Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

[Apresentação] Coletiva da SES-MG sobre Malária

1,453 views

Published on

Nesta quarta-feira (22/08), a SES-MG apresenta à imprensa os casos investigados de Malária em Minas Gerais.

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

[Apresentação] Coletiva da SES-MG sobre Malária

  1. 1. Malária em Minas Gerais, 2018 Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde Atualização: 22/08/2018
  2. 2. Definição de caso suspeito de malária “Toda pessoa residente em (ou que tenha se deslocado para) área onde haja possibilidade de transmissão de malária, no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas, e que apresente febre, acompanhada ou não dos seguintes sintomas: cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia.” Fonte: Guia de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, 2017
  3. 3. Definição de caso confirmado de malária “Toda pessoa cuja presença de parasito ou algum de seus componentes tenha sido identificada no sangue por exame laboratorial.” Fonte: Guia de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, 2017 Fluxo de confirmação/descarte de casos em Minas Gerais:
  4. 4. Malária em Minas Gerais, 2018 Minas Gerais registrou 20 casos confirmados de Malária, no ano de 2018, sendo todos importados.
  5. 5. Surto de malária – Espírito Santo, 2018 Municípios: Vila Pavão e Barra de São Francisco Distância Barra de São Francisco/Mantena: 12 Km Total de casos confirmados ES: 137 ( http://eshoje.com.br/chega-a-137-o-numero-de-caso - 20/08/2018) Espécie envolvida: Plasmodium falciparum MG ES Estreita relação com as atividades econômicas realizadas na região, tais como cafeicultura e extração de pedras Limite entre MG e ES
  6. 6. Histórico de transmissão autóctone de malária na região Atualmente foi iniciada a investigação entomológica na área para verificar a presença do vetor.
  7. 7. Situação na SRS Governador Valadares, MG, 2018 Município Casos Óbitos Total Mantena 3 0 3 Conselheiro Pena 1 0 1 Galileia 1 0 1 Total 5 0 5 Tabela 1 – Casos notificados de malária, SRS Governador Valadares, Minas Gerais, 2018. Data da atualização: 22/08/2018 * 9 casos com exame positivo no Laboratório Local
  8. 8. Principais ações implementadas - Ações preparatórias realizadas no município – capacitação de servidores, visita aos municípios de Vila Pavão e Barra de São Francisco; - Emissão de alerta para todas as URS em 06/08/2018; - Deslocamento da equipe de entomologia para SRS Governador Valadares em 21/08/2018 para verificar a presença do vetor na região; - Deslocamento de laboratorista para apoio ao diagnóstico; - Envio de lâminas para revisão no Laboratório Estadual de Referência; - Elaboração de boletim epidemiológico; - Solicitação de cota adicional de medicamentos e teste rápido ao Ministério da Saúde.
  9. 9. Ações em andamento - Elaboração de nota técnica assistencial e alerta aos profissionais de saúde; - Capacitação de profissionais de saúde dos municípios da SRS Governador Valadares agendada para 24/08/2018; - Apoio técnico presencial através da equipe do Nível Central; - Investigação dos casos, com envio de amostras para o diagnóstico diferencial; - Distribuição de repelentes para áreas sob risco.
  10. 10. Ações em andamento - Elaboração de nota técnica assistencial e alerta aos profissionais de saúde; - Capacitação de profissionais de saúde dos municípios da SRS Governador Valadares agendada para 24/08/2018; - Apoio técnico presencial através da equipe do Nível Central; - Investigação dos casos, com envio de amostras para o diagnóstico diferencial; - Distribuição de repelentes para áreas sob risco.

×