Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resenha do livro o x da questão por eike batista

546 views

Published on

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Resenha do livro o x da questão por eike batista

  1. 1. FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE CAMPUS II – SANTO ANDRÉ CURSO ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES WILLIAM SILVA MARIN RA 105.301.1071 8º SEMESTRE SANTO ANDRÉ 24/03/2014
  2. 2. Resenha de obra literária. 20hORAS Resenha do Livro O X da Questão por Eike Batista O X da Questão por Eike Batista é um livro que todo empreendedor ou profissional em Engenharia de Produção e Administração deve ler. Ele é o empresário mais bem sucedido da história recente brasileira, riqueza tão impressionante e forma de pensar negócios que questiona os modelos brasileiros arcaicos de infra-estrutura e logística, pode ser lembrada através da história do Barão de Mauá, mas acredito que no Brasil por ninguém mais. Vejo o Eike como um ser de outro planeta que nasceu no Brasil, que retribui a sua riqueza para projetos no Brasil como o de recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. O livro foi escrito pelo próprio Eike Batista em parceria com o jornalista Roberto D´Avila. Não tem por objetivo apresentar a vida íntima de Eike, mas sim, a sua trajetória como empreendedor. Conta desde o seu início como estudante universitário e vendedor de seguros na Europa até os dias de hoje. O livro fala também sobre a visão 360 graus desenvolvida por Eike e usada como referência teórica na EBX. Eu li esse livro em 3 dias e recomendo que você leia também. Veja algumas frases do livro que destaquei: Eliezer Batista (pai do Eike) "Eike tem a humildade de se cercar em todas as áreas em que atua de profissionais altamente talentosos e experientes. Desde cedo, ele aprendeu que saber ouvir é um dos atributos do empresário de sucesso." Eike Batista "Compreendi que as pessoas querem falar com você. Elas precisam contar coisas." Eu me deparei com garimpeiros do Pará e com banqueiros de Wall Street, e posso assegurar que aprendi tanto com uns quanto com outros.
  3. 3. Um líder empresarial é um vendedor. Ninguém é capaz de motivar uma equipe e levá-la a uma atuação de excelência se não incutir os valores certos e fomentar uma cultura de busca por resultados com base em princípios e objetivos predeterminados. O certo é que todo empreendedor precisa de uma boa dose de autoestima para liderar. No curso de uma existência os sonhos podem mudar. A palavra é e será sempre um dos ativos mais valiosos do empreendedor. Arriscar não é partir para um voo cego. É ter coragem para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Com previsibilidade e planejamento, o risco se torna oportunidade. Uma companhia precisa de movimento. Calmaria é bom para quem não quer sair do lugar. John Rockefeller "O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada. O segundo melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo mal administrada." O empreendedor se revelará corajoso se puder enfrentar a si próprio diante do espelho e admitir que um projeto se tornou inviável sob determinadas condições. É o conceito de stop loss. Se alguém quer ser cobrado e, ao mesmo tempo, se sentir ampla e fartamente estimulado e reconhecido, minhas companhias são as melhores do mundo para trabalhar. Muitos líderes empresariais brasileiros enxergam apenas o que está diante de seus narizes. Faltam os 360 Graus. Vale a pena ler o livro, a história desse empreendedor pode incentivar a sua. Boa leitura.

×