Ldits gravando e apresentando um texto

205 views

Published on

  • Be the first to comment

Ldits gravando e apresentando um texto

  1. 1. Escutar uma notícia no rádio ainda é a forma mais rápida de saber algo que aconteceu, pois as ondas dorádio são dinâmicas e acessíveis para todas as classes sociais, pois um rádio portátil tem custoinfinitamente pequeno para sua aquisição. Mas o bom mesmo é escutar nossa voz com uma música aofundo, o que será útil para orientar diversos aspectos de nossa comunicação verbal e ainda, possibilitarque a mensagem seja enviada com sucesso para outras pessoas!Se você quiser apenas gravar e ouvir sua voz, ao ler um texto em voz alta para corrigir ou treinar a suadicção, no Windows já temos um recurso nativo: o gravador!Instalando um microfone integrado em seu micro:VEJAM COMO EU FIZ este EXPERIMENTO!1. Fui no Iniciar do meu Windows 7 e digitei GRAVADOR. Aparece então o aplicativo gravador, e,claro, como eu tenho um microfone, cliquei com o botão direito do mouse e criei um atalho naárea de trabalho!
  2. 2. 2. Então acionei o gravador, li um texto simples. O botão INICIAR GRAVAÇÃO se altera paraINTERROMPER GRAVAÇÃO. Quando terminei o texto, já aparece a janela “Salvar como”, damosum nome e salvamos na área de trabalho!O que ele gerou de resultado, afinal?Um arquivo de SOM de sobrenome WMA, que é o formato que vai ser ouvido depois!3. TROQUE O NOME, identificado como “sem titulo”, para algo simples, como SOM. WMA !Se você olhar atentamente na área de trabalho, lá está o resultado que pode ser ouvido.COMO?Clicando duas vezes no arquivo... Ele será executado com os recursos do Windows!
  3. 3. Pois bem, isto é simples, mas porque sempre queremos mais???Agora vamos utilizar um aplicativo mais elaborado, para gravar uma narração simples, com um pouco demúsica ao fundo. Para isto, temos que ter condições de adicionar esta música na nossa gravação da fala,abaixar o volume da música durante a narração e, claro, experimentar o resultado final. Vamos usar oAudacity, mas quem é ele?Ele é uma das ferramentas de edição de áudio mais usadas justamente por ser gratuita e bastantecompleta. Isto quer dizer que podemos gravar algo e utilizar diversos recursos para trazer o som que foigravado para editar – modificar, cortar trechos, adicionar outros sons, para depois salvar e ver oresultado!Eu consegui a minha cópia para instalação neste endereço!Na internet, temos diversos manuais sobre o produto. Vejam este, localizado no Portal do Professor:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf
  4. 4. ALGUMAS RÁPIDAS OBSERVAÇÕES: o Audacity produz um formato de arquivo (AUP). Outrosformatos mais comuns produzidos são WAV, MP3, MIDI, mas para produzir estes formatos,temos que utilizar a opção do menu Arquivo, que é o Exportar, Exportar seleção ou ainda asoutras opões disponíveis. Mas não vamos nos preocupar com isto agora!Muito bem, vamos trabalhar com ele, confira estes parâmetros, são simples de serem ajustados!E VAMOS UTILIZAR ALGUNS BOTÕES QUE JÁ CONHECEMOS....Pausar, executar, parar, retroceder, avançar, gravar.Preparando o texto e iniciando a gravação: vamos utilizar o texto abaixo para reproduzir com o nossoaplicativo. Ele fala sobre a importância do rádio no cenário educacional:Você sabia que um dos desafios da atualidade é usar as mídias no contexto escolar? O rádio, emsala de aula, pode ser usado para uma escuta reflexiva e crítica ou mesmo para desenvolverhabilidades da expressão oral e escrita. O rádio é dinâmico, atraente e de fácil acesso. Alinguagem cotidiana do rádio, por sua vez, com frases curtas e diretas, informa sempre emprimeira mão, notícias sobre um tema ou um fato que aconteceu. Então, amigos, vamos valorizaro rádio?Acesse o Audacity e localize o texto em seu documento, colocando – o à direita da tela, para umaleitura bem confortável.Em seguida pressione o botão “Gravar” , falando pausadamente. Ao final da leitura, utilize obotão “Parar” .Num primeiro momento, vamos escutar o resultado, utilizando o botão “reproduzir”. Se não gostou doresultado, feche esta tela e escolha Arquivo ( no meu é ficheiro, termo de Portugal ).Quando tiver um resultado legal, escolha Arquivo Salvar Projeto, dando um nome para ele: o valor dorádio. Veja como ficará o seu resultado dentro do aplicativo:
  5. 5. Ele será salvo na área de trabalho com o nome “O valor do rádio.aup”, mas note que em outro lugarpróximo, na área de trabalho, há uma pasta com todos os dados de sua gravação !!E assim, nosso texto está gravado e salvo. Vamos agora inserir o som que vai ser o nosso “fundomusical” para a apresentação do texto. Vamos buscar alguma música mp3 armazenada em seucomputador ou mesmo na Internet!Vou escolher uma que todos conhecem: “carruagens de fogo” e copiar para a área de trabalho!!Em seguida, voltamos á tela do Audacity e...Arquivo, importar, áudio !
  6. 6. Vamos selecionar o arquivo de áudio e escolhe a opção abrir, na janela que aparece:Pronto ! Agora temos o texto gravado e o fundo musical, veja o resultado !Vamos aumentar a nossa tela, para ver melhor os detalhes!(Trabalhando nos ajustes do lado esquerdo, deixamos o fundo musical mais baixo que a voz)Vamos deixar o fundo musical com volume menor que a voz, em nosso exemplo, que é a finalidadedeste tutorial.
  7. 7. Isto é fácil, apenas desloque para a ESQUERDA no local indicado:Mas veja, ainda temos um problema: a música é mais longa que o nosso texto gravado !Vamos selecionar a faixa da música, utilizando a ferramenta de seleção e clicando duplamente sobre afaixa da música.Assim toda a música está selecionada, agora vamos escolher no menu Editar, a alternativa deselecionar à direita do cursor, clicando aproximadamente na faixa, próxima aos 100 segundos.Note que houve uma mudança de cor...à direita do cursor !!No quadro seguinte, vamos estabelecer, inicialmente, a POSIÇÃO DO CURSO como limite do nossofundo musical: 120 segundos !
  8. 8. Veja nesta figura como ficou o resultado – nota-se pela cor mais clara do lado direitoEntão vamos EDITAR novamente,Escolhendo “Remove Audio ou Labels”, na opção “Cortar” !( OU USE SIMPLESMENTE Ctrl +X )Agora sim, se você fez algo errado, pode utilizar o DESFAZER (CTRL + Z)Vejam o meu resultado final, recortei outros trechos, errei algumas vezes, mas consegui melhorar !
  9. 9. Por último, vamos exportar o resultado para MP3 ...Enfim, aí está o nosso resultado final !!!Pode clicar duas vezes sobre ele, para ouvir o resultado no Windows e aplicar em seus projetos !!Eu não tinha noção exata deste aplicativo, nem dos seus recursos, mas as pessoas que se amarramnestas edições, podem explorar outros efeitos que estão disponíveis !!

×