Fatores climáticos

60,149 views

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
60,149
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
45,751
Actions
Shares
0
Downloads
921
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fatores climáticos

  1. 1. Profª Roberta - Geografia
  2. 2. LatitudeLatitude: é a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado na superfície terrestre. Latitude
  3. 3. LatitudeA forma esférica do Planeta faz com que os raios solares cheguem até a superfície terrestre cada vez mais oblíquos quando nos afastamos do Equador.
  4. 4. LatitudeEsse fato provoca uma diminuição gradativa da temperatura quando maior for a latitude. Aumenta a LatitudeDiminui a Temperatura Diminui a LatitudeAumenta a Temperatura
  5. 5. AltitudeAltitude: distância medida na vertical entre um ponto na Terra e o nível médio das águas do mar.
  6. 6. AltitudeComo a atmosfera se aquece por irradiação (raios solares aquecem a superfície que em seguida irradia o calor absorvido à atmosfera), a medida que a altitude se eleva temos menor a área de superfície da crosta, logo a temperatura será menor.O ar também torna-se rarefeito (menor concentração de gases e umidade) a medida que aumenta a altitude, o que reduz a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera, diminuindo assim a temperatura.
  7. 7. Continentalidade e MaritimidadeContinentalidade e Maritimidade: A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar por causa das diferenças básicas nas características térmicas. A água (massas O solo (massas líquidas) aquece sólidas) aquecem lentamente e libera e liberamessa temperatura de temperatura de maneira gradual maneira mais (conserva mais a rápido. temperatura) Varia mais aA temperatura varia temperatura menos próximo do longe dos litoral oceanos, no meio dos continentes.
  8. 8. Continentalidade e MaritimidadeAssim, quanto mais próximo a grandes massas líquidas, menor será a variação da temperatura (maritimidade), e menor a amplitude térmica.Quanto mais distante a grandes massas líquidas, maior será a variação da temperatura, ou seja, maior a amplitude térmica (continentalidade). Por isso climas continentais são caracterizados por possuírem grandes variações de temperatura.
  9. 9. Correntes MarítimasCorrentes Marítimas: São porções de água que se deslocam nos oceanos, como verdadeiros rios, com condições próprias de temperatura, salinidade e pressão.
  10. 10. Correntes Marítimas
  11. 11. RelevoRelevo: além de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo influi na temperatura e umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação de massas de ar.
  12. 12. Relevo Radiação do SolCirculação dos Ventos
  13. 13. VegetaçãoVegetação: as plantas retiram umidade do solo pela raiz e a enviam à atmosfera pelas folhas (evapotranspiração). Além disso, a vegetação impede que os raios solares incidam diretamente sobre a superfície.Evapotranspiração Radiação do Sol
  14. 14. VegetaçãoAssim com o desmatamento há uma grande diminuição da umidade, e portanto, das chuvas, além de um aumento significativo das temperaturas médias.
  15. 15. UrbanizaçãoUrbanização: com o crescimento das cidades e da industrialização a cidade tornou-se um elemento modificador do clima. A presença de inúmeros veículos, industrias, prédios, asfaltos, concreto e menos áreas verdes, causam um maior aquecimento da camada de ar próximo do solo, mudanças também na temperatura e chuvas da região, circulação dos ventos e na umidade.
  16. 16. Massas de arMassas de ar: são bolsões imensos de ar, ventos de escala planetária, que se deslocam por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura e umidade da região que se originam.
  17. 17. Massas de arÀ medida que se deslocam, vão descaracterizando pela influencia de outras massas.

×