Cabeamento metálico tudo o que você precisa saber – Parte 1

2,072 views

Published on

Confira as melhores práticas em cabeamento estruturado nessa série de materiais
Com esta série de materiais você terá acesso a um conteúdo atualizado sobre as melhores práticas em cabeamento estruturado para sua empresa com cabeamento óptico e metálico.
Avaliar o projeto quanto a ambiente de instalação
Na primeira parte do material você irá avaliar o projeto quanto ao ambiente de instalação para melhor escolha do produto.
Veja os principais acessórios para cabos metálicos
Confira nesse material os principais acessórios de cabos metálicos, sua correta utilização em diferentes ambientes, como eles podem facilitar sua vida e como você irá economizar tempo e dinheiro com sua utilização.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Cabeamento metálico tudo o que você precisa saber – Parte 1

  1. 1. Cabeamento Metálico: Tudo o que você precisa saber – Parte 1
  2. 2. Conteúdo CABOS METÁLICOS – SÓLIDO CABOS ELETRÔNICOS CABOS METÁLICOS E ACESSÓRIOS PADRÃO DE CONECTORIZAÇÃO A EVOLUÇÃO DOS PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO COMPONENTES DE UMA REDE INTERCONEXÃO E CROSS-CONNECT PONTO DE CONSOLIDAÇÃO MUTOA
  3. 3. Introdução Cada meio de transmissão possui características próprias que o tornam adequado para tipos específicos de serviço. Os cabos metálicos utilizados em redes de computadores são de dois tipos: Par trançado e Coaxiais. Cabo de par trançado Construído através do agrupamento de um ou mais pares de fios de cobre trançados, é o meio físico de menor custo entre todos, principalmente em função da sua simplicidade de construção.
  4. 4. O par metálico possui características eletromecânicas que afetam o comportamento do cabo na transmissão de dados. Entre as principais estão comprimento do cabo, passo (número de voltas por metro), espessura do condutor (bitola), número de pares por cabo, além do material utilizado.
  5. 5. Nos cabos tipo STP (Shield Twisted Pair), a proteção é reforçada por uma blindagem externa constituída de material condutor. O cabo UTP (Unshield Twisted Pair), não possui esta blindagem.
  6. 6. CAT.5e CAT.6 CAT.6A Avaliar o projeto quanto a ambiente de instalação para melhor escolha do produto: Ex: ambiente agressivo ou não agressivo, indoor ou outdoor, área industrial, backbone vertical etc... - Observar a especificação técnica de cada produto F/UTP U/UTP CABOS METÁLICOS - SÓLIDO
  7. 7. INTERFERÊNCIA E BLINDAGEM Diafonia - Interferência entre sinais que trafegam em pares diferentes em um mesmo cabo. A interferência gerada por um par nos outros (chamada de diafonia ou crosstalk), prejudica as aplicações. Para resolver este problema, os pares são trançados. As normas de cabeamento estabelecem quais os pares que devem ser interligados a cada um dos conectores existentes nos equipamentos terminais.
  8. 8. INTERFERÊNCIA E BLINDAGEM Nomenclatura e categoria de cabos padronizados, facilita a identificação da rede. X / XTP U/UTP F/UTP Blindagem Global Blindagem dos Pares S/UTP U/FTP S/FTP SF/UTP
  9. 9.  A performance de uma rede não pode ser expressa por taxa de transmissão em bits, mas sim por banda de frequência.  Por esse motivo, dentro das normas criaram-se grupos de especificações chamados “categorias” ou “níveis” que definem a aplicação dos cabos e conectores.  Quanto mais elevada for a classificação do cabo ou acessório, tanto maior é a sua capacidade de transmitir dados.
  10. 10. Confira a continuação... Entre no site da Redes&Cia e veja esse e outro ótimos e-Books. www.redesecia.com.br
  11. 11. Fique Ligado para a Parte 2 Obrigado por ler a Parte 1. A Parte 2 será sobre as recomendações de instalação cabling. Você vai receber a parte 2 automaticamente ao baixar esse eBook no site da Redes&Cia.
  12. 12. Fundado em 1884, no Japão, e liderado pela empresa Furukawa Eletric, o Grupo Furukawa atua nos principais mercados mundiais com tecnologias de última geração para soluções em fibras ópticas. Presente em áreas como telecomunicações, eletrônica, sistemas automotivos, energia, metais e serviços, a Furukawa está sempre em busca de novidades. Com a aquisição da Lucent Technology em 2001, hoje OFS A Furukawa Company, o Grupo Furukawa é um dos maiores fabricantes mundiais de fibras ópticas, inclusive detendo patentes de fibras utilizadas em redes de alta velocidade. A Furukawa Industrial S.A., no Brasil, faz parte deste grande grupo destacando-se no segmento de telecomunicações. A história de fabricação de cabos no Brasil passa pela história da Furukawa. Há mais de 38 anos investindo no país, a Furukawa iniciou a fabricação de cabos e hoje fornece Soluções Completas para Infraestrutura de Telecomunicações e TI.
  13. 13. A Redes&Cia sempre oferece a seus clientes os melhores produtos e serviços em TI (Tecnologia da Informação) e Telecomunicações, criando soluções integradas com custo/benefício adequado ao seu orçamento e necessidades de negócio. Fundada em 2003, a Redes&Cia conta com um amplo e graduado corpo de colaboradores, com treinamentos e certificações nas mais diferentes áreas de atuação como: Ciência da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, além de parcerias com os principais fornecedores do mercado nacional e internacional. Treinamentos em empresas como Furukawa, Cisco, Microsoft e HellermannTyton e certificações ITIL, PMI e COBIT se destacam em nossos quadros. A Redes&Cia é uma empresa certificada para soluções de cabeamento estruturado e elétrico com vasta experiência em aplicações para indústrias, hospitais, escritórios e Data Centers, entre outros. Possui um grande número de projetos realizados e clientes que comprovam nossa qualidade e diferencial.
  14. 14. Confira a continuação... Entre no site da Redes&Cia e veja esse e outro ótimos e-Books. www.redesecia.com.br

×