 Maioritariamente adultos;
 Já saíram do sistema de ensino há algum
tempo;
 Sentem necessidade de obter novo
conhecimen...
 Que sejam autónomos, disciplinados, persistentes;
 Que cumpram os requisitos mínimos definidos pela instituição;
 Que ...
• A atuação do professor influencia o sucesso do
ensino. Embora mais independentes e autónomos,
os estudantes online gosta...
 É mais um facilitador e um moderador do que instrutor;
 Deverá clarificar o programa, os objetivos, os conteúdos e as a...
ENSINO PRESENCIAL ENSINO A DISTÂNCIA
Instrução – Transmissão de conhecimento -
estudante passivo
Construção - Resolução de...
E folio b-sandra rodrigues (1300487)_uc educação aberta e a distância (11010)
E folio b-sandra rodrigues (1300487)_uc educação aberta e a distância (11010)
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

E folio b-sandra rodrigues (1300487)_uc educação aberta e a distância (11010)

104 views

Published on

E Folio B_ U.C. Educação Aberta e a Distância (11010)_Sandra Rodrigues (1300487)

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
104
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

E folio b-sandra rodrigues (1300487)_uc educação aberta e a distância (11010)

  1. 1.  Maioritariamente adultos;  Já saíram do sistema de ensino há algum tempo;  Sentem necessidade de obter novo conhecimento e de aperfeiçoar o conhecimento que já têm;  Têm uma vida pessoal, profissional e social preenchida;  Querem voltar a estudar sem prejudicar as outras áreas da sua vida;  Querem poder gerir o seu tempo de acordo com as suas necessidades.
  2. 2.  Que sejam autónomos, disciplinados, persistentes;  Que cumpram os requisitos mínimos definidos pela instituição;  Que completem as tarefas nos prazos estipulados pelos docentes;  Que aprendam com a menor quantidade possível de instrução (não têm o apoio constante do docente);  Que recorram ao professor aquando da existência de dificuldades;  Que estejam dispostos a partilhar experiências pessoais;  Que participem ativamente na plataforma de ensino;  Que trabalhem em conjunto com os colegas na realização de projetos;  Que tenham acesso a um computador com o software necessário para realizar as atividades;  Que sejam capazes de comunicar através da escrita.
  3. 3. • A atuação do professor influencia o sucesso do ensino. Embora mais independentes e autónomos, os estudantes online gostam de sentir que o professor tem interesse pelo seu percurso e pelo seu progresso. • O feedback que o professor possa dar, vai permitir corrigir erros e melhorar o desempenho dos estudantes. O reforço positivo permite ainda incentivar os estudantes a continuar a sua caminhada. • Nesta modalidade de ensino é preciso manter a motivação dos estudantes e o professor tem aqui um papel determinante. Muitas das desistências verificadas nesta modalidade de ensino devem-se à ausência de acompanhamento, levando o estudante ao isolamento e consequentemente ao abandono do curso.
  4. 4.  É mais um facilitador e um moderador do que instrutor;  Deverá clarificar o programa, os objetivos, os conteúdos e as atividades a serem realizadas;  Deverá dar feedback aos estudantes sobre o seu progresso;  Deverá ajudar o estudante a fazer uma abordagem profunda e seletiva do material de estudo;  Deverá promover o pensamento crítico;  Deverá ajudar o estudante a relacionar a nova matéria com o conhecimento adquirido previamente e com as experiências do quotidiano;  Com vista a uma aprendizagem colaborativa deverá moderar discussões e processos colaborativos de aprendizagem.
  5. 5. ENSINO PRESENCIAL ENSINO A DISTÂNCIA Instrução – Transmissão de conhecimento - estudante passivo Construção - Resolução de problemas – estudante constrói o seu conhecimento Espaço físico limitado (sala de aula) Espaço físico ilimitado (em qualquer parte) Limitado no tempo (pré-definido) Ilimitado no tempo (a qualquer hora) Comunicação síncrona Comunicação síncrona e assíncrona Ritmo de aprendizagem controlado pelo professor Ritmo de aprendizagem controlado pelo aluno Individualização Colaboração

×