Futurecom 2010 - Web Semântica - Pessoas e máquinas pensando juntas!

5,496 views

Published on

Palestra realizada na Futurecom 2010 - Auditório Colômbia - Web Semântica - Pessoas e máquinas pensando juntas!

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,496
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
913
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Futurecom 2010 - Web Semântica - Pessoas e máquinas pensando juntas!

  1. 1. Web Semântica Pessoas e máquinas pensando juntas! Renato Bongiorno Bonfanti
  2. 2. • Milhões de informações encontram-se disponíveis na web • Ferramentas facilitadoras para desenvolvimento permitiram que usuários não familiarizados com linguagens da web também criassem suas páginas A Web atual... • Páginas são publicadas de forma exponencial a cada dia
  3. 3. A Web atual... Até setembro - 2.238.723 registros cadastrados só com a categoria .BR
  4. 4. GRÁFICO DA EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DOMÍNIOS .br A Web atual...
  5. 5. • Máquinas são utilizadas somente para exibir a informação na tela • Para realizarmos buscas de informações precisas na Internet, é imprescindível a intervenção humana A Web atual...
  6. 6. Será que não existe uma forma mais eficaz de capturarmos informações relevantes e aproveitarmos melhor esse volume imenso de informações? A Web atual...
  7. 7. Processamento na Web atual... Web Sintática Dificuldades encontradas na captura de dados precisos na web atual • Conteúdo semântico das páginas acessível somente para seres humanos
  8. 8. Processamento na Web atual... Dificuldade de captura de dados precisos na web atual: • Resultados sensíveis a forma de pesquisa – a ordem das palavras nos mecanismos de busca, impactam no resultado, mesmo referenciando o mesmo assunto • Resultados isolados – informações espalhadas em várias páginas, necessitando de várias buscas para se obter o resultado desejado
  9. 9. • Resultados individuais - 02 resultados referenciando a mesma página • Resultados com grande número de páginas - muitas vezes com pouca informação que solicitamos Processamento na Web atual... Dificuldade de captura de dados precisos na web atual:
  10. 10. • O primeiro passo é uma mudança na maneira de como pensamos sobre dados Mudanças na Web atual... Como podemos criar uma web com dados que podem ser processados por máquinas? • Dependência entre dados e processamento de aplicações privadas
  11. 11. • Dados proprietárias para seus aplicativos por razões de concorrência Criar uma web com os dados descentralizados Mudanças na Web atual... • O caminho para que as máquinas processem dados é para tornar os dados mais inteligentes
  12. 12. Tim Berners Lee tem uma visão da web em duas partes: • Web Compreensível – Processável por humanos e máquinas O que é Web Semântica... • Web Colaborativa – Disponibilização de dados de forma aberta
  13. 13. Web Semântica é a forma de funcionamento da web que visa facilitar a obtenção, classificação e organização das informações na web estruturando os documentos de forma que os mesmos sejam legíveis tanto para humanos quanto para máquinas. Web Semântica O que é Web Semântica...
  14. 14. Como disponibilizar dados abertos? METADADOS XML + RDF VOCABULÁRIOS (ONTOLOGIAS) WEB SERVICES AGENTES DE SOFTWARE Linked Data
  15. 15. Visão geral da Web Semântica Os componentes que compõem a Web Semântica são utilizados para aumentar a usabilidade e funcionalidade da web e de seus recursos. A mudança é feita como uma evolução, não revolução. Nada é perdido, apenas adicionado!
  16. 16. Mapa de Ontologias disponíveis
  17. 17. Gráfico evolutivo da Web Nova Spivak
  18. 18. "A visão soa bem, mas como posso usá-la e por que eu deveria investir nela?” A organização que tem a melhor informação, sabe onde encontrá-la e pode utilizá-la de maneira mais rápida, ganha. Porquê precisamos da Web Semântica? Muitos devem estar pensando...
  19. 19. Problemas nos sistemas atuais: • Consulta a preços a diversos fornecedores • Comparação manual a diversos sites B2C – Business to Costumers Porquê precisamos da Web Semântica?
  20. 20. Com a Web Semântica: • Informações sobre produtos, preços e fretes sejam extraídas em um único formato, conforme os requisitos do usuário • Classificação da confiabilidade do fornecedor B2C – Business to Costumers Porquê precisamos da Web Semântica?
  21. 21. Cenário Atual • Sistemas atuais desenvolvidos com EDI • Tecnologias complicadas e compreendidas somente por especialistas • Custo de programação elevado • Difícil integração com outros padrões B2B – Business to Business Porquê precisamos da Web Semântica?
  22. 22. Web Semântica – Habilitação de transações B2B de forma padronizada • Definição de linguagens que apresentem modelos de dados bem definidos, permitindo mapear e trocar informações relativas a produtos • Desenvolvimento de uma ontolingua padrão para área de negócios Porquê precisamos da Web Semântica?
  23. 23. • Informações redundantes sobrecarregam os sistemas atuais na web • A publicação dos dados num formato aberto e acessível pelos diferentes sistemas auxiliará no tráfego de informações Sobrecarga de Informação Porquê precisamos da Web Semântica?
  24. 24. • Problema recorrente em várias áreas, tais como comparação de compras e mineração de conteúdo Agregação de Fontes Distintas Porquê precisamos da Web Semântica? • Técnica mais comum para estas atividades é tela de raspagem (screen scraping)
  25. 25. A principal desvantagem deste método é que ele raspa mensagens escritas em HTML, que descreve o formato (tipo de tamanho,espaçamento de parágrafo, etc.) mas não informa sobre o significado do documento Agregação de Fontes Distintas Porquê precisamos da Web Semântica?
  26. 26. Eliminar esforços duplicados em projetos: • Projetos com informações compartilhadas • Fornecimento de inteligência competitiva • Economia de tempo e dinheiro! Benefícios que podemos atingir com a Web Semântica em uma corporação Porquê precisamos da Web Semântica?
  27. 27. Uma base de conhecimento corporativa poderia incluir pelo menos um registro de descrições de projetos e o que cada equipe está desenvolvendo, facilitando a equipe o acesso as etapas atuais de um projeto. Benefícios que podemos atingir com a Web Semântica em uma corporação: Porquê precisamos da Web Semântica?
  28. 28. “Tendo conhecimento - não somente dados - ao seu alcance permite que você tomar melhores decisões.” Relato do diretor do FBI Robert Mueller - sobre o atentado de 11 de setembro em entrevista de Junho de 2002 no Meet the Press Tomadas de decisão Porquê precisamos da Web Semântica?
  29. 29. "Seria bom, se tivéssemos os computadores do FBI interligados e que pudéssemos consultar todos os relatórios relativos às escolas de vôo que foram gerados em qualquer um dos escritórios de campo do FBI nos últimos 10 anos.” Tomadas de decisão Porquê precisamos da Web Semântica?
  30. 30. “Melhor mesmo seria se tivessemos a inteligência de modo que não necessitassemos realizar diversas consultas, mas o desenvolvimento padrões que nos possibilitassem observar o andamento desses resultados” Tomadas de decisão Porquê precisamos da Web Semântica?
  31. 31. O diretor Mueller estava descrevendo a Web semântica, que permite não só os usuários, mas os agentes de software de encontrar relações entre dados. Tomadas de decisão Porquê precisamos da Web Semântica?
  32. 32. Com a Web semântica trabalhando em sua organização, você é capaz de abrir as portas para novos negócios. Negócios Porquê precisamos da Web Semântica?
  33. 33. Se você tivesse uma crescente base de conhecimento onde relatórios de status antigo, antigas propostas e inteligência competitiva fossem todos interligados, há uma grande possibilidade que você tenha um volume de informações valiosas para futuras propostas Negócios Porquê precisamos da Web Semântica?
  34. 34. Matchmaking é um processo em que as empresas são colocadas em contato com potenciais parceiros de negócios ou clientes. Negócios Porquê precisamos da Web Semântica?
  35. 35. Negócios Porquê precisamos da Web Semântica? Tradicionalmente, este processo é manipulado por corretores contratados Especialistas argumentam que apenas as tecnologias de Web Semântica podem atender a esses requisitos, automatizando o processo de negociação.
  36. 36. Quando os funcionários deixam as organizações, eles carregam consigo insubstituível conhecimento que não é armazenado. Obter Informações nas Organizações Porquê precisamos da Web Semântica?
  37. 37. Não seria ótimo se nós pudéssemos reter todo o trabalho de um funcionário em uma base de conhecimento corporativo para que possamos ter acesso a seus documentos, e-mails, notas e manter toda informação a dispor da empresa? Obter Informações nas Organizações Porquê precisamos da Web Semântica?
  38. 38. Se esta informação for salva ou anotada com meta-dados em um formato compreensível a máquina, como RDF, poderiam ser assimiladas para a base de conhecimento da empresa Obter Informações nas Organizações Porquê precisamos da Web Semântica?
  39. 39. Quem usa Web Semântica hoje? Governo - G2C: Governo para Cidadão - G2B: Governo para Empresa - G2G: Governo para Governo - C2G: Cidadão para Governo - B2G: Empresa para Governo
  40. 40. Quem usa Web Semântica hoje? Governo - Casa Branca www.whitehouse.gov/open
  41. 41. Em seu primeiro dia no cargo, o presidente Barack Obama assinou o Memorando sobre Transparência e Governo Aberto, inaugurando uma nova era de um governo responsável. Quem usa Web Semântica hoje? Governo - Casa Branca www.whitehouse.gov/open
  42. 42. Quem usa Web Semântica hoje? Where Does My Money Go?
  43. 43. Visa promover a transparência e envolvimento do cidadão através da análise e visualização de informações sobre gastos públicos do Reino Unido. Quem usa Web Semântica hoje? Where Does My Money Go?
  44. 44. Quem usa Web Semântica hoje? Segurança Pública - RS A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul está disponibilizando os dados da criminalidade no Estado - de 2002 a 2010 - no formato de “Dados Abertos”.
  45. 45. • BBC • Vodafone • NASA • BestBuy • Pfizer • Google • Yahoo Quem usa Web Semântica hoje? Organizações de diferentes segmentos
  46. 46. Quem usa Web Semântica hoje? Aplicações presentes nas organizações A Oracle lançou funcionalidade que traz a Web Semântica em seus sistemas de bancos de dados, na administração e aplicações de risco e até mesmo em seus sistemas SOA.
  47. 47. Quem usa Web Semântica hoje? Aplicações presentes nas organizações A IBM desenvolveu seu software de registro e software repositório de negócios, utilizando as bases da Web Semântica.
  48. 48. A Microsoft tem várias soluções de negócios que utilizam as linguagens da Web Semântica para gerenciamento de mídia e gerenciamento de perfil de usuário no ambiente de telecomunicações. Quem usa Web Semântica hoje? Aplicações presentes nas organizações
  49. 49. Planeje sua viagem atendendo as preferências pessoais Quem usa Web Semântica hoje? Turismo - www.zaragoza.es
  50. 50. - FOAF é uma maneira de descrever a si mesmo-seu nome, endereço de e-mail e as pessoas que somos amigos usando XML e RDF. - FOAF tem potencial para gerar muitos desenvolvimentos novos em comunidades online. Quem usa Web Semântica hoje? Friend of a Friend http://www.foaf-project.org/
  51. 51. - O formato vCard é reconhecido por muitos sistemas de gerenciamento de contatos. - Por exemplo, você pode abrir um arquivo do vCard (. vcf) nos contatos do Outlook Quem usa Web Semântica hoje? vCard - http://www.qrstuff.com/
  52. 52. Web Semântica - Tim Berners Lee
  53. 53. Tudo isso, para que? Objetivos da W3C Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!
  54. 54. Obrigado! renatobonfanti@yahoo.com.br

×