Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
SAVE – Um sistema FLOSS para evitar acidentes
envolvendo crianças em carros estacionados
Raphael A. O. Lima, Renê S. Pinto...
Apresentação
Raphael Lima
http://github.com/raphaellima8
raphael.aolima8@gmail.com
Renê S. Pinto
http://www.renesp.com.br
...
Os Acidentes – Dados e Estatísticas
●
No Brasil, não foi encontrada estatística oficial com o número exato
de casos.
●
Nos...
Os Acidentes – Dados e Estatísticas
Fonte: ONG Kids and Cars
O que é o SAVE?
● Sistema FLOSS que auxilia na prevenção de acidentes envolvendo
crianças esquecidas em carros
● Desenvolv...
Motivação
●
Muitos casos de acidentes envolvendo crianças esquecidas em
veículos
●
Duas crianças faleceram na mesma semana...
Objetivo do projeto SAVE
Desenvolver um sistema autônomo com as seguintes caracteristicas:
● Baixo custo.
● Fácil instalaç...
Como funciona?
● O sistema entrará em funcionamento desde a partida do veículo e
após o desligamento.
● Sensores fornecem ...
Como instalar no veículo?
● Dividir o interior do veículo em
regiões.
● Instalar os sensores em pontos
estratégicos.
● Doi...
Como instalar no veículo?
Como instalar no veículo?
Resolução nº 277 do Contran
determina que:
● Crianças de até 1 ano de idade
devem utilizar bebê ...
Obtenção dos Dados
● Para verificar a presença de
um adulto, será medida a
distância através do sensor
ultrassônico.
● Par...
Situação de Risco. E agora?
● A buzina
● Destrava as portas (se equipado)
● O alarme (se equipado)
● A abertura dos vidros...
Desenvolvimento - Vamos ao que interessa!
Desenvolvimento – Recursos Utilizados
●
Arduíno
●
Sensor ultrassônico HC-SR04
●
Sensor piezo
●
Célula de carga
●
Recursos ...
Desenvolvimento - Arquitetura do Projeto
Desenvolvimento – Esquemático e Layout da Placa
Desenvolvimento - Funcionamento
●
Composto por dois tipos de sensores: ultrassom e peso – captam
informações do ambiente e...
Desenvolvimento - Firmware
Coleta e Tratamento dos Dados
● Coleta novecentos valores de distância e a cada trinta calcula-se a
média
● Das trinta méd...
Tomada de Decisão
● Compara os valores obtidos instantes após dada a partida no veículo
com os valores obtidos instantes a...
Testes e Resultados
Testes e Resultados
Desenvolvimento do Projeto - Testes e resultados
● Novecentos valores
● Média a cada trinta
● Desvio padrão
● Variância
● ...
• O desenvolvimento do projeto mostrou-se factível.
• Custo de produção na faixa de R$80,00.
• Não foi submetido a todas a...
Trabalhos Futuros
● Melhorias no sistema de sensioriamento para resolver o problema
do falso positivo.
● Integração com mó...
Agradecimentos
Obrigado!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

SAVE - Um sistema autônomo para evitar acidentes envolvendo crianças em carros estacionados

Durante a 17º edição do FISL (Fórum Internacional de Software Livre) em 2016 foi apresentado o projeto SAVE. Um sistema embarcado FLOSS que tem como objetivo atuar na prevenção de acidentes envolvendo crianças esquecidas em carros estacionados.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

SAVE - Um sistema autônomo para evitar acidentes envolvendo crianças em carros estacionados

  1. 1. SAVE – Um sistema FLOSS para evitar acidentes envolvendo crianças em carros estacionados Raphael A. O. Lima, Renê S. Pinto Porto Alegre, Julho/2016
  2. 2. Apresentação Raphael Lima http://github.com/raphaellima8 raphael.aolima8@gmail.com Renê S. Pinto http://www.renesp.com.br rene@renesp.com.br
  3. 3. Os Acidentes – Dados e Estatísticas ● No Brasil, não foi encontrada estatística oficial com o número exato de casos. ● Nos EUA, de 1990 a 2010 foram contabilizados 584* casos. ● Média de 38 mortes ao ano, uma a cada 9 dias*. *http://www.kidsandcars.org/how-kids-get-hurt/heat-stroke/
  4. 4. Os Acidentes – Dados e Estatísticas Fonte: ONG Kids and Cars
  5. 5. O que é o SAVE? ● Sistema FLOSS que auxilia na prevenção de acidentes envolvendo crianças esquecidas em carros ● Desenvolvido como trabalho de conclusão de curso (TCC) em 2015
  6. 6. Motivação ● Muitos casos de acidentes envolvendo crianças esquecidas em veículos ● Duas crianças faleceram na mesma semana, em 2014*. ● Incerteza por parte das montadoras se pretendem desenvolver algum dispositivo e instalar no veículo durante sua fabricação. ● A falta de um produto consolidado no mercado *http://goo.gl/HmPZss
  7. 7. Objetivo do projeto SAVE Desenvolver um sistema autônomo com as seguintes caracteristicas: ● Baixo custo. ● Fácil instalação. ● Ser totalmente aberto e de acordo com a filosofia FLOSS. ● Ser aperfeiçoado pela comunidade.
  8. 8. Como funciona? ● O sistema entrará em funcionamento desde a partida do veículo e após o desligamento. ● Sensores fornecem informações ao Arduíno para tratamento e comparação. ● Arduíno realiza os cálculos e compara os resultados. ● Se uma criança for detectada, os atuadores são acionados.
  9. 9. Como instalar no veículo? ● Dividir o interior do veículo em regiões. ● Instalar os sensores em pontos estratégicos. ● Dois ultrassônicos no parabrisas, dois na linha central e dois na parte traseira. ● Sensores de peso no assento da cadeirinha.
  10. 10. Como instalar no veículo?
  11. 11. Como instalar no veículo? Resolução nº 277 do Contran determina que: ● Crianças de até 1 ano de idade devem utilizar bebê conforto ou conversível. ● Superior a 1 ano e até 4 anos, devem utilizar cadeirinha.
  12. 12. Obtenção dos Dados ● Para verificar a presença de um adulto, será medida a distância através do sensor ultrassônico. ● Para a criança, será medido, além da distância, o peso.
  13. 13. Situação de Risco. E agora? ● A buzina ● Destrava as portas (se equipado) ● O alarme (se equipado) ● A abertura dos vidros (se equipado) ● Ou qualquer outro elemento disponível no veículo Caso a presença de uma criança seja dectada, o sistema acionará:
  14. 14. Desenvolvimento - Vamos ao que interessa!
  15. 15. Desenvolvimento – Recursos Utilizados ● Arduíno ● Sensor ultrassônico HC-SR04 ● Sensor piezo ● Célula de carga ● Recursos difundidos, de baixo custo e open-source
  16. 16. Desenvolvimento - Arquitetura do Projeto
  17. 17. Desenvolvimento – Esquemático e Layout da Placa
  18. 18. Desenvolvimento - Funcionamento ● Composto por dois tipos de sensores: ultrassom e peso – captam informações do ambiente externo e as armazenam. ● Microcontrolador (Arduíno): Responsável pelo processamento dos dados e acionamento dos atuadores. ● Atuadores: Elementos do veículo.
  19. 19. Desenvolvimento - Firmware
  20. 20. Coleta e Tratamento dos Dados ● Coleta novecentos valores de distância e a cada trinta calcula-se a média ● Das trinta médias resultantes do item anterior, calcula-se o desvio padrão ● Com base na quantidade de valores e desvio padrão, calcula-se o intervalo de confiança com 95%. ● Com o cálculo do intervalo de confiança, calcula-se o limite inferior e limite superior.
  21. 21. Tomada de Decisão ● Compara os valores obtidos instantes após dada a partida no veículo com os valores obtidos instantes após o desligamento do veículo. ● Se o valor final frontal for maior do que o inicial é provavel que o adulto saiu do veículo. ● Se o valor final for menor ou igual do que o inicial e o peso maior que zero, possívelmente uma criança foi esquecida no veículo. ● Aciona os elementos disponiveis no veículo.
  22. 22. Testes e Resultados
  23. 23. Testes e Resultados
  24. 24. Desenvolvimento do Projeto - Testes e resultados ● Novecentos valores ● Média a cada trinta ● Desvio padrão ● Variância ● Intervalo de confiança 95%
  25. 25. • O desenvolvimento do projeto mostrou-se factível. • Custo de produção na faixa de R$80,00. • Não foi submetido a todas as circunstâncias possíveis na fase de testes. • É um modelo protótipo, por isso possui restrições e limitações. • O projeto está disponível através do GitHub* sob a licença livre GPL (GNU General Public License). * https://github.com/save Conclusão
  26. 26. Trabalhos Futuros ● Melhorias no sistema de sensioriamento para resolver o problema do falso positivo. ● Integração com módulo GSM. ● Implementar interface de usuário. ● Estudar uma forma genérica de instalação nos veículos. ● Estudar a substituição da plataforma Arduíno por placas de maior poder computacional (Raspberry PI, BeagleBone, etc). ● Análise e detecção por imagem.
  27. 27. Agradecimentos Obrigado!

×