Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula Metodologia Científica 26 09

489 views

Published on

Aula Metodologia Científica

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula Metodologia Científica 26 09

  1. 1. PROJETO DE PESQUISA O projeto é um plano que visa garantir a originalidade, viabilidade, pertinência, coerência e relevância da pesquisa proposta, garantindo as condições para o sucesso.
  2. 2. TÍTULO O título deve ser cuidadosamente escolhido, mostrando com clareza , onde , com quem, como e quando se realizará a pesquisa a que o projeto se refere. O leitor deve ser capaz de através do título, reconhecer a área de estudo e o tema da pesquisa. Pode-se distinguir entre o título geral que indica genericamente o teor do trabalho e o subtítulo que especifica a temática a abordar. Exemplo: Título: “O futebol como mecanismo liberatório de tensões”. (indica o que será pesquisado) Subtítulo: “Um estudo realizado com espectadores da classe operária do Mato Grosso do Sul”. (indica as condições e/ou circunstâncias e o local onde será desenvolvido o estudo).
  3. 3. TEMA O tema da pesquisa é um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Aponta uma área de interesse a ser analisada. O tema deve ser restrito para que o pesquisador possa ter tempo, habilidades pessoais e condições financeiras para realizar a pesquisa. Precisa por outro lado ser amplo e relevante, não só para o pesquisador, como também para a comunidade e contribuir para o avanço do estudo científico.
  4. 4. ESCOLHA DO PROBLEMA A pesquisa científica tem início com a formulação de um problema e por objetivo procurar a solução para o mesmo. O problema decorre de um aprofundamento do tema selecionado. É uma questão sem solução momentânea, para a qual se procura uma resposta. Exemplo: Tema: “Violência conjugal”. Problema: “Quais os fatores que levam os maridos a espancarem as suas esposas?” O problema deve apresentar algumas características: • Deve ser formulado como pergunta. Pode referir-se a: “O que acontece quando..”; “Qual a causa de...”; “Como deveria ser.... Para...” • Deve ser claro e preciso • Deve ser delimitado a uma variável A relevância prática do problema encontra-se nos benefíficos que possam decorrer da sua solução. O desenvolvimento da pesquisa será orientado com o objetivo de encontrar respostas para o problema.
  5. 5. DEFINIÇÃO DA BASE TEÓRICA E CONCEITUAL A definição da base teórica e conceitual da pesquisa constituirá o quadro de princípios, categorias e conceitos que sustentará o seu desenvolvimento, traçando as linhas de orientação para um processo que se deseja de reflexão permanente. A definição da base teórica conceitual serve a amplos propósitos: • Apresenta os pressupostos teóricos subjacentes ao problema; • Demonstra que o pesquisador conhece suficientemente o tema da pesquisa e as tradições teóricas que apoiam e envolvem o estudo; • Mostra que o pesquisador identificou alguns hiatos no estudo realizado sobre a temática selecionada e se propõe a preencher as lacunas detectadas; • Obriga a redefinir o problema e as hipóteses, embasado no percurso da pesquisa.

×