Diferenças e convergências entre a ead e a

879 views

Published on

Trabalho capacitação tutoria a distancia na cead Unirio

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
879
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
583
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Diferenças e convergências entre a ead e a

  1. 1. CURSO DE CAPACITAÇÃO EM TUTORIA A DISTÂNCIA Curso de Mídias Virtuais e Educação Online ALUNA: Roberta Pereira da Silva de Paula
  2. 2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  Disponibilizar um ambiente de aprendizagem virtual que propicie a cooperação e a interatividade. Alguns modelos de ensino a distância:  Ensino por correspondência: material impresso (livros didáticos).  Ensino a distância clássico: material diversificado como material impresso, televisão, rádio, audiovisuais, tutores.  Ensino a distância com base na pesquisa: caracterizado pela leitura de cursos de ensino a distância impressos e na frequência parcialmente obrigatória em seminários.  Ensino a distância grupal: programações didáticas por rádio e televisão associadas a atividades regulares obrigatórias, com presença.  Ensino a distância autônomo: planejar, organizar e implementar isoladamente. A universidade apenas aconselha, incentiva, assiste e fornece certificado.  Ensino a distância por teleconferência: oferecido por um consórcio de universidades para estudantes das universidades-membro e também a outras instituições.  Ensino a distância com base em quatro formas de teleconferência: podem participar estudantes avulsos e grupos de estudantes em seus locais de trabalho, ligados por sua vez à atividade docente das universidades que cooperam com o projeto.
  3. 3. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  Ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas potenciais para a aprendizagem. Para José Manuel Moran “Estamos numa fase de transição na educação à distância. Muitas organizações estão limitando-se a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial . Há um predomínio de interação virtual fria(formulários, rotinas, provas, e-mail) e alguma interação on-line. Começamos a passar dos modelos predominante individuais para os grupais.
  4. 4. EDUCAÇÃO ONLINE  o processo de aprendizagem realizado nos ambientes online exige um grande esforço, quer dos estudantes quer dos docentes, que têm de fazer um acompanhamento muito mais individualizado do que faziam normalmente. Perspectiva Behavorista  os estudantes recebem, ou vão buscar, a informação disponibilizada pelo  docente;  • os próprios cursos têm curta duração, com prazo apenas para a conclusão;  • os cursos não se organizam como espaços colaborativos de construção  do conhecimento;  • apelam à autoformação e automotivação do estudante;  • são indicados quando a natureza do conteúdo não exige uma reflexão crítica por parte do estudante.
  5. 5. EDUCAÇÃO ONLINE  Perspectiva Construtivista  são mais eficazes quando o conteúdo obriga a uma visão crítica;  • têm maior duração, são mais estruturados exigindo um cronograma de actividades;  • o docente deixa de ser um transmissor de conhecimento e passa a ser um orientador, que ajuda o estudante na construção do conhecimento;  • exigem meios de comunicação para permitir a troca permanente de ideias entre docente e estudante e entre estudantes  • incentivam a formação de grupos virtuais de trabalho para a realização de tarefas e análise critica do conteúdo, de forma a manter a motivação do estudante;  permitem a criação de redes de conteúdo (cooperativos e colaborativos) em que assuntos do curso são desenvolvidos em conjunto;  • o docente divide o processo de avaliação com os estudantes
  6. 6. DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS   educação a distância é hoje conhecido como aprendizagem a distância (que enfatiza a aprendizagem do estudante), ensino distribuído (que foca a comunicação entre um ensino mais tradicional e as tarefas fora da sala de aula) e a educação on-line (que se refere à educação mediada por meios electrónicos), comummente, mas erradamente, designada de e-Learning.
  7. 7. DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS  Comunicação assíncrona  E-mail: forma digital de correspondência enviada pela rede Internet;  Grupos de discussão: Estimulam a troca de informações através de mensagens entre vários membros de uma comunidade virtual que têm interesses afins. Chamada também de lista de discussão  World Wide Web (WWW): definida como um grande sistema de informações que permite a recuperação de informação hipermídia. Ela possibilita o acesso universal de um grande número de pessoas a um grande universo de documentos;  FTP e Download: disponibilização de arquivos contendo áudio, texto, imagens ou vídeos;  Vídeo e Áudio sob demanda: permite assistir-se, assíncronamente, vídeos ou áudios previamente gravados e armazenados no servidor.
  8. 8. DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS  Comunicação síncrona  Chat: Comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo;  Videoconferência: Comunicação bidirecional através de envio de áudio e vídeo em tempo real, via Web,por meio de câmeras acopladas ao computador;  Teleconferência: Definida como todo o tipo de conferência a  distância em tempo real, envolvendo transmissão e recepção de  diversos tipos de mídia, assim como suas combinações;  Áudio-conferência: Sistema de transmissão de áudio, recebido por um ou mais usuários simultaneamente.
  9. 9. CONSIDERAÇÕES FINAIS  cada forma de aprendizagem, presencial, a distância, síncrona ou assíncrona, etc., tem o seu papel e cumpre objetivos específicos, assim como os estudantes também reagem de diferentes maneiras.

×