101 2005-anexo i

778 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
778
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

101 2005-anexo i

  1. 1. Coesão e coerência Coesão – ligação textual através de elementos linguísticos específicos Coerência – relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, e que é responsável pela percepção de uma unidade de sentido. Coesão :A – ReferencialB – LexicalC – Sequencial
  2. 2. Coesão e coerência Coesão referencial:Anáfora: anterior (função de lembrar)Catáfora: posterior (anunciar o que será dito)Na gramática tradicional o demonstrativo este é catafórico, porque deve referir-se a algo que será apresentado; e esse é anafórico, porque refere-se a algo que já foi anunciado no texto ou no contexto.EX: Essa história de usar nomes falsos para relatar fatos, me aborrece. Por isso, este meu relato vai com todos os nomes e sobrenomes.
  3. 3. Coesão e coerência Substituição:Colocação de um item lexical com valor coesivo no lugar de outro(s) elemento(s) do texto.Ex: Carlos trouxe dois computadores dos Estados Unidos. Perguntou-me se eu queria comprar um. Elipse:Substituição de algum elemento do texto por ǾEx: _ Paulo vai conosco ao cinema ? _ Ǿ(=Paulo) Vai. Ǿ (ao cinema)
  4. 4. Coesão e coerência Coesão lexical:1 – Reiteração (repetição de termos ou uso de sinônimos) A– Hiperônimo. Ex: veículo é hiperônimo de carro. B – Hipônimo. Ex: carro é hipônimo de veículo.2 – Colocação ou contiguidade (uso de termos pertencentes a um mesmo referencial semântico)
  5. 5. Coesão e coerência Coesão lexical:Reiteração por repetição:Ex: A atriz parecia nervosa. A atriz havia sido vítima de um assalto.Reiteração por sinônimo:Ex: Um menino entrou depressa no supermercado. O garoto parecia estar fugindo de alguém.Reiteração por hiperônimo:Ex: A Enterprise partiu de uma estação espacial com toda a tripulação. A nave faria mais uma viagem intergaláctica.
  6. 6. Coesão e coerência Colocação ou contiguidade: Houve um grande roubo no Banco do Brasil. Várias viaturas transportaram os bandidos que foram capturados para a delegacia mais próxima.Campo semântico – conjunto de palavras relacionadas a um mesmo significado.Circo: espetáculo, apresentação, domador, palhaços, bailarinas, lona, picadeiro etc.
  7. 7. Coesão e coerência Coesão sequencial: relações de sentido entre os elementos de um texto.“Como em um passe de mágica, voltei no tempo. Ainda era detetive e estava à espera dos sequestradores de uma menina. O saco com o dinheiro estava sobre o banco da praça, como havia sido combinado. Os sequestradores pegariam o dinheiro e nós os pegaríamos em flagrante. Nosso único erro foi não ter imaginado que a menina viesse junto. Era tarde demais para recuar, o tiroteio já havia começado...”
  8. 8. Coesão e coerência Coerência1 - Qualidade, condição ou estado de coerente.2 - Ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão. Dicionário Houaiss da Língua PortuguesaCoesão – forma – argamassa textualCoerência – compreensão - sentido textual – contexto
  9. 9. Coesão e coerência Estabelecimento de relações de sentido: capacidade de relacionar corretamente as ideias de um texto.A relação de causa e consequência:(conectivos usais: porque, pois, como, por isso, já que, visto que, uma vez que, etc)Os bancários desejavam um aumento de salário. (causa)Os bancários fizeram greve. (consequência)Os bancários fizeram greve porque desejavam um aumento de salário.Como desejavam um aumento de salário, os bancários fizeram greve.
  10. 10. Coesão e coerênciaA relação de contradição de uma expectativa criada(conectivos: mas, porém, contudo, entretanto, todavia, embora, ainda que, mesmo que, apesar de etc)Um aluno está com febre alta. (situação)O aluno não irá a aula. (expectativa a ser quebrada)Apesar de estar com febre alta, o aluno foi à aula.O aluno estava com febre alta, porém foi à aula.
  11. 11. Coesão e coerênciaA relação de condição: (conectivos: se, caso, contanto que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que)Os bancários receberão aumento. (fato possível)Os bancários precisam fazer greve. (condição para a realização do fato)Os bancários só receberão aumento, se fizerem greve.A menos que façam greve, os bancários não receberão aumento.
  12. 12. Coesão e coerênciaA relação de acréscimo ou conjunção:(conectivos: e, também, além de, não só, nem etc) O menino pegou chuva no caminho. (fato ao qual será acrescentado outro) O menino ficou com a roupa molhada o dia inteiro. ( fato a ser acrescentado) O menino pegou uma pneumonia. ( resultado da junção dos fatos)Conjunções aditivas : Além de pegar chuva pelo caminho, o menino ficou com a roupa molhada o dia inteiro e acabou pegando uma pneumonia.
  13. 13. Coesão e coerênciaA relação de gradação (até, até mesmo, inclusive, pelo menos, ao menos, no mínimo, quando muito, no máximo)No Brasil não se incentiva a prática de esportes. (primeira ideia)Os atletas brasileiros são mal preparados. (segundo ideia)Os atletas brasileiros podem almejar competir em uma Olimpíada. (ideia a ser hierarquizada com relação às demais)Ex: No Brasil não se incentiva a prática de esportes e os atletas brasileiros são mal preparados. Podem, quando muito, almejar competir em uma Olímpiada.
  14. 14. Coesão e coerência A relação de tempo (ontem, hoje, amanhã, depois, antes, cedo, tarde, , primeiramente, em seguida, a seguir, finalmente, quando, sempre, nunca, enquanto etc)O casal estava no cinema. (primeiro acontecimento)Sua casa foi assaltada. ( segundo acontecimento, simultâneo ao primeiro)Ex: Enquanto o casal estava no cinema, sua casa foi assaltada.

×