Successfully reported this slideshow.

Cnidários

8,417 views

Published on

Trabalho de biologia Cnidários

Os cnidários (Cnidaria, do grego knidos, urticante, e do latim aria, sufixo plural) são um filo de animais aquáticos que inclui as hidras de água doce, medusas, alforrecas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, os corais, anémonas-do-mar e as caravelas.

Published in: Education

Cnidários

  1. 1. Cnidários
  2. 2. CCaracterísticas gerais dos Cnidários OO filo Cnidaria reúne os cnidários, animais aquáticos de corpo mole e gelatinoso cujos representantes mais conhecidos são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar e os corais. Há cerca de 11 mil espécies descritas de cnidários, a maioria deles marinhos.
  3. 3. Organização corporal dos Cnidários A forma de um Pólipo, ou polipoide, lembra um cilindro, com a base fixada a um objeto submerso e o topo livre, onde se situam a boca e os tentáculos. A forma de Medusa, ou medusoide, lembra um guarda- chuva com boca situada em posição central , na face cõrcava do animal.
  4. 4. Simetria Radial e Binominal Exemplo de simetria: Radial de uma anêmona. Binominal de um caranguejo.
  5. 5. Cavidade Gastrovascular A cavidade interna, onde ocorre a digestão e a absorção do alimento, denominada Cavidade gastrovascular, é revestida pela gastroderme, que se origina de endoderme embrionária. Entre a epiderme e a gastroderme tem a mesogleia juntando as duas como uma cola.
  6. 6. Células mioepiteliais epidérmicas Células Mioepiteliais epidérmicas: Na hidra, por exemplo, essas Células possuem fibrilas contráteis orientação do corpo,dai seu nome. Células Intersticiais: São células totipotentes, capazes de originar os diversos tipos celulares do Cnidário. Células Sensoriais: Certos tipos de anêmonas e água- viva têm células sensoriais capazes de perceber luz. Células glandulares: No caso das formas sésseis, o muco também permite a aderência do animal ao substrato.
  7. 7. Cnidoblasto Intacto Representação esquemática de um Cnidoblasto intacto.
  8. 8. Apos o descarregamento de Urticantes e tóxicos Representação esquemática do mesmo cnidoblasto após descarregar o filamento e urticante e o líquido tóxico.
  9. 9. Cnidoblasto Descarregado Representação esquemática de diversos tipos de cnidoblatos descarregados.
  10. 10. Alimentação e digestão dos Cnidários Os cnidários são carnívoros, alimentando-se de crustáceos, peixes, larvas de animais, outros cnidários etc. O sistema digestório dos cnidários é chamado de sistema digestório incompleto justamente por ter somente uma abertura com o ambiente esterno.
  11. 11. Classe 1° Hidrozoário A maioria dos Hidrozoários vive em água salgada e a forma polipoide é a predominante no ciclo de vida ex:physalia.
  12. 12. Classe 2° Cifozoários São cnidários marinhos em que a forma medusoide é a predominante no ciclo de vida ex: Água-viva.
  13. 13. Classe 3° Cubomedusas São cnidários marinhos em que predomina a forma de medusa, assim como ocorre nos cifozoários ex:carybdea marsupialis.
  14. 14. Classe 4° Antozoários Mais conhecidos são anêmonas-do-mar e os corais, organismos exclusivamente marinhos e que, diferentemente dos outros cnidários, têm apenas formato polipoides no ciclo da vida.
  15. 15. Classe 5° Estaurozoários Só foram elevados a categoria de classe em 2004, até então eram considerados ema ordem da classe Scyphozoa ex: Lucernaria quadricornis.
  16. 16. Reprodução assexuada Em certos Pólipos de hidrozoários e de antozoários formasse pequenos brotos que posteriormente se soltam. No ciclo de vida de diversos espécies, os Pólipos reproduzem-se assexuadamente formando medusas.
  17. 17. Reprodução dos Cnidários Sexuada ➔ Todos os grupos de cnidários têm reprodução sexuada. são poucas as espécies de cnidários que apresentam desenvolvimento direto.

×