Primeiros socorros - Queimaduras

11,724 views

Published on

Slide abordando as queimaduras, prevenções....

Published in: Health & Medicine
2 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
11,724
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
1,206
Comments
2
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Primeiros socorros - Queimaduras

  1. 1. POR: RHUAN ORNILO
  2. 2. Queimaduras  Oque é? As queimaduras são lesões na pele, provocadas por diversos agentes.
  3. 3. TIPOS DE QUEIMADURA  TÉRMICAS,  ELÉTRICAS,  QUÍMICAS,  RADIOATIVAS,  BIOLOGICAS,  E POR FRICÇÃO.
  4. 4. Queimadura de 1º Grau  Atinge a Epiderme  Apresentação com vermelhidão sem bolhas  A dor está presente.
  5. 5. Queimadura de 2º Grau  Atinge epiderme e derme  Presença de Bolhas (Retirar ou não?)  Muito Dolorosa
  6. 6. Queimadura de 3º Grau  Atinge todos as camadas da pele e estruturas. (Ossos , músculos, nervos , vasos...)  Pouca ou nenhuma dor  Não cicatriza espontaneamente, (necessita de enxerto)
  7. 7. Classificação quanto a Extensão. Regra dos nove. Obs: O diagrama não tem valor para queimaduras de 1º grau.  é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele)
  8. 8. Classificação quanto a Extensão. Regra da palma da mão  Geralmente a palma da mão de um indivíduo representa 1% de sua superfície corporal. Assim pode ser estimada a extensão de uma queimadura, calculando-se o “número de palmas”.
  9. 9. Prevenção  Manter produtos químicos bem fechados e longe de crianças.  Evite exposição prolongada ao sol e sempre use filtro solar.  Não usar secadores, chapinha em local molhado/úmido. (...) Raios solares Choques Animais perigosos
  10. 10.  Ter atenção com crianças elas são mais suscetíveis  Coloque as panelas nas bocas traseiras do fogão e com os cabos virados para trás ou para o lado – jamais para fora. Prevenção
  11. 11. O que fazer em caso de queimaduras? Térmicas  causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo.  Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura).  Cubra a área com um pano limpo.  Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.
  12. 12. O que fazer em caso de queimaduras? Químicas  causada por contato com produtos químicos, como ácidos e bases.  Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.  Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.  Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.  No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.
  13. 13. O que fazer em caso de queimaduras? Elétricas  causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio  Não toque na vítima.  Desligue a corrente elétrica.  Chame ajuda especializada imediatamente.
  14. 14. O que NÃO fazer em caso de queimadura?  Jamais coloque pasta de dente, café, manteiga ou outros produtos caseiros numa queimadura.  Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto.  Não estoure bolhas.
  15. 15. Telefones úteis:  - Bombeiros: 193. Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.  - Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.  -SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.
  16. 16. FIM  Obrigado pela atenção!

×