Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ponto de Leitura Jardim Lapenna

1,364 views

Published on

Relato de Caso III: Ponto de Leitura Jardim Lapenna - São Miguel Paulista - (Marlene Cortese – Conselheira da Fundação Tide Setúbal)

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ponto de Leitura Jardim Lapenna

  1. 1. II Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo Ponto de Leitura Jardim Lapenna Ações de leitura, bibliotecas e comunidades Marlene Cortese São Paulo – Abril/2010
  2. 2. CONTEXTO HISTÓRICO Criada em 2005, a Fundação Tide Setubal atua em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, com a missão de contribuir para o empoderamento da comunidade e para o desenvolvimento local sustentável de modo a se alcançar uma melhoria na qualidade de vida e a construção da cidadania. Para isso, desenvolve programas e projetos de educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda com ênfase em adolescentes, jovens e famílias com altos índices de vulnerabilidade social. Suas ações são baseadas nos princípios de justiça social e de defesa dos direitos humanos, buscando sempre articulação com as políticas públicas. Em 2006, uma parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna proporcionou a construção do Galpão de Cultura e Cidadania, localizado no Jardim Lapenna. Até o momento, mais de 6.229 pessoas já foram beneficiadas pelos projetos da Fundação.
  3. 3. LOCALIZAÇÃO Localizado próximo a Avenida Jacu Pêssego, o Jardim Lapenna é um bairro desprovido de espaços públicos para a comunidade. O ponto de leitura Jardim Lapenna, uma parceria da Fundação Tide Setubal com a Secretaria Municipal de Cultura, foi inaugurado dia 16 de junho de 2009 com o objetivo de oferecer à comunidade local o acesso a livros, jornais e revistas. Desde sua inauguração, a população demonstrou forte interesse pela leitura. Em seis meses de funcionamento o Ponto de Leitura recebeu 301 inscrições e 4.601 livros foram emprestados.
  4. 4. PARCERIA A parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal de Cultura possibilitou um trabalho consistente, uma vez que as responsabilidades estão claramente delineadas: — A Fundação Tide Setubal é responsável pelos recursos humanos e sua qualificação, pelo espaço e toda infra-estrutura; — A Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o acervo, hoje com 1600 títulos, realiza a capacitação dos funcionários na Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas e faz o acompanhamento e supervisão do Ponto de Leitura.
  5. 5. Horário de funcionamento De segunda a sábado, das 8 às 18h Perfil do usuário – Crianças, jovens e adultos da comunidade. – É importante ressaltar as condições socioeconômicas da região: • IDH — Índice de Desenvolvimento Humano da ONU: São Miguel Paulista: 0,451 São Paulo: 0,843
  6. 6. EQUIPE • Coordenadora • Responsável pelo Ponto de Leitura • Dois estagiários (cursando: pedagogia e comunicação social) DIVULGAÇÃO A divulgação é realizada pelos funcionários do Ponto de Leitura em escolas e outros equipamentos sociais. E ainda, nas reuniões e eventos do Galpão de Cultura e Cidadania e pelos próprios usuários.
  7. 7. PONTO DE LEITURA JARDIM LAPENNA Local: Organizações gestoras: Parceria:

×