Estrutura dos olhos
 Cristalino: lente transparente ligada a músculos. Esses
músculos fazem as contrações para que poss...
 Estrutura dos olhos
 Retina: contém milhões de células nervosas que quando
atingidas pela luz, produzem impulsos nervos...
 Estrutura dos olhos
 Espaços preenchidos por líquidos
 Humor aquoso: entre o cristalino e a córnea. Pressão
ocular. Gl...
Tarefa: página 145
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Retina: bastonetes e cones
 Bastonetes: não são estimulados pela cor  ver em
ambientes com pouca ...
vídeo
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Estrabismo
 Os músculos que movem os olhos são controlados por
células nervosas para que os olhos ...
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Miopia: Problema em enxergar de longe
 A luz não é focalizada na retina, e sim, antes da retina
 ...
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Hipermetropia: problemas em enxergar de perto
 Focalização da imagem se dá além da retina
 Olhos ...
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Astigmatismo: visão embaçada
 Focalização da luz em mais de um ponto do olho
 Córnea ovalada!
 A...
 PROBLEMAS NA VISÃO
 Catarata: o cristalino se torna opaco
 Início: visão embaçada
 Ao longo do tempo a pessoa pode nã...
 PROTEÇÃO
 Pálpebras
 Terminações nervosas: reflexo de fechar os olhos
 Glândulas lacrimais: lubrificam os olhos e pro...
 PROTEÇÃO
 Dicas de cuidados:
 Usar apenas tecidos macios para limpeza
 Ler em ambientes iluminados
 Não olhar direta...
Exercícios: página 148 e 149
8 ano Visão
8 ano Visão
8 ano Visão
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

8 ano Visão

2,850 views

Published on

.

Published in: Education

8 ano Visão

  1. 1. Capítulo 10
  2. 2.  Língua, orelhas, nariz, olhos e a pele  São os receptores de estímulos do Ambiente. Enviam impulsos para o cérebro para ele “ler” as informações.  Visão, olfato, tato, paladar E audição. Órgãos dos sentidos!
  3. 3.  Visão  olhos  A luz captada pelos olhos ativam o nervo óptico, que por sua vez envia informações para o cérebro!  Ilusão óptica: falsa impressão da realidade (exemplo: tamanho de objetos  livro)  Apesar de incríveis nossos olhos nos enganam , são limitados em interpretar todas as informações Órgãos dos sentidos: Olhos!
  4. 4.  Estrutura dos olhos  Pálpebras  Bulbo ou globo ocular (branco)  cavidade ocular  Músculos para fixação e movimentação  Nervos  Vasos sanguíneos Órgãos dos sentidos: Olhos!
  5. 5.  Estrutura dos olhos  Pupila: abertura na parte frontal por onde a luz penetra  Córnea: transparente e Serve para proteção e para focar a luz através da Pupila.  Íris: parte colorida! Regula a entrada de luz pela pupila  teste com a lanterna  Olhos escuros possuem maior proteção contra claridade Órgãos dos sentidos: Olhos!
  6. 6. Órgãos dos sentidos: Olhos!
  7. 7.  Estrutura dos olhos  Cristalino: lente transparente ligada a músculos. Esses músculos fazem as contrações para que possamos ver objetos a diferentes distâncias  Perto: contraem  Longe: relaxam Órgãos dos sentidos: Olhos!
  8. 8.  Estrutura dos olhos  Retina: contém milhões de células nervosas que quando atingidas pela luz, produzem impulsos nervosos que serão transmitidos pelo nervo óptico para o cérebro  Nervo óptico: transmissor dos Impulsos nervosos ao cérebro Órgãos dos sentidos: Olhos!
  9. 9.  Estrutura dos olhos  Espaços preenchidos por líquidos  Humor aquoso: entre o cristalino e a córnea. Pressão ocular. Glaucoma (alta produção de líquido).  Humor vítreo: entre o cristalino e a retina, preenche o olho  Água, sais minerais e células Órgãos dos sentidos: Olhos!
  10. 10. Tarefa: página 145
  11. 11.  PROBLEMAS NA VISÃO  Retina: bastonetes e cones  Bastonetes: não são estimulados pela cor  ver em ambientes com pouca luz  Cones: estimulados pela luz e pelas cores  ver em ambientes claros e coloridos  Daltonismo: falta de cones sensíveis a algumas cores, geralmente do verde e do vermelho  Curiosidade: daltônicos na guerra Órgãos dos sentidos: Olhos!
  12. 12. vídeo
  13. 13.  PROBLEMAS NA VISÃO  Estrabismo  Os músculos que movem os olhos são controlados por células nervosas para que os olhos se dirijam para o mesmo lugar  Os olhos do bebê estão em adaptação, porém alguns não desenvolvem esse controle  estrabismo Órgãos dos sentidos: Olhos!
  14. 14.  PROBLEMAS NA VISÃO  Miopia: Problema em enxergar de longe  A luz não é focalizada na retina, e sim, antes da retina  Olhos mais achatados de cima para baixo Órgãos dos sentidos: Olhos!
  15. 15.  PROBLEMAS NA VISÃO  Hipermetropia: problemas em enxergar de perto  Focalização da imagem se dá além da retina  Olhos achatados de frente para trás Órgãos dos sentidos: Olhos!
  16. 16.  PROBLEMAS NA VISÃO  Astigmatismo: visão embaçada  Focalização da luz em mais de um ponto do olho  Córnea ovalada!  Alguns raios de luz podem até não ser focados  Pode ocorrer em conjunto com a miopia ou com a hipermetropia Órgãos dos sentidos: Olhos!
  17. 17.  PROBLEMAS NA VISÃO  Catarata: o cristalino se torna opaco  Início: visão embaçada  Ao longo do tempo a pessoa pode não enxergar mais  Evolui ao longo dos anos  Pessoas mais velhas  Solução cirúrgica!  Remove-se o cristalino e Coloca-se uma lente artificial Órgãos dos sentidos: Olhos!
  18. 18.  PROTEÇÃO  Pálpebras  Terminações nervosas: reflexo de fechar os olhos  Glândulas lacrimais: lubrificam os olhos e protegem os olhos  Sobrancelhas e cílios: evita que líquidos entrem nos olhos Órgãos dos sentidos: Olhos!
  19. 19.  PROTEÇÃO  Dicas de cuidados:  Usar apenas tecidos macios para limpeza  Ler em ambientes iluminados  Não olhar diretamente para o sol  Consultar um oftalmologista regularmente Órgãos dos sentidos: Olhos!
  20. 20. Exercícios: página 148 e 149

×