Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
França
Geografia
A França metropolitana abrange 547.030 quilômetros quadrados
e têm a maior área territorial entre os membros da ...
Francos
Os francos foram uma tribo germânica, provavelmente originária
da Panônia, uma região do território onde hoje se s...
A Gália
Em meados do século IV da nossa era, na época da decadência
do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar...
Nação francesa
Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior
parte do atual território da França e parte do ...
Revolução francesa
Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987,
quando Hugo Capeto, Duque de França e conde d...
França no século XX
Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como
um país em transição política constante, pas...
2ª Gerra mundial
Com eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em
1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu ...
França pós Nazismo
Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de
membro permanente do Conselho de Segura...
Política
A República Francesa é uma república unitária
semipresidencialista com fortes tradições democráticas. A
constitui...
Economia
Um membro G8, grupo líder dos principais países
industrializados, o país é classificado como a quinta maior
econo...
População
A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de
pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), d...
Cultura
A França tem sido um centro de criação cultural por séculos.
Muitos artistas franceses estiveram entre os mais fam...
Educação
Atualmente, o sistema de ensino na França é centralizado e é
composto de três fases, o ensino primário, secundári...
Saúde
O sistema de saúde francês ficou em primeiro lugar a nível
mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde em
1...
Culinária
A culinária da França compreende uma grande variedade de
pratos e tem um grande prestígio no mundo, principalmen...
Turismo
Com 81,9 milhões de turistas estrangeiros em 2007, a França
está classificado como o maior destino turístico do mu...
ciência e tecnologia
A economia da França combina um extenso setor privado com
uma intervenção estatal substancial, se bem...
Clima
Durante todo o ano, a França desfruta de temperaturas amenas:
nem muito frias, nem muito quentes. A precipitação é a...
Meio ambiente
Em matéria de luta contra as mudanças climáticas, a França
defendeu na conferência das Nações Unidas de Cope...
Acidente de trem
O trem, que fazia o percurso entre Paris e Limoges (centro),
descarrilou a 40 quilômetros ao sul de Paris...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

França

11,638 views

Published on

Tudo sobre a França

Published in: Education
  • Be the first to comment

França

  1. 1. França
  2. 2. Geografia A França metropolitana abrange 547.030 quilômetros quadrados e têm a maior área territorial entre os membros da União Europeia. A França possui uma grande variedade de paisagens, desde as planícies costeiras no norte e oeste, as cordilheiras dos Alpes no sudeste, o Maciço Central da região centro-sul até os Pirinéus no sul-oeste. Com 4.810,45 metros. Sua capital e Paris uma das mais belas cidades da Europa.
  3. 3. Francos Os francos foram uma tribo germânica, provavelmente originária da Panônia, uma região do território onde hoje se situa a Hungria, e que mais tarde se mudaram para o oeste, para ocupar a região da Frísia, onde atualmente estão os Países Baixos.
  4. 4. A Gália Em meados do século IV da nossa era, na época da decadência do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar estas tribos, lhes cedeu a Gália, e os francos se incorporaram ao império como um aliado federado.
  5. 5. Nação francesa Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior parte do atual território da França e parte do que hoje é a Alemanha (Francônia). Este povo germânico uniu-se aos povoadores celtas do lugar, os gauleses, e ambos os grupos indo-europeus constituíram a origem do que séculos mais tarde seria a nação francesa.
  6. 6. Revolução francesa Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987, quando Hugo Capeto, Duque de França e conde de Paris, foi coroado Rei da França. Seus sucessores, a dinastia dos Capetos, dirigiram a França até 1789, quando a Revolução Francesa instalou uma República, em uma época de mudanças radicais que começou em 1789.
  7. 7. França no século XX Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos, piorando sua imagem no mundo (sendo que não possuía tantas colônias como a Inglaterra, que tinha um vasto império que agregava 1/4 do mundo).
  8. 8. 2ª Gerra mundial Com eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em 1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu o país. Após apenas 43 dias de combates, os franceses se renderam e precisaram da ajuda dos aliados (em destaque, o Reino Unido e os Estados Unidos) para sua libertação (iniciada no Dia D, 6 de Junho de 1944).
  9. 9. França pós Nazismo Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conseguiu entrar no restrito clube de potências nucleares e foi, juntamente com a Alemanha, o principal incentivador da criação da Comunidade Europeia.
  10. 10. Política A República Francesa é uma república unitária semipresidencialista com fortes tradições democráticas. A constituição da V República foi aprovada por referendo em 28 de setembro de 1958. É extremamente reforçada a autoridade do executivo em relação ao Parlamento. O poder executivo em si tem dois dirigentes: o presidente da República e o primeiro ministro.
  11. 11. Economia Um membro G8, grupo líder dos principais países industrializados, o país é classificado como a quinta maior economia do mundo e segunda maior da Europa é por PIB nominal; com 39 das 500 maiores empresas do mundo em 2010, a França ocupa o quarto lugar no mundo e o primeiro na Europa na lista Fortune Global 500, à frente da Alemanha e do Reino Unido.
  12. 12. População A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), dos quais 62 793 432 habitam a França Metropolitana, com uma densidade de 115 habitantes por quilômetros quadrado, 2 653 942 habitam a França Ultramarina, incluindo uma comunidade de dois mil cientistas e investigadores destacados na Antártida.
  13. 13. Cultura A França tem sido um centro de criação cultural por séculos. Muitos artistas franceses estiveram entre os mais famosos de seu tempo e a França ainda é reconhecida no mundo pela sua rica tradição cultural.
  14. 14. Educação Atualmente, o sistema de ensino na França é centralizado e é composto de três fases, o ensino primário, secundário e ensino superior. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), classifica a educação da França como a 25ª melhor do mundo, não sendo nem significativamente superior nem inferior à média da OCDE.
  15. 15. Saúde O sistema de saúde francês ficou em primeiro lugar a nível mundial de acordo com a Organização Mundial de Saúde em 1997 e depois novamente em 2000. O sistema de saúde é geralmente livre para as pessoas afetadas por doenças crônicas, tais como câncer, AIDS ou fibrose cística. A expectativa de vida média ao nascer é de 77 anos para homens e 84 anos para as mulheres.
  16. 16. Culinária A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e tem um grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia.
  17. 17. Turismo Com 81,9 milhões de turistas estrangeiros em 2007, a França está classificado como o maior destino turístico do mundo, à frente da Espanha (58,5 milhões em 2006) e Estados Unidos (51,1 milhões em 2006). Este valor exclui 81,9 milhões de pessoas que ficam menos de 24 horas na França, como europeus do norte cruzando a França a caminho de Espanha ou da Itália durante o verão.
  18. 18. ciência e tecnologia A economia da França combina um extenso setor privado com uma intervenção estatal substancial, se bem que em declínio. Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.
  19. 19. Clima Durante todo o ano, a França desfruta de temperaturas amenas: nem muito frias, nem muito quentes. A precipitação é abundante e o sol generoso. É claro que todas as regiões têm as suas particularidades climáticas: mais fresco e úmido a norte e a oeste; mais quente e seco junto ao Mediterrâneo.
  20. 20. Meio ambiente Em matéria de luta contra as mudanças climáticas, a França defendeu na conferência das Nações Unidas de Copenhague, em 2009, o princípio de uma responsabilidade comum mas diferenciada, em função do nível de desenvolvimento dos Estados. Ela espera, assim, contribuir muito ativamente para a adaptação dos países emergentes a uma economia "verde".
  21. 21. Acidente de trem O trem, que fazia o percurso entre Paris e Limoges (centro), descarrilou a 40 quilômetros ao sul de Paris. Segundo o último balanço oficial, seis pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas, incluindo nove em estado grave. Todas as estações ferroviárias da França realizaram um minuto de silêncio ao meio- dia deste sábado em homenagem às vítimas da catástrofe.

×