Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Boas práticas para a construção de chatbots relevantes.

2,175 views

Published on

Uma compilação sobre algumas práticas indispensáveis para a construção de chatbots relevantes.

Published in: Software
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Boas práticas para a construção de chatbots relevantes.

  1. 1. Boas práticas para a construção de chatbots relevantes. Breno Queiroz - brenoqueiroz.com.br Rafael Pacheco - ravpacheco.com
  2. 2. Defina a interface da conversa “Um chatbot entrega um serviço através de uma conversa” Portanto pense em sua interface como uma conversa fluída
  3. 3. Mostre o caminho Sua conversa deve: ensinar, conduzir e influenciar seu cliente ao caminho feliz. Entretanto, esteja preparado para atalhos e caminhos tortuosos.
  4. 4. Informe os limites É importante deixar claro ao usuário os limites de seu chatbot. Não há nenhum demérito nisso.
  5. 5. Solicite feedbacks ...e principalmente, aprenda com eles 😉.
  6. 6. Contexto por padrão Utilize o máximo de informação possível para aumentar o contexto das perguntas de seus clientes. Algumas vezes é preciso inferir o contexto. “C: Qual o meu saldo ? CB: Seu saldo em “HOJE” é R$ 1230,92”
  7. 7. Conversa não é bala de prata Em alguns momentos textos podem não ser a melhor opção. “Uma imagem vale mais que mil palavras”
  8. 8. Texto de saudação Todo chatbot deve ter um texto de saudação na tela de boas-vindas que aponte a suas capacidades. O texto de saudação é uma oportunidade de ajustar expectativas em o que seu chatbot pode fazer.
  9. 9. Texto de saudação
  10. 10. Ajuda O chatbot deve entender o comando de ajuda para fornecer suporte na conversa. “Um comando de ajuda é uma forma de redirecionar os usuários para um ‘ponto ideal’ do fluxo quando estão perdidos ou confusos”
  11. 11. Ajuda
  12. 12. Mensagens Deve-se responder a todas as mensagens enviadas. Mensagens de erro explicativas, em momentos oportunos, podem manter os usuários focados e engajados nas capacidades do chatbot.
  13. 13. 💡 O uso de emoticons é uma maneira simples e intuitiva dos usuários interagirem com os chatbots. O usuário tem uma melhor experiência 💕 quando recebe uma mensagem deixando claro se o chatbot 👍 suporta ou não 👎 o uso de emoticons. Mensagens - Emoticons
  14. 14. Mensagens - Erro Múltiplas e alternadas mensagens de erro têm uma maior probabilidade de direcionar o usuário de volta para o fluxo ideal. Sugestão: Tenha ao menos 3 mensagens distintas.
  15. 15. Personalidade Deve-se criar uma personalidade para o chatbot. Tenha sempre respostas automatizadas para perguntas comuns como: "Qual é o seu nome?", "Como você está?", "O que você pode fazer?" e etc…; melhora e muito a experiência do usuário.
  16. 16. Menu persistente O menu persistente dá ao usuário uma idéia clara do que seu chatbot pode fazer e como iniciar certas funções.
  17. 17. Menu persistente
  18. 18. Share button Os botões de compartilhamento fornecem uma maneira rápida e fácil para que os usuários compartilhem seu chatbot e aumentem sua base de usuários.
  19. 19. Share button
  20. 20. Intenções vs Máquinas de estado 1º Passo - Máquina de estados C1: hello C1 CB: Hello, can I send you a cute picture ? C1 S2 C1: yes C1 S3 CB:
  21. 21. Intenções vs Máquinas de estado 2º Passo ML + NLP = intenções
  22. 22. Máquinas de estado SDK C#
  23. 23. Obrigado ravpacheco@gmail.com brenoqueiroz@gmail.com www.blip.ai Equipe BLiP - blip@take.net

×