Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Reabilitação hospitalar: proposta metodológica de trocas de saberes e qualificação do cuidado

109 views

Published on

Pôster apresentado no CRICS10, no eixo temático de Gestão do Conhecimento

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Reabilitação hospitalar: proposta metodológica de trocas de saberes e qualificação do cuidado

  1. 1. Reabilitação Hospitalar: proposta metodológica de trocas de saberes e qualificação do cuidado. Autoras: Pamela Galindo Qualho Kavatoko, Aline Raquel Cordeiro Genu, e Gina Almeida Santos Mota. Instituição: Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio – AHM. Coordenadoria Sudeste, São Paulo, SP, Brasil.
  2. 2. Hospital Promoção da Saúde Reabilitação TratamentoDiagnóstico Prevenção Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) Modelo de atenção centrado no cuidado ao usuário, de forma multiprofissional e interdisciplinar Introdução SUS
  3. 3. Objetivo A fim de proporcionar o suporte técnico especializado centrado no paciente, e não apenas na doença; Em um campo de atuação e qualificação das ações, com a proposta de inversão da lógica da fragmentação dos saberes; Os setores de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional iniciaram um atendimento interdisciplinar simultâneo, nomeado de FOFITO.
  4. 4. Metodologia O Plano Terapêutico é elaborado de forma conjunta pela equipe. Considera-se: dependência para o desempenho de atividades de autocuidado e locomoção, nível de consciência, hipótese de ganho funcional, e prognóstico fonoaudiológico, fisioterapêutico e terapêutico ocupacional. 3 áreas envolvidas e frequência entre 1 e 5 atendimentos semanais Triagem Ineleito Eleito Grupo A Grupo B Grupo C
  5. 5. Conclusão O Plano Terapêutico elaborado de forma conjunta pela equipe favoreceu compreensão dos quadros clínicos complexos e/ou de alta vulnerabilidade. A soma dos recursos e metodologias de intervenção específicos de cada área, utilizados de maneira simultânea, em um atendimento conjunto; favoreceu a promoção do cuidado integral.

×