Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

ICANN55 Boletim informativo empresarial

205 views

Published on

Este Boletim Informativo tem o objetivo de ser uma revisão resumida dos destaques do Encontro Público da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números). Ele apresenta as informações relevantes para uma grande variedade de partes interessadas de empresas afetadas pelo trabalho da ICANN, com uma linguagem corporativa de fácil entendimento.

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

ICANN55 Boletim informativo empresarial

  1. 1. Boletim Informativo Empresarial
  2. 2. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 1 Por que um Boletim Informativo Empresarial? Este Boletim Informativo tem o objetivo de ser uma revisão resumida dos destaques do Encontro Público da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números). Ele apresenta as informações relevantes para diversas partes interessadas corporativas afetadas pelo trabalho da ICANN, com uma linguagem corporativa de fácil entendimento. Envie suas opiniões e comentários à equipe de participação corporativa da ICANN pelo e-mail businessengagement@icann.org. Para ajudar as empresas a se manterem informadas sobre o trabalho da ICANN, a governança da Internet e a participação do mundo corporativo, este Boletim Informativo Empresarial é complementado por espaços on-line que têm como objetivo informar e promover a troca de ideias contínuas com os líderes corporativos interessados. Esses espaços são nosso site icann.org/forbusiness e o feed do Twitter @ICANN4biz. Você também pode ouvir aqui o seminário na Web para novas empresas participantes, realizado antes do ICANN55, que foi desenvolvido para explicar o que acontece em um encontro público da ICANN e a função dos grupos constituintes do setor de negócios. Todos podem se inscrever, participar, se envolver e enviar feedback. Você é novo na ICANN?  Dê uma olhada no Programa para Iniciantes da ICANN  Viva a experiência dos novos participantes nos encontros da ICANN com as gravações e as apresentações da Dia de Apresentação Geral para Iniciantes da ICANN  Faça um curso introdutório no ICANN Learn: Conheça o ICANN For Business  Você tem dificuldade para entender todos os acrônimos? Consulte o Glossário da ICANN para descobrir o que eles significam e sua definição
  3. 3. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 2 Resumo executivo O ICANN55 atingiu o recorde de 2.273 participantes, o que faz dele o encontro da ICANN com maior participação na África. Quase 1.000 participantes eram da região, o que validou a eficiência da estratégia de participação da África na ICANN. O encontro da ICANN foi precedido pelo Fórum do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) de 2016 na África. Esse evento, em sua quarta edição, foi dedicado aos tópicos relacionados ao DNS que afetam especialmente a sub-região do norte da África. Uma das principais recomendações do evento enfatizou a necessidade de incentivar parcerias mais sólidas com diferentes partes interessadas do setor, inclusive do setor financeiro, para ajudá-las a entender os negócios referentes ao DNS e como as ações delas afetam o setor. Durante o ICANN55, a sessão de estratégia da África relatou brevemente à comunidade sobre o trabalho e a estratégia da ICANN na região. A comunidade foi encorajada a cooperar com o Fórum de Comunicações da África do Sul, a organização encarregada de desenvolver o estudo sobre o mercado africano do DNS. O relatório final com as conclusões do estudo deverá ser apresentado até junho de 2016. Moulay Hafid El Alamy, ministro da Indústria, Comércio e Novas Tecnologias do Marrocos, e Azdine El Mountassir Billah, diretor geral da ANRT (National Agency of Telecommunications Regulation, Agência Nacional de Regulação de Telecomunicações) do Marrocos, falaram na Sessão de Abertura do ICANN55 destacando os benefícios da Internet como um recurso para o desenvolvimento econômico e debatendo sobre as políticas do governo deles para melhorar a infraestrutura digital do país. A cerimônia de abertura também incluiu o comunicado da inauguração de um Centro de Participação da ICANN em Nairóbi, no Quênia. RESULTADOS IMPORTANTES DO ENCONTRO:  O ICANN55 foi o último encontro do presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, que está deixando o cargo. Em seu último discurso, ele refletiu sobre seu mandato, elogiou a comunidade de múltiplas partes interessadas de voluntários que trabalham nas políticas da ICANN e enfatizou a importância do espírito e do propósito da ICANN. Göran Marby, CEO que assumirá a função, também falou para o público na cerimônia de abertura em Marrakesh.  O encontro em Marrakesh foi um marco histórico para a transição da administração das funções da IANA (Internet Assigned Names Authority, Autoridade para Atribuição de Números na Internet) para a comunidade global de múltiplas partes interessadas. A Diretoria da ICANN aprovou a proposta de Transição da Administração da IANA e as Recomendações da Linha de Trabalho 1 do CCWG- Responsabilidade (Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN) e as encaminhou, como um pacote, para a revisão da NTIA (National Telecommunication and Information Administration, Administração Nacional de Telecomunicações e Informações) dos EUA.
  4. 4. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 3  O trabalho do UASG (Universal Acceptance Steering Group, Grupo de Gestão da Aceitação Universal) está progredindo conforme o cronograma com o lançamento de um guia rápido para desenvolvedores e o comunicado de um White Paper que será publicado sobre a importância e o valor da Aceitação Universal.  Participar nas revisões da ICANN é uma das melhores maneiras de se envolver com a comunidade. Saiba mais sobre os diferentes tipos de revisões nas seções abaixo. .
  5. 5. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 4 Discussões sobre a transição da administração da IANA No dia 10 de março de 2016, a Diretoria da ICANN transmitiu o pacote da Transição da Administração da IANA para a NTIA. Desde então, a NTIA tem revisado as propostas para garantir que elas atendam aos critérios do comunicado de 14 de março de 2014. Esse período de revisão deverá durar 90 dias e será orientado pelas recomendações do Departamento de Responsabilidade do Governo dos EUA. Além disso, o Congresso americano tem grande interesse nas propostas. Espera-se que os membros do Congresso acompanhem de perto e revisem a proposta como parte da avaliação da NTIA. O atual contrato com a ICANN expirará em 30 de setembro de 2016, mas a NTIA tem a autoridade para estendê-lo, se necessário. Enquanto a comunidade trabalhava para finalizar o pacote de Transição da Administração da IANA, a equipe de implementação da ICANN tem se preparado com dedicação para a "fase de implementação" da Transição da Administração da IANA. Um planejamento significativo para a implementação das mudanças no Sistema de Gerenciamento da Zona raiz, elementos apresentados na proposta do ICG, bem como o trabalho da PTI (Post-Transition IANA, IANA Pós-transição) e do CSC (Customer Standing Committee, Comitê Permanente do Consumidor), estão em andamento. Essas atividades se estenderão durante os próximos meses e podem ser acompanhadas pela página da Implementação da Transição da Administração da IANA. A equipe jurídica da ICANN está trabalhando com os dois escritórios de advocacia externos que forneceram suporte para o CCWG-Responsabilidade e o CWG-Administração para preparar proposta de alterações no Estatuto da ICANN a fim de implementar as mudanças descritas no pacote de Transição da Administração da IANA. A versão preliminar do Estatuto foi disponibilizada para comentários públicos antes da aprovação pela Diretoria e, depois de adotada, a ICANN notificará a NTIA sobre a adoção. A NTIA declarou que o Estatuto precisa ser adotado para que ela possa emitir um relatório sobre a proposta de transição. SAIBA MAIS: TRANSIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA IANA E APRIMORAMENTO DA RESPONSABILIDADE DA ICANN  Para iniciantes: leia “Privatização de DNS: White Paper sobre a transição da administração da IANA” e assista ao vídeo “Animação da Inter-relação dos Processos de Administração da IANA”  Você tem interesse em participar da Linha de Trabalho 2 do CCWG- Responsabilidade? Este é o documento do grupo para a convocação de voluntários.  Leia aqui as notícias mais recentes sobre a Implementação da Transição da Administração da IANA.
  6. 6. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 5 GDD (Divisão de Domínios Globais) O trabalho da GDD (Global Domains Division, Divisão de Domínios Globais) é importante para empresas, incluindo marcas, que solicitaram novos gTLDs (generic Top-Level Domains, Domí- nios Genéricos de Primeiro Nível) e para aqueles que consideram solicitar um no futuro. As em- presas interessadas em expandir sua presença on-line com o registro de nomes em novos gTLDs também serão favorecidas pelo acompanhando de perto do trabalho da GDD. A GDD é a unidade da ICANN que incentiva a comunidade da Internet a implementar as políticas da ICANN por meio de contratos e serviços, além de realizar funções da IANA. Se você não pôde comparecer ao ICANN55, é possível saber mais sobre o trabalho recente da divisão nesta posta- gem de blog ou ler abaixo os destaques da sessão da GDD. Revisões do Programa de Novos gTLDs O Programa de Novos gTLDs está permitindo a maior expansão de todos os tempos do sistema de nomes de domínio. Centenas de novos domínios de primeiro nível entraram na zona raiz da Internet desde as primeiras delegações, em outubro de 2013. As revisões abrangentes do pro- grama já foram iniciadas e abordam tópicos como proteção de direitos, implementação do pro- grama, segurança e estabilidade, bem como concorrência, confiança e escolha do consumidor. O processo de revisão do Programa de Novos gTLDs depende dos comentários públicos, e em uma sessão de visão geral de alto nível no ICANN55 os membros da comunidade conversaram com os panelistas, fizeram perguntas e compartilharam suas experiências com os novos gTLDs. SAIBA MAIS: REVISÕES DO PROGRAMA DE NOVOS GTLDS  Revisões do Programa de Novos gTLDs  ICANN55: revisões do Programa de Novos gTLDs e atividades relacionadas Aceitação Universal O UASG (Universal Acceptance Steering Group, Grupo de Gestão da Aceitação Universal) é uma equipebaseadana comunidade que trabalhapara ajudar a coordenare acelerar a aceitação de todosos nomes de domínio em todos os aplicativos. Para concretizarmos a Aceitação Universal e permitir que os próximos milhares de usuários tenham acesso à Internet, os sistemas e aplicativos da Internet precisam tratar todos os TLDs de maneira consistente, inclusive os novos gTLDs e os TLDs internacionalizados. Os membros da comunidade juntaram-se ao UASG em um workshop de um dia e umasessão devisãogeralnoICANN55parasabermaissobrea AceitaçãoUniversalecomoparticipar. SAIBA MAIS: ACEITAÇÃO UNIVERSAL  Folha Informativa da Aceitação Universal  Guia rápido para desenvolvedores  ICANN55: Workshop do Grupo de Gestão da Aceitação Universal  ICANN55: Aceitação Universal de todos os TLDs
  7. 7. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 6 Tecnologia na ICANN Foram realizadas mais de 10 sessões de interesse para a comunidade técnica no ICANN55, inclusive um workshop de um dia inteiro, o Tech Day, na segunda-feira. No ICANN53, em Buenos Aires, a ICANN apresentou uma série de tutoriais que explicavam as tecnologias que influenciam muitas das discussões relacionadas a políticas e negócios realizados nos encontros da ICANN. Os resultados desse projeto piloto foram muito positivos e o departamento do diretor de tecnologia (CTO) decidiu dar continuidade a essa iniciativa. Quatro sessões “Como funciona” foram organizadas no ICANN55, abordando tópicos como, por exemplo, uma visão geral do World Wide Web Consortium (W3C), Como funcionam as redes na Internet, O que é o protocolo de registro na Internet e Como os servidores raiz são operados. Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade O SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade) é composto por 30 membros indicados pela Diretoria da ICANN para aconselhar a comunidade e a Diretoria da ICANN sobre assuntos relacionados à segurança e à integridade dos sistemas de alocação de endereços e nomes da Internet. O SSAC realizou uma sessão pública em Marrakesh, durante a qual forneceu uma atualização sobre suas atividades e publicações. Desde o ICANN54, o SSAC publicou sete conselhos e comentários diferentes, inclusive um conselho sobre a Natureza Dinâmica dos Endereços IPv4 [SAC079] recomendando a aceleração da implementação e do suporte ao IPv6 para operadores de rede e fabricantes de dispositivos. As atuais equipes de trabalho do SSAC abordam estes tópicos:  Espaço de nomes.  Procedimentos para leilões de novos gTLDs.  Harmonização de IDNs.  Sessões do DNSSEC nos encontros da ICANN.  Acompanhamento de conselhos da Diretoria.  Comitê de membros. SAIBA MAIS: SSAC  Página inicial do SSAC no site da ICANN Contém informações sobre histórico e operações, membros e funcionamento do SSAC.  Lista de relatórios e consultorias do SSAC  Vídeo "Cinco minutos com o SSAC"  Siga o SSAC nas redes sociais
  8. 8. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 7 DNSSEC As empresas podem ajudar a aprimorar a segurança da Internet implementando o DNSSEC (Domain Name System Security Extensions, Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio), pois essas extensões são mais eficazes quando implementadas universalmente. Registros, registradores, registrantes, empresas de hospedagem, desenvolvedores de software, fornecedores de hardware, governo, empresas e agências com presença na Internet, coalizões e tecnólogos da Internet, todos são responsáveis pelo sucesso desse grande esforço. O ICANN55 incluiu uma sessão recorrente bastante popular, a DNSSEC para Todos, que tinha como objetivo desmistificar o DNSSEC e mostrar como você pode implementá-lo de maneira rápida e fácil no seu negócio. O Workshop de DNSSEC de um dia foi organizado para registros, registradores e ISPs que já participam da implementação de DNSSEC para compartilhar práticas recomendadas. A ICANN, juntamente os parceiros de gerenciamento da zona raiz da Verisign e a NTIA, está se preparando para “implementar”, ou alterar, a KSK (Key Signing Key, Chave de Assinatura de Chave) do DNSSEC. A implementação da KSK significa gerar um novo par de chaves criptográficas públicas e privadas e distribuir o novo componente público para as partes que operam resolvedores de validação, incluindo: Provedores de Serviços de Internet; administradores de redes corporativas e outros operadores de resolvedores do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio); desenvolvedores de software de resolvedores do DNS; integradores de sistemas; e distribuidores de hardware e software que instalam ou enviam a "âncora de confiança" da raiz. SAIBA MAIS: DNSSEC  Para iniciantes: página de recursos da ICANN: DNSSEC – O que é e por que é importante?  Página da Verisign sobre os benefícios da adoção de DNSSEC Microsite da Verisign bastante útil que mostra os benefícios da adoção de DNSSEC para registros, registradores e ISPs.  Página de recursos da implementação da KSK na zona raiz
  9. 9. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 8 Panorama da governança da Internet A sessão pública sobre governança da Internet nos encontros da ICANN é organizada em uma colaboração entre a equipe de Participação de Governos da ICANN e o Grupo de Trabalho Entre Comunidades (CCWG) sobre a Governança da Internet. Essa sessão é muito importante para a comunidade da ICANN compartilhar informações sobre acontecimentos importantes no ecossistema de governança da Internet e para debater sobre como esses acontecimentos afetam a ICANN. A sessão foi dedicada principalmente à revisão de dez anos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS+10) e a questão da fragmentação da Internet. Um painel de especialistas discutiu sobre o encontro de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a revisão geral da implementação dos resultados da WSIS, realizado em dezembro de 2015, e planejou a participação no Fórum de 2016 da WSIS, realizado em Genebra nos dias 2 a 6 de maio de 2016. SAIBA MAIS: GOVERNANÇA DA INTERNET  Para iniciantes: leia o relatório do Painel de estratégia sobre a função da ICANN no ecossistema de governança da Internet  Fórum de 2016 da WSIS Documento de resultados  Leia o artigo do Fórum Econômico Mundial “Internet Fragmentation: An Overview” (“A Fragmentação da Internet: uma Visão Geral”)
  10. 10. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 9 Participação do setor privado Grupos Constituintes de Partes Interessadas Comerciais (CSG) da Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) O CSG (Commercial Stakeholder Group, Grupo de Partes Interessadas Comerciais) representa as opiniões de usuários empresariais e provedores de conectividade, incluindo entidades de grande e pequeno porte, organizações corporativas, provedores de conectividade da Internet, titulares e organizações de propriedade intelectual; sua missão é garantir que a política e os contratos da ICANN sejam consistentes com o desenvolvimento de uma Internet que represente um lugar seguro para transações entre empresas e entre empresas e consumidores em que sejam efetuadas comunicações com base em altos níveis de confidencialidade para empresas, usuários e consumidores. O CSG realizou uma reunião interna e com membros da Diretoria da ICANN durante o ICANN55 para debater sobre questões referentes às políticas de consenso da ICANN relacionadas à interoperabilidade, à confiabilidade técnica e/ou à operação estável da Internet ou do sistema de nomes de domínio. Grupo Constituinte de Usuários Comerciais e Empresariais (CBUC) O Grupo Constituinte de Usuários Comerciais e Empresariais (também conhecido como CBUC, o Grupo Constituinte Corporativo, ou BC) debateu sobre várias questões políticas de interesse para os usuários comercias da Internet, bem como sobre assuntos organizacionais, como a revisão do seu regulamento, o novo cronograma de encontros da Internet e a revisão da GNSO, além dos processos de Transição da Administração da IANA e Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN. SAIBA MAIS: BC  Site do BC Acesse mais informações sobre a missão, membros e reuniões do BC.  Boletim Informativo do BC – março de 2016 Visão geral dos tópicos de interesse do BC no encontro de Marrakesh.  Leia a postagem do convidado Chris Wilson, presidente do BC, no blog da ICANN: “ICANN As An ‘Adult’: Dawn of a New Era” (“A ICANN ‘Adulta’: o Despertar de uma Nova Era”
  11. 11. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 10 Grupo Constituinte de Propriedade Intelectual (IPC) A sessão do IPC contou com apresentações da equipe da ICANN sobre conformidade contratual e as revisões do programa de novos gTLDs. O grupo debateu sobre questões políticas e revisou suas posições nos diversos Grupos de Trabalho em que participam. SAIBA MAIS: IPC  Site do IPC Para acessar informações, declarações de posições e notícias do IPC. Folheto do IPC Visão geral da estrutura, das atividades e de assuntos de interesse do IPC.  Siga @IPConstituency no Twitter Grupo Constituinte de Provedores de Serviços de Internet e Provedores de Conectividade (ISPCP) A reunião do ISPCP incluiu discussões sobre a Transição da Administração da IANA e o trabalho do Grupo de Gestão da Aceitação Universal. O grupo também debateu sobre as implicações práticas da nova estratégia de encontros da ICANN para o ICANN56, que será o primeiro Fórum de Políticas dedicado exclusivamente ao trabalho de desenvolvimento de políticas. Para compreender melhor as perspectivas regionais, o encontro também incluiu uma apresentação dos Provedores de Serviços de Internet do Japão, que forneceram informações sobre os elementos impulsionadores do tráfego da Internet na Ásia. SAIBA MAIS: ISPCP  Site do ISPCP Para conhecer a missão, os membros, os recursos e as declarações da política do ISPCP. Boletim Informativo do ISPCP Visão geral das atividades e dos assuntos de interesse do ISPCP.
  12. 12. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 11 Fique conectado e participe Programa Fellowship da ICANN O Programa Fellowship da ICANN busca participantes de regiões e países em desenvolvimento de todo o mundo para criar uma base mais ampla de grupos constituintes experientes, que se tornarão as vozes da experiência em suas regiões. Vinte e cinco ex-membros com experiência no Programa Fellowship e na Comunidade da ICANN foram selecionados para participar do Fórum de Políticas da ICANN no 56º Encontro Público em Helsinque,nos dias 27 a 30 de junho de 2016. As inscrições para o ICANN57, que será realizado de 29 de outubro a 4 de novembro de 2016, estão abertas até 27 de maio de 2016. SAIBA MAIS: PROGRAMA FELLOWSHIP  Página de recursos do Programa Fellowship Encontre todas as informações necessárias sobre o programa, seus ex-participantes, rodadas de fellowships e perguntas frequentes.  Inscrição para o Programa Fellowship da ICANN Saiba como se inscrever no Programa Fellowship da ICANN. De iniciante a especialista em revisões: como começar a trabalhar com revisões As revisões são essenciais para compreendermos o que acontece quando as políticas e os processos de múltiplas partes interessadas entram no mundo real. Elas permitem avaliar o desempenho da ICANN em direção a seus compromissos, de maneira semelhante a um bole- tim escolar. Essas revisões são ótimas para você ficar a par do que acontece na ICANN e en- tender melhor o nosso trabalho. SAIBA MAIS: REVISÕES DA ICANN  Vídeo de Introdução às revisões da ICANN  Página de recursos das revisões Para compreender melhor como é possível participar das revisões da ICANN, acesse a página de Revisões da AoC (Afirmação de Compromissos) e a página de Revisões organizacionais. Boletins Informativos e Atualizações da ICANN  Atualização mensal sobre o desenvolvimento de políticas da ICANN  Boletins Informativos e Alertas da ICANN  Siga-nos nas redes sociais:  Twitter: @ICANN4biz  SlideShare  LinkedIn
  13. 13. I C A N N | BOLETIM INFORMATIVO EMPRESARIAL DO ICANN55 | MAIO DE 2016 | 12 ICANN.ORG Um mundo, uma Internet ICANN.ORG/FORBUSINESS

×