Educação tecnológica para crianças autistas

3,035 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,035
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
82
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Educação tecnológica para crianças autistas

  1. 1. Tecnologias Assistivas no Processo deensino-aprendizagem de Crianças Autistas Roseane Martins
  2. 2. Este projeto trata-se de uma pesquisa qualitativa eexploratória a cerca da interação de crianças autistas no usodas Tecnologias Assistivas como mediação pedagógica.
  3. 3. Justificativa O autismo é definido como perda de contato com a realidade acarretando uma impossibilidade ou dificuldade de se comunicar (RIBEIRO, 2005). A maioria dos indivíduos autistas mostra geralmente, relativa ou mesmo significativa eficácia em certos aspectos de memória e percepção visual (SALVADOR, 2000) e sentem-se naturalmente atraídos por computadores.
  4. 4. ObjetivosGERAL: Promover a aprendizagem de crianças autistas através de Tecnologias Assistivas como mediação pedagógica.ESPECÍFICO: Investigar como ocorre o processo de interação da criança com autismo com o computador; Facilitar a aprendizagem e a comunicação do autista utilizando softwares que estimulem a concentração. Analisar como o computador pode auxiliar no desenvolvimento educacional e psicossocial do autista.
  5. 5. Metodologia TEACCH (do inglês: Treatment and Education of Autistic and related Communication-han- dicapped Children) (FACION, 2008).
  6. 6. MetodologiaPlanejamento da Desenvolvimento ResultadosPesquisa • Obtenção da amostra de • Análisedosresultados;• RevisãodaLiteratura; usuários; • Classificação dos resultados• Escolhadopúblico-alvo; • Reflexão-ação pedagógica obtidos.• Definição da metodologia de do professor no ensino pesquisa. inclusivo • Educação Tecnológica para crianças autistas com a utilização de Tecnologias Assistivas
  7. 7. Aiello e Zac Browser Interface que recorre a sons e imagens como forma de atrair a atenção e estimular a concentração dos autistas. Estimulação motora – sensorial (sensações do próprio corpo e ambiente). Conexão com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
  8. 8. Aiello
  9. 9. Zac Browser
  10. 10. Referências bibliográficas FACION, Jose Raimundo. Inclusão escolar e suas implicações. 2. ed. Curitiba, PR: IBPEX, 2008. RIBEIRO, Jeanne Marie de Leers Costa. A criança autista em trabalho. Rio de Janeiro, RJ: 7Letras, 2005. SALVADOR, Nilton. Autismo: Deslizando nas Ondas. Porto Alegre, RS: Age Editora, 2000.

×