Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

A importância das estratégias de busca para subsidiar decisões, políticas e pesquisas em Saúde

Advertisement

More Related Content

More from http://bvsalud.org/ (20)

Advertisement

A importância das estratégias de busca para subsidiar decisões, políticas e pesquisas em Saúde

  1. 1. A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA PARA SUBSIDIAR DECISÕES, POLÍTICAS E PESQUISAS EM SAÚDE Gesner Francisco Xavier Junior ¹ Marina Nogueira Ferraz ² Jacqueline Pawlowski Oliveira ³ ¹ Bibliotecário-Documentalista da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Medicina. E-mail: gesnerxavier@gmail.com ² Bibliotecária-Documentalista da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. E-mail: marina.nogueiraf@gmail.com ³ Divisão de Tratamento e Tecnologia da Informação da Biblioteca Universitária (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. E-mail: jackie@ufmg.br
  2. 2. INTRODUÇÃO Evidências para informar decisões em Saúde; Panorama da literatura técnico-científica em Ciências da Saúde e o desafios de recuperar de estudos relevantes; Importância das estratégias de busca na Saúde Baseada em Evidências; Os estudos recuperados com a estratégia de busca podem influenciar, condicionar ou enviesar o desfecho (caso as melhores evidências não sejam recuperadas).
  3. 3. OBJETIVOS Demonstrar a importância prático-teórica das estratégias de busca para subsidiar decisões, políticas e pesquisas em saúde; Apontar a contribuição dos bibliotecários de referência no processo de busca, seleção, acesso e avaliação de evidências em Saúde. MÉTODO Com base nos objetivos do estudo, é possível classificá-la como exploratória. Quanto aos procedimentos, o estudo é essencialmente bibliográfico.
  4. 4. RESULTADOS E CONCLUSÕES A eficiência no processo de busca está relacionada com as competências e habilidades informacionais de quem operacionalizada a pesquisa; O caráter subjetivo presente na busca bibliográfica (bibliotecário/pesquisador) não pode ser negligenciado; A estratégia de busca não só determina a precisão/exaustividade dos estudos recuperados, mas, fundamentalmente, pode influenciar e/ou condicionar o desfecho (caso as melhores evidências não sejam recuperadas).
  5. 5. Obrigado pela atenção! Gesner Francisco Xavier Junior gesnerxavier@gmail.com Marina Nogueira Ferraz marina.nogueiraf@gmail.com Jacqueline Pawlowski Oliveira jackie@ufmg.br

×