Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Curso Perícia Judicial Ambiental

4,357 views

Published on

INTERESSADOS: Consultores ambientais; profissionais de diversas áreas interessados ser ser perito ou assistente técnico; consultores de carreira do Ministério Público; estudantes de pós-graduação em meio ambiente; advogados com pós-graduação na área de meio ambiente; integrantes de órgãos de fiscalização, licenciamento e normatização ambiental; peritos de secretaria de segurança; engenheiros de segurança do trabalho, entre outros.
São interessados os profissionais ligados direta e indiretamente à perícia ambiental, como: químico; biólogo; bioquímico; geólogo; agrônomo; engenheiro ambiental, sanitário, agrícola, florestal, hidrográfico, de pesca, civil, eletricista e mecânico; arquiteto; médico veterinário; administrador e economista com pós-graduação em gestão ambiental.

AVALIAÇÃO DO CURSO: O Curso Perícia Judicial Ambiental obteve nota média 9 na avaliação dos alunos de todas as edições de 2004 realizadas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Na avaliação, as notas poderiam ser de 0 a 10 e consideraram: o conhecimento dos ministrantes, a interatividade dos ministrantes com o público, o conteúdo, a aplicabilidade do conteúdo no dia-a-dia e o material didático.

PÚBLICO ALVO: Consultores ambientais; profissionais de diversas áreas interessados ser ser perito ou assistente técnico; consultores de carreira do Ministério Público; estudantes de pós-graduação em meio ambiente; advogados com pós-graduação na área de meio ambiente; integrantes de órgãos de fiscalização, licenciamento e normatização ambiental; peritos de secretaria de segurança; engenheiros de segurança do trabalho, entre outros.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: Será fornecido Certificado de Participação aos presentes no curso, chancelado pelo Eng. Rui Juliano e site Manual de Perícias.

Rui Juliano - Perícias
Site: www.manualdepericias.com.br
Email: ate@manualdepericias.com.br
Telefone: 0800 600 3622

Curso Perícia Judicial Ambiental

  1. 1. Indicado para profissionais com curso superior que desejam ser perito judicial ambiental QUEM PODE SER PERITO – Para o profissional ligado ao meio ambiente atuar como perito judicial ou assistente técnico não é necessário prestar concurso público, realizar pós-graduação ou qualquer curso específico sobre perícias, nem estar vinculado a alguma instituição ou emprego oficial. A perícia judicial ambiental é um segmento da perícia judicial como um todo. Em geral, podem ser peritos: os aposentados, os profissionais liberais, os recém-formados, os funcionários públicos e os empregados de empresas em geral, desde que suas profissões sejam de curso superior, como: químico; biólogo; bioquímico; geólogo; agrônomo; engenheiro ambiental, sanitarista, agrícola, florestal, hidrográfico, de pesca e civil; arquiteto; médico veterinário; administrador e economista com pós-graduação em gestão ambiental; entre outros.
  2. 2. Agenda do Curso Perícia Judicial Ambiental DATAS E HORÁRIOS:Rio de Janeiro Os cursos são geralmente realizadosGoiânia de Segunda a sexta-feira,Porto Alegre das 19:00 à 23:00h.RecifeSão Paulo INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:Fortaleza www.manualdepericias.com.brNatal fone: 0800 600 3622 - (53) 3035 3622Florianópolis (com Cris ou André)Brasília at@manualdepericias.com.brSalvadorCuritibaBelo HorizonteDesde 2004, com mais de 60 edições do curso realizadas em:São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre,Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Florianópolis, e Goiânia.
  3. 3. O MERCADO DO PERITO JUDICIAL EM MEIO AMBIENTE – A perícia torna-se ummercado atrativo aos que procuram segurança numa atividade profissional paralela,em razão de suas principais características, entre as quais: a flexibilidade de horáriospara executar tarefas, os prazos relativamente largos de entrega do laudo e o cunhosolitário da atividade, que não admite pressões sobre o trabalho do perito – característicasestas pouco encontradas em outros segmentos. Embora o mercado possa ser rentável, éde pouco conhecimento dos profissionais ligados à área de meio ambiente. O mercado de perito judicial em geral oferece oportunidades em todas as localidades do país. Isto é devido às peculiaridades da função, do Código de Processo Civil e das regras do Poder Judiciário. O mercado de assistente técnico também é grande, pois cada parte num processo judicial pode contar com um expert de sua confiança que a represente na perícia.Notadamente tem se observado os seguintes segmentos interessados pelaárea de perícia judicial ambiental: consultores ambientais; profissionais dediversas áreas interessados em ser perito ou assistente técnico da parte;consultores de carreira do Ministério Público; professores e estudantes depós-graduação em meio ambiente; advogados com pós-graduação na áreade meio ambiente; integrantes de órgãos de fiscalização, licenciamento enormatização ambiental; funcionários de prefeituras, de empresas desaneamento, de eletrificação e de outras, sujeitas a causar danos ambientais;peritos de secretaria de segurança; engenheiros de segurança do trabalho,entre outros.O mercado de perícia judicial ambiental pode nãocompensar investimentos em cidades pequenas.
  4. 4. BIBLIOGRAFIA QUE ENSINE A SER PERITO – O competentetrabalho do perito tem rotina pequena e de fácil assimilaçãopara aqueles que não dispõem de experiência em perícias. Por outro lado, procurando-se por bibliografia que instrua a respeito da rotina e da prática dos atos do perito, veremos que há uma determinada escassez. Maiores obstáculos são enfrentados para encontrar livros e cursos que particularizem e especifiquem, com transparência, como o interessado faz para penetrar nesse mercado de pouca divulgação.
  5. 5. O PERITO EM MEIO AMBIENTE – O perito em meio Os requisitos básicos necessários para o profissionalambiente é chamado pela Justiça para oferecer laudos ligado ao meio ambiente ser perito judicial são:técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar honestidade e apresentação de um trabalho de boaenvolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O qualidade. O serviço é remunerado e cabelaudo técnico escrito é assinado pessoalmente pelo perito e adiantamento de honorários, quando solicitados napassa a ser uma das peças (prova) que compõem um devida forma.processo judicial.CONTEÚDO:Módulo II – Perícia Ambiental - Ecologia e recursos naturais, Direito ambiental, Avaliação de impacto ambiental –EIA/RIMA, Introdução à economia ambiental, Mercado de trabalho extra judicial, casos ambientais.Módulo I – Introdução à Perícia Judicial - Como vir a ser perito judicial, Quem pode ser perito judicial, Laudo – prova noprocesso, Nomeação, Adiantamento e honorários totais, Perícias extrajudiciais,Mercado de trabalho, Facilidades do encargo, O perito que está iniciando, Quesitos eassistentes técnicos, Ministério Público e a perícia ambiental, A assistência técnica aoMinistério Público, casos variados de perícias.
  6. 6. O LIVRO MANUAL DE PERÍCIAS – O que é básico da perícia judicial Realize o Curso como um todo, inclusive o que é carente na bibliografia, Perícia Judicial Ambiental o livro Manual de Perícias ocupa largamente numa única obra ou adquira o livro comum a todas as categorias. Nela, o autor Rui Juliano transmite o conhecimento elementar, informando e prevendo as situações que o perito tem possibilidade de enfrentar, bem como detalhando Apenas no site www.manualdepericias.com.br as fases que se apresentam durante o encargo. Para adquirir o livro Manual de Perícias visite www.manualdepericias.com.br O LIVRO MANUAL DE PERÍCIAS NÃO TRATA ESPECIFICADAMENTE DA PERÍCIA JUDICIAL EM MEIO AMBIENTE – O fato de que os trâmites burocráticos na perícia judicial são básicos a todas as profissões e que o dispêndio para editar um livro destinado a cada uma delas seria maior que a de um exclusivo volume que lhes fosse comum motivou a redação do livro Manual de Perícias, então aplicável a qualquer segmento de curso superior. O livro Manual de Perícias tem 600 páginas, formato edição Terceira A4 (21 x 28 x 3,7 centímetros), capa dura, sendo que 184 páginas são dedicados a Parte Prática, oferecendoA obra, lançada em março de 2005, tem o caráter de modelos e formas de como cobrar honorários,possibilitar a abertura do mercado de perícias na Justiça modelos de laudos genéricos, orientação deEstadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho, para procedimentos durante os trabalhos, e informandoaqueles que pouco ou nada conhecem sobre a claramente toda a rotina forense em que se envolve oatividade. Para aqueles que já trabalham como perito, a perito judicial. Ademais, a fim de facilitar o dia-a-diaobra exibe novas formas de como tratar assuntos daqueles que querem ingressar na atividade ou estãopertinentes. No cômputo geral, é uma peça sem igual a recém começando-a, o livro apresenta roteirosno mercado devido ao caráter cristalino com que expõe simplificadíssimos sobre a rotina que proporcionamo seu conteúdo à vista do leitor. consultas rápidas.
  7. 7. Curso a DistânciaPERÍCIA Judicial onlinePara administradores, contadores, economistas,engenheiros civis, agrônomos, médicos e arquitetos Para administradores, contadores e economistas Rua Zalony, 160 - Conj. 1003 – CEP 96200-070 – Fone: 0800 600 3622 - (53) 3231 3622 Rio Grande - RS - CREA 42.102 – CGC 89775159/0001-91 – e-mail: rjuliano@manualdepericias.com.br

×