Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Movimento feminista

16,775 views

Published on

Movimento Feminista no Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Movimento feminista

  1. 1. É um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque.
  2. 2. As Conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os Direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs.
  3. 3. O movimento feminista na brasileiro conquistou, nas últimas décadas a ampliação dos direitos da mulher . As ações do movimento foram decisivas para articular o caminho da igualdade entre os gêneros, que, apesar de todos os avanços, ainda não é plenamente garantida.
  4. 4.   No Brasil, o movimento tomou forma entre o fim do século 18 e início do 19, quando as mulheres brasileiras começaram a se organizar e conquistar espaço na área da educação e do trabalho. Nísia Floresta ( criadora da primeira escola das mulheres), Bertha Lutz e Jerônima Mesquita ( ambas ativistas do voto feminino) são as expoentes do período.
  5. 5.  Em 1917, o serviço público passa a admitir mulheres no quadro de funcionários. Dois anos depois, a Conferência do Conselho Feminino da Organização Internacional do Trabalho aprova a resolução de salário igual para trabalho igual.
  6. 6.  Em 1932, as mulheres conquistam legalmente o direito ao voto, com o Código Eleitoral. Apesar da importância simbólica dessa conquista, à época, foram determinadas restrições para o exercício desse direito. Foi só com a Constituição de 1946 que o direito pleno ao voto foi concedido.
  7. 7.  Nos anos 80, as feministas embarcam na luta contra a violência ás mulheres e pelo princípio de que os gêneros são diferentes, mas não desiguais. Em 1985 é criado o (CNDM), subordinada ao Ministério da Justiça, com o objetivo de eliminar a discriminação e aumentar a participação feminina nas atividades políticas, econômicas e culturais.

×