Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:
PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE ESTADO
NUTRICIONAL DE CRIANÇA...
Autores
Daniela Wenzel ¹
Patrícia Carla dos Santos ²
Marcelo Antunes Failla ²
1. Área Técnica de Saúde Nutricional da Coor...
Introdução
• Mudanças de padrão nutricional
• Coexistência de desnutrição e excesso de peso na população
• Extrema gravida...
Objetivo
Aprimorar a informação do monitoramento do
estado nutricional da população atendida no
SUS, no Município de São P...
Metodologia
• Foi avaliado o preenchimento da base de dados de
crianças menores de 7 anos, em janeiro de 2018.
• Análise d...
Resultados
• Do total de 690.335 atendimentos:
• 13,1% correspondem a 78.348 crianças.
• Dessas, 39.228 (50,1%) possuíam i...
Resultados
Figura1. Proporção de informações antropométricas e de aleitamento materno de crianças segundo STS, janeiro de ...
Resultados
• As STS Vila Maria/Vila Guilherme, Santa Cecilia, Vila
Mariana/Jabaquara, Ermelino Matarazzo e Cidade
Tiradent...
Conclusão
• São muitos os desafios para o fortalecimento da informação
qualitativa e/ou quantitativa. Ações derivadas dess...
Referências
• WHO Child Growth Standards.
http://www.who.int/childgrowth/en/
Gestão da informação para a vigilância alimen...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Gestão da Informação para a vigilância alimentar e nutricional: programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no SUS no município de São Paulo

43 views

Published on

Pôster apresentado no CRICS10, no eixo temático de Gestão da Informação

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Gestão da Informação para a vigilância alimentar e nutricional: programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no SUS no município de São Paulo

  1. 1. GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO SUS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  2. 2. Autores Daniela Wenzel ¹ Patrícia Carla dos Santos ² Marcelo Antunes Failla ² 1. Área Técnica de Saúde Nutricional da Coordenação de Atenção à Saúde - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo 2. Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Coordenação de Atenção à Saúde - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  3. 3. Introdução • Mudanças de padrão nutricional • Coexistência de desnutrição e excesso de peso na população • Extrema gravidade social: - Desequilibram a saúde - Aumento do risco de adoecer ou morrer; A Vigilância Alimentar e Nutricional deve ser um instrumento de apoio às ações de saúde, identificando áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco. Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  4. 4. Objetivo Aprimorar a informação do monitoramento do estado nutricional da população atendida no SUS, no Município de São Paulo. Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  5. 5. Metodologia • Foi avaliado o preenchimento da base de dados de crianças menores de 7 anos, em janeiro de 2018. • Análise de consistência - parâmetros da OMS: - marcadores de desnutrição, sobrepeso, obesidade e consumo alimentar (aleitamento materno), no software SPSS. • Os dados foram analisados segundo faixa etária e Supervisão Técnica de Saúde (STS). Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  6. 6. Resultados • Do total de 690.335 atendimentos: • 13,1% correspondem a 78.348 crianças. • Dessas, 39.228 (50,1%) possuíam informações válidas, 5.358 (6,8%) discrepantes e 33.761 (43,1%) sem registro antropométrico. • Para aleitamento materno, 66,3% das crianças <2 anos possuem informação válida. Identificou-se variação regional segundo Supervisão Técnica de Saúde, conforme a Figura 1. Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  7. 7. Resultados Figura1. Proporção de informações antropométricas e de aleitamento materno de crianças segundo STS, janeiro de 2018. Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  8. 8. Resultados • As STS Vila Maria/Vila Guilherme, Santa Cecilia, Vila Mariana/Jabaquara, Ermelino Matarazzo e Cidade Tiradentes apresentaram mais de 65% de preenchimento válido para antropometria. • As STS Vila Maria/Vila Guilherme, Santa Cecília e São Miguel possuem mais de 85% dos dados de aleitamento materno. Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  9. 9. Conclusão • São muitos os desafios para o fortalecimento da informação qualitativa e/ou quantitativa. Ações derivadas desse gerenciamento: - melhorias no preenchimento - análise das inconsistências segundo OMS - padronização na aferição das medidas - implantação do monitoramento de indicadores de saúde como ferramenta para políticas públicas visando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, quanto a segurança alimentar e melhoria da Nutrição (ODS2), e a possibilidade uma vida saudável e a promoção do bem-estar (ODS3). Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.
  10. 10. Referências • WHO Child Growth Standards. http://www.who.int/childgrowth/en/ Gestão da informação para a vigilância alimentar e nutricional: Programa de monitoramento de estado nutricional de crianças atendidas no sus no município de São Paulo. WENZEL, D. et al, CRICS10-poster number 712 - Dezembro/2018.

×