Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Invasões francesas em portugal

2,383 views

Published on

Published in: Design

Invasões francesas em portugal

  1. 1. 1807 até 1811
  2. 2. A família real saiu do país, em 1807, para fugir aos exércitos franceses e manter a independência nacional. A saída da família real para o Brasil fez com que Portugal passasse a ser uma colónia do Brasil, uma vez que era aqui que se encontrava o poder político. Desta forma, esse poder político nunca seria derrubado pelos invasores e Portugal continuaria independente. O príncipe D. João tornou-se regente do reino em 1799, em virtude da doença mental da Rainha D. Maria I, sua mãe.
  3. 3. Napoleão Bonaparte, imperador dos franceses, estava decidido a conquistar toda a Europa. Contudo, teve de enfrentar a forte oposição da Inglaterra. Em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, ou seja, ordenou aos países europeus o fecho dos seus portos aos navios ingleses. Mas Portugal não aderiu ao Bloqueio continental. Como consequência, os franceses invadiram Portugal por tês vezes consecutivas:  1.ª invasão francesa, 1807, liderada pelo general Junot;  2.ª invasão francesa, 1809, liderada pelo general Soult;  3.ª invasão francesa, 1810, liderada pelo general Massena.
  4. 4. As invasões francesas foram extremamente violentas e destruidoras. Aquando da primeira invasão, o general francês, Junot, instalou as suas tropas em Lisboa. Demitiu a Junta de Regência, nomeada ainda por D. João VI e passou a governar Portugal em nome de Napoleão. Substituiu, no castelo de S. Jorge, a bandeira portuguesa pela bandeira francesa. Revoltados com a situação do país, a população portuguesa lutou, com coragem, para resistir aos invasores.
  5. 5. Apesar das iniciativas populares, a ajuda dos militares ingleses foi indispensável. Em 1808, um exército, formado por soldados ingleses e portugueses e comandado pelo General Wellesley, venceu os franceses nas batalhas de Roliça e Vimeiro. Derrotado, Junot assinou a Convenção de Sintra, comprometendo-se a abandonar Portugal juntamente com as suas tropas. Na 3.ª invasão francesa, o general Massena, depois de ter sido duramente atacado na Batalha do Buçaco não teve qualquer hipótese de chegar a Lisboa, por causa das Linhas de Torres Vedras, projetadas por Wellesley. Em 1811, os invasores retiraram-se.
  6. 6. Aquando da primeira invasão, o general francês Junot, instalou as suas tropas em Lisboa. Vê quais foram as suas principais medidas no Terreiro do Paço e no Castelo S. Jorge.
  7. 7. Demitiu a Junta de Regência nomeada por D.João VI e passou a governar Portugal em nome de Napoleão.
  8. 8. Substituiu, no castelo S. Jorge, a bandeira Portuguesa pela bandeira Francesa.
  9. 9. Revoltados com a situação do país, a população portuguesa resistiu aos invasores. Um pouco por todo o país, os populares pegaram em armas e lutaram, com coragem, em defesa do país
  10. 10. Apesar das iniciativas populares, ajuda dos militares ingleses foi indispensável
  11. 11. No século XVIII, a varíola era uma doença terrível que atingia milhares de pessoas. O médico inglês, Edward Jenner, conseguiu em 1796 criar a primeira vacina contra a doença. Contudo, a população mostrava-se resistente à sua utilização. A primeira vacinação em massa deveu-se a Napoleão Bonaparte, ao ordenar a aplicação da vacina a todos os soldados do seu exército, contribuindo para debelar a doença.

×