Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A saturação das infra estruturas

2,453 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A saturação das infra estruturas

  1. 1. A saturação das infraestruturas Trabalho realizado por : Daniel Figueiredo nº8 Ricardo Brito nº22
  2. 2. O que é a saturação das infraestruturas das cidades? Embora ofereçam condições de vida vantajosas para a população, de um modo geral, a maioria das cidades concentra também alguns problemas. Em muitos casos, resultam do seu crescimento excessivo e, por vezes, mal planeado, que impede o ajustamento entre as infra-estruturas urbanas e as necessidades da população, colocando problemas de sustentabilidade e reduzindo a qualidade de vida.
  3. 3. Os problemas que ocorrem O crescimento da população conduz, a uma saturação de espaço e à incapacidade de resposta das infra-estruturas físicas, tais como: Redes da distribuição de água e energia; Saneamento; Transportes. E sociais, como: Tribunais; Finanças; Centros de saúde; Hospitais.
  4. 4. Os problemas que ocorrem Um dos indicadores da qualidade de vida da população é a sua mobilidade. O aumento da taxa de motorização, com o uso crescente do transporte individual, contribui para a diminuição da facilidade de deslocação nas áreas urbanas. Este problema agravase porque grande parte da população trabalha fora da área de residência, intensificando os movimentos pendulares. Surgem congestionamentos e problemas de trânsito, bem como estacionamentos porque não há espaços suficientes. Estes problemas resultam também da insuficiência e ineficácia dos transportes públicos urbanos.
  5. 5. Exemplos de casos de saturação das infra-estruturas A auto-estrada IC19 sendo todos os dias preenchida com uma interminável fila de automóveis, é um aviso perceptível da falta de facilidade de deslocação nessa mesma área urbana. Uma consequência do tráfego intenso na IC19 é a ocorrência de bastantes acidentes, muitas vezes mortais.
  6. 6. Problema nas infra-estruturas a nível social Um conjunto de doentes, fartos de esperar por resposta do hospital decidiram ir para a unidade de saúde para falar com a administração hospitalar ou direcção clínica, mas foi-lhes comunicado que "não havia disponibilidade de agenda para serem recebidos“. Se não tomarem o fármaco "rapidamente" terão que ser remetidos para transplante, uma situação que querem "evitar". Com o transplante hepático há um elevado número de riscos para a saúde como a perda de qualidade de vida e ainda a probabilidade, em 20 por cento, de morte. Este caso aconteceu no interior de Santo António, no Porto.
  7. 7. As soluções Para solucionar tais problemas, há que haver um maior poder de resposta por parte das infra-estruturas físicas e sociais e deve-se construir mais parques de estacionamento na entrada das cidades e satisfazer as necessidades específicas de cada centro urbano em conjunção com o aumento da eficácia dos transportes públicos. A iniciativa comunitária URBAN, actualmente na versão URBAN II, tem como um dos seus objectivos esse mesmo ponto.

×