Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Grêmio estudantil

1,845 views

Published on

Grêmio Estudantil

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Grêmio estudantil

  1. 1. O grêmio estudantil representa os estudantes da escola. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade. EEM MARIA NEUSA ARAÚJO MOURA
  2. 2.  O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais (ver Lei Nº 7.398, de 4 de novembro de 1985; ECA Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990; LDB Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).  Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.  O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos. *O Grêmio Estudantil não tem caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.
  3. 3.  Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.
  4. 4.  As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política.  Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
  5. 5.  Qualquer aluno matriculado na escola, inscrito na chapa vencedora; salvo casos muito específicos constantes no estatuto de cada estabelecimento.
  6. 6.  São muitas as ações do Grêmio Estudantil na escola, entre elas podemos destacar:  Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc.;  Organização de campeonatos esportivos nas diversas modalidades;  Organizar palestras sobre, violência, drogas, sexualidade, meio ambiente, entre outras;  Organizar e divulgar campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes;  Organizar o jornal e a rádio da escola;  Organizar movimentos para discussão de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar.
  7. 7. Cultura • Montagens de peças de teatro; dança; exposição de desenhos, pintura e escultura; festas; festivais de bandas; sarau de poesia; concursos literários (poesia, contos, crônicas); oficinas culturais e de artesanato; semana cultural etc. Esporte • Campeonatos de futsal, vôlei, handebol, etc.; mini- olimpíadas; gincanas etc. Política • Palestras, debates, manifestações; campanhas a favor da Cultura de Paz; parcerias com Grêmios de outras escolas.
  8. 8. Social • Campanhas de prevenção (gravidez precoce, drogas etc.); embelezamento da escola (murais, paineis, etc.); grupos de discussão (preconceito, inclusão etc). Comunicação • Rádio escolar; jornal/informativo; participação na reunião de representantes de classe/Conselho Escolar; outros.
  9. 9.  O Grêmio atua de forma independente do Núcleo Gestor e Conselho Escolar, ou seja, tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para realizá-las, no entanto, deverá contar com autorização do Núcleo Gestor ou Conselho Escolar, Conselho este do qual o Grêmio é parte integrante.

×