Cartografia: A linguagem dos mapas

45,622 views

Published on

Published in: Education
3 Comments
28 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
45,622
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14,624
Actions
Shares
0
Downloads
2,295
Comments
3
Likes
28
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cartografia: A linguagem dos mapas

  1. 1. CARTOGRAFIAA LINGUAGEM DOS MAPAS Profª. Roberta Geografia geoprofessora.blogspot.com
  2. 2. Noções básicasMapa Hemisférios Coordenadas•História da • Rosa dos ventos Geográficas Cartografia •Paralelos e Meridianos•Elementos do Mapa •Latitude e LongitudeMovimentos da Movimento EscalaTerra aparente do Sol • Numérica• Rotação • Fusos Horários • Gráfica• TranslaçãoProjeção ReflexõesCartográfica •Maneiras de ver o• Cilíndrica Curvas de Nível mundo• Cônica •Instrumentos de• Azimutal dominação
  3. 3. Escala
  4. 4. Escala Fonte: http://professormarcelus.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
  5. 5. Hemisférios Equador Norte Setentrional Meridiano de Boreal Greenwich Oeste Leste Ocidente Oriente Poente Nascente Sul Meridional Austral
  6. 6. Movimentos da TerraA Terra possui diversos movimentos, tanto internos como externos.Internamente: movimentos de placas tectônicas, núcleo, magma.Externamente: movimentos em relação a lua e ao sol, dentro da galáxia, e no universo.Principais movimentos da Terra:• Rotação• Translação
  7. 7. Movimento de Rotação Rotação - Movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo imaginário. Duração: aproximadamente 24 horas O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. O movimento de rotação da Terra é de oeste para leste.
  8. 8. Movimento de Translação Translação: Movimento que a Terra executa ao redor do sol. Duração: 365 dias e 6 horas. [a cada 4 anos essas horas a mais somam 1 dia que é colocado no mês de fevereiro, como dia 29. Quando isto ocorre o ano é chamado de ano bissexto, pois possui 366 dias]. Determina o ano solar como medida para a contagem de tempo. Determina as estações do ano, em função da distribuição desigual de luz fornecida pelo Sol nas diferentes regiões da Terra ao longo do ano.
  9. 9. Movimento de Translação
  10. 10. Coordenadas Geográficas As Coordenadas Geográficas são um sistema que permite a localização na superfície terrestre, baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta. Linhas Imaginárias: A Terra é dividida por linhas imaginárias conhecidas como paralelos e meridianos. Os paralelos e meridianos dão as latitudes e longitudes, que são a distância em graus dessas linhas imaginárias.
  11. 11. Paralelos - Latitude Paralelos: são linhas na horizontal. O paralelo principal é a linha do Equador e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.Paralelo principal:- Equador (0º)Outros importantes Paralelos:- Trópico de Câncer (23º 27 N)- Trópico de Capricórnio (23º 27S)- Círculo Polar Ártico (66 33 N)- Círculo Polar Antártico (66 33 S)
  12. 12. Paralelos - Latitude Latitude: é à distância em graus da linha do Equador até uma superfície qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0º a 90º para Norte e para Sul.
  13. 13. Meridianos - Longitude Meridianos: são linhas verticais que ligam um pólo a outro pólo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e é chamado de Meridiano de Greenwich.Principal Meridiano:- Meridiano de Greenwich (0º)
  14. 14. Meridianos - Longitude Longitude: é a distancia em graus do Meridiano de Greenwich até uma superfície qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0º a 180º para Leste e para Oeste.
  15. 15. Coordenadas Geográficas Longitude Meridiano Paralelo Latitude
  16. 16. Coordenadas Geográficas
  17. 17. Conseqüências e Influências Paralelos Meridianos Latitude LongitudeZonas Climáticas Fuso Horário
  18. 18. Representação da Terra “Um mapa é uma representação gráfica num plano da superfície terrestre, ou parte desta.”“Os mapas que representam grandes áreas podem deformar algumas áreas, pois estamos projetando uma superfície esférica numa superfície plana. ”
  19. 19. Projeções Cartográficas Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.
  20. 20. Projeções Cartográficas
  21. 21. Projeção AzimutalCaracterísticas:- os paralelos são círculos;- os meridianos partem todos de um mesmo ponto central, normalmente o pólo;- é utilizada para representar as regiões polares;- áreas afastadas do pólo aparecem muito distorcidas.
  22. 22. Projeção CilíndricaCaracterísticas:- paralelos e meridianos são linhas retas formando ângulos de 90º;- as áreas de baixa latitude sofrem pouca distorção;- as médias e altas latitudes são muito distorcidas;- projeção de Mercator é a mais famosa.
  23. 23. Projeção CônicaCaracterísticas: muito utilizada para representar as médias latitudes; as baixas e altas latitudes aparecem muito distorcidas; os paralelos são círculos concêntricos; os meridianos são linhas retas que se afastam a partir dos pólos. Profª. Roberta A. Sumar - Geografia
  24. 24. Projeção de Mercator Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas. Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfério Norte. Excelente para a navegação. Perfeita nos ângulos e formas. Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).
  25. 25. Projeção de Peters Outra projeção muito utilizada para planisférios é a de Arno Peters, que data de 1973. Apesar de deformar um a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real. Destaque ao continente Africano no centro do mapa. Propostas de Peters: Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real.Ressaltar a idéia que por trás de cada mapa, sempre existe um conteúdo Político-Ideológico.
  26. 26. FIM!!
  27. 27. Curvas de Nível
  28. 28. Fontes: http://www.geoprofessora.blogspot.com/ http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u15.jhtm http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u97.jhtm http://rodrigomarquesgeo.wordpress.com/ http://educadultos.wikispaces.com/C.+Sociales http://formulageo.blogspot.com/2010/03/caca-palavras- coordenadas-geograficas.html http://geografiauesc.blogspot.com/2007/08/coordenadas- geogrficas-assunto.html

×