Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Brinquedos cantados

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 9 Ad
Advertisement

More Related Content

Slideshows for you (20)

Advertisement

Similar to Brinquedos cantados (20)

More from Rosa Paollucci (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Brinquedos cantados

  1. 1. * Brinquedos cantados Profª Ms Rosa Costa E-mail: rosinha66@hotmail.com
  2. 2. * No Brasil essas brincadeiras * Os brinquedos cantados foram trazidas pelos portugueses surgem na espontaneidade da e africanos. Foram também cultura popular; influenciadas pelos indígenas * Geralmente são cantigas que aqui viviam e seus vastos anônimas acompanhadas de repertórios; movimentos expressivos, saltitantes e ou dramatizados; * *
  3. 3. A importância das brincadeiras de roda no contexto escolar  A escola tem o papel importantíssimo de incentivar os brinquedos cantados para que esse repertório imenso possa continuar fazendo parte da nossa cultura;  brincar e cantar juntos anula as diferenças sociais, e desenvolvem nos professores e alunos o sentido real de cidadania, pois se transformam em agentes de transmissão e multiplicação do conhecimento.  Brinquedos cantados ou brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento, a educação através da música além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano.
  4. 4. * As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos; * A brincadeira cantada é o primeiro passo que a criança dá para a socialização, o resto fica por conta da espontaneidade e do relativo controle infantil, que varia de acordo com grau de sociabilidade ou capacidade de disciplina emocional; *É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente.; *A dança e a música no ensino fundamental forma uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial.
  5. 5. 1) Brinquedos de roda: “Ciranda, 6) Brinquedos de pegar: “Vamos cirandinha”, etc. passear no bosque”, etc. 2) Brinquedos de grupos opostos: 7) Brinquedos de esconder: “O pobre e o rico”, etc. “Senhora D. Sancha”, etc. 3) Brinquedos de fileira: “Passarás, 8) Brinquedos de cabra-cega: “A gatinha parda”, etc. não passarás”, etc. 9) Chamadas para brinquedo: 4) Brinquedos de marcha: “Marcha, “Junta povo, para brincar”, etc. soldado”, etc. 10) Cantigas de escolha de 5) Brinquedos de palmas: “Pirulito jogadores: “Um no ni é de pó que bate, bate”, etc. politana”, etc. *
  6. 6. a) Temas de vida social: “Ciranda, a) Rodas lentas: “Terezinha de cirandinha”, etc; Jesus”, etc. b) Temas da natureza: “A b) b) Rodas moderadas: pombinha voou”, “Cachorrinha “Escravos de Jô”, “Sambalelê”, está latindo”, etc. etc. c) Temas instrutivos: “As estações c) Rodas vivas: “Pirulito que bate, do ano”, “O bá-bé-bí-bó-bu”, bate”, etc. etc. d) Rodas alternantes: “O cravo d) Temas do romanceiro: brigou com a rosa”, etc. “Terezinha de Jesus”, “O cravo brigou com a rosa”, “Esta rua tem um bosque”, etc.
  7. 7. matemática Autonomia oralidade Brincadeiras de roda Natureza O contexto histórico Localização Atenção *
  8. 8. * Por outro lado, algumas crianças são mais ativas que outras, então participam mais, é um método de ensino, tanto para entreter as crianças quanto para avaliar sua sensibilidade e educá-las musicalmente. A criança pode se expressar através de brincadeiras, cantos, danças, procurar a forma e o ritmo para melhor transmitir o que pretende comunicar, adquiri uma nova linguagem (alem da verbal, corporal e plástica) que lhe permite transmitir o que sente.
  9. 9. * http://www.edfisicasemfronteiras.blogspot.com *

×