Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Crosta terrestre

33,190 views

Published on

Crosta terrestre, litosfera, relevo, estrutura geológica.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Crosta terrestre

  1. 1. Profª Roberta Geografia http://geoprofessora.blogspot.com/
  2. 2. Origem da Terra  A história da Terra fundamenta-se no estudo das rochas e dos fósseis e está dividida em eras, períodos, épocas, idades e fases.  Essa história envolve aproximadamente 4,6 bilhões de anos, mas o surgimento do homem foi há apenas 2 milhões de anos.  Ocorreram profundas mudanças na Terra, sobretudo em relação ao clima, à vida em geral, à localização dos continentes, entre outros.
  3. 3. Eras Geológicas
  4. 4. Camadas Internas do Planeta A litosfera é a camada externa e consolidada, com espessura média de 50 km, e dividida em parte superior, com solo e subsolo e elementos como silício e alumínio (sial), e parte inferior, com predomínio de silício e magnésio (sima). O manto ou astenosfera consiste na camada intermediária de constituição pastosa, devido ao magma. A espessura de 4.600 km supera o núcleo (1.700 km). Alguns cientistas consideram como astenosfera apenas a parte superior do manto. O núcleo da Terra, com temperaturas que ultrapassam os 5.000 °C, é formado por ferro e níquel (nife) e dividido em uma parte sólida (interna) e uma líquida (externa). Entre as grandes camadas citadas, existem transições ou pequenas camadas, as descontinuidades, nas quais a composição e as densidades dos materiais sofrem alterações.
  5. 5. Teoria: Deriva Continental Teoria desenvolvida pelo meteorologista alemão Alfred Wegener e divulgada no início do século XX, segundo a qual, há cerca de 250 milhões de anos, existia apenas uma única massa continental, isto é, um supercontinente chamado Pangeia, cercado por um oceano imenso, o Pantalassa.  A partir da Era Mesozóica, começou a separação, quando a Pangeia se dividiu em duas grandes massas: a Laurásia (América do Norte, Groenlândia, Ásia e Europa) e a Gondwana (América do Sul, Índia, África, Nova Zelândia e a Antártica). Entre as duas massas continentais, formou-se o Mar de Tétis (mais tarde transformou-se no Mar Mediterrâneo).  A grande prova da teoria era a coincidência entre os contornos litorâneos da África e do Brasil, além das semelhanças envolvendo rochas, fauna e flora. Wegener defendia a tese da deriva, ou seja, as terras emersas flutuam sobre o magma e, por meio deste movimento, ocorreram separações até se chegar à configuração atual. Mas ele não conseguiu explicar detalhadamente esse deslocamento continental.
  6. 6. Teoria: Tectônicas de Placas  Teoria do pesquisador estadunidense Jason Morgan, da década de 1960, pela qual a litosfera é formada por várias placas semi-rígidas que se movem umas em direção às outras.  Portanto, essa teoria complementa a Teoria da Deriva, pois explica justamente o ponto fraco de Wegener, ou seja, o deslocamento dos continentes.
  7. 7. Placas Tectônicas Representação artística mostrando as principais feições topográficas do fundo oceânico. Fonte: http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos/Geo02001/geomorfologia.htm
  8. 8. Placas Tectônicas http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=140
  9. 9. Placas Tectônicas http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/interacao/inter05.html
  10. 10. Placas Movimentos de Placas Fonte: http://terraquegira.blogspot.com/2008/07/subduco-parte-i-zonas-de-subduco-e.html
  11. 11. Movimento de Placas
  12. 12. Vulcanismo  Consiste na expansão de material magmático e gás, na superfície e na atmosfera, provenientes do interior da Terra, os quais irrompem, por meio de uma falha ou fissura na litosfera, com temperatura acima de 800 C.  Os vulcões são classificados como ativos, quando entram constantemente em erupção, e como extintos, quando não sofrem erupções.
  13. 13. Rochas  As rochas são agregados naturais de minerais, ou seja, minerais consolidados.  Estes, por sua vez, são compostos químicos ou substâncias simples com composição química definida, como, por exemplo, mica,quartzo, grafita, diamante, feldspato, entre Outros.  Quanto às rochas, a classificação mais usada está relacionada à formação ou origem, com três tipos:  Magmáticas ou Ígneas  Sedimentares ou estratificadas  Metamórficas
  14. 14. Rochas Magmáticas  Magmáticas ou ígneas: são as mais antigas, formadas pelo esfriamento e pela solidificação do magma pastoso. Formam o embasamento rochoso dos continentes, isto é, os escudos cristalinos;são divididas em:  Se o magma consolida no interior da crusta, origina rochas magmáticas intrusivas. O arrefecimento lento em profundidade é propício ao crescimento de cristais. Por exemplo: granito.  Se o magma consolida à superfície ou próximo dela, origina rochas magmáticas extrusivas, caracterizadas por um arrefecimento rápido do magma. Por exemplo: basalto.
  15. 15. Rochas Sedimentares  Sedimentares ou estratificadas: resultam de um processo erosivo, ou seja, rochas preexistentes que sofreram erosão, causada por agentes como vento, sol e água, originando os sedimentos ou detritos, que serão depositados em camadas nos terrenos mais baixos e, posteriormente, agrupados, fazendo surgir, então, essas rochas. Caso a sedimentação envolva matéria orgânica, originam-se os combustíveis fósseis, como, por exemplo, arenito, calcário, carvão mineral, argila, sal-gema e areia.
  16. 16. Rochas Metamórficas  Metamórficas: são resultantes da transformação das rochas sedimentares e magmáticas em virtude do aumento da temperatura e da pressão, alterando a composição química da rocha. Os exemplos clássicos são: a ardósia, que provém da argila (sedimentar), o mármore, que provém do calcário (sedimentar), e o gnaisse, resultante do granito (magmática).
  17. 17. Ciclo das Rochas  O ciclo das rochas é composto por um processo lento, que resulta na transformação de rochas antigas em novas.
  18. 18. Relevo PréCambriano Paleozóica  Planaltos e formações montanhosas antigas.  As planícies centrais e litorâneas. Mesozóica Cenozóica  Dobramentos modernos
  19. 19. Referências  Material didático COC  http://geoprofessora.blogspot.com/  http://entre-margens-lucie.blogspot.com/2010/06/rochas-magmaticas.html  http://terraquegira.blogspot.com/2008/07/subduco-parte-i-zonas-desubduco-e.html  http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos /Geo02001/geomorfologia.htm  http://www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=140  http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/interacao/inter05.html  http://terraquegira.blogspot.com/2008/07/subduco-parte-i-zonas-desubduco-e.html  http://www.ulbra.br/mineralogia/conceito_rochas.htm  http://www.infoescola.com/geologia/rochas-metamorficas/

×