Successfully reported this slideshow.

SINAIS DE UMA PESSOA SEM AUTOESTIMA

1,542 views

Published on

Conheça os sinais da falta de autoestima, veja como interfere no cotidiano e no desenvolvimento pessoal.

Published in: Self Improvement
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

SINAIS DE UMA PESSOA SEM AUTOESTIMA

  1. 1. SINAIS DE UMA PESSOA SEM www.psicorientacao.com
  2. 2. www.psicorientacao.com Com autoestima uma pessoa reconhece a importância e o valor que tem, o que a faz se sentir muito bem consigo e com a vida. O contrário disso no qual chamamos de baixa autoestima, a pessoa não confia em si mesma, deixa de empreender, e de buscar novas conquistas em várias áreas.
  3. 3. www.psicorientacao.com É muito sofrido não ter autoestima; não confiar em seu próprio julgamento é como andar numa corda bamba, sabendo que a qualquer momento poderá se desequilibrar e cair. Viver numa corda bamba é o mesmo que não ter forças para enfrentar dilemas pessoais.
  4. 4. www.psicorientacao.com Conviver com baixa autoestima é lidar constantemente com sentimentos de mágoa, tristeza, lamentações e ressentimentos.
  5. 5. www.psicorientacao.com De certa forma, é estar preso numa gaiola onde toda a capacidade fica restrita a um pequeno espaço, enquanto passam os dias sem nenhuma mudança.
  6. 6. www.psicorientacao.com Sinais de baixa autoestima ... Medo Desvalorização Dependência Insegurança
  7. 7. www.psicorientacao.com Pensamento Negativo Sem autoestima a crença de que as iniciativas não darão certo ocorre com facilidade; A energia que deveria ser empreendida para a realização pessoal é canalizada para manter as frustrações e a apatia;
  8. 8. www.psicorientacao.com O conformismo de que as coisas nunca mudarão está presente, fazendo com que a pessoa não sinta potencial de realização.
  9. 9. www.psicorientacao.com Dependência dos outros e desejo de aprovação Sem autoestima a busca de aprovação ocorre frequentemente, e poderá ser nas mínimas coisas desde o falar até o agir. Da mesma forma que também culpará os outros pelo seu próprio fracasso, já que nunca é responsável por nada.
  10. 10. www.psicorientacao.com Ressentimento contínuo Quando uma pessoa não se aprecia o suficiente fará demais para os outros e esperará a retribuição, que muitas das vezes não ocorre.
  11. 11. www.psicorientacao.com Acontece que as pessoas poderão agir tanto de boa como de má fé. Se numa pessoa que tem autoestima a desilusão dói, naquele que não tem consideração por si mesmo o impacto será bem maior.
  12. 12. www.psicorientacao.com A expectativa de receber algo em troca será da mesma proporção do ressentimento posterior. São comuns as mágoas e os desafetos. Aquele que aprecia a si mesmo não é vítima do que os outros fazem.
  13. 13. www.psicorientacao.com Medo de ser julgado Quando uma pessoa não se apoia temerá o julgamento alheio, podendo ser facilmente levada pela vontade dos outros. Geralmente é aquela que evita se expressar, que é passiva, e quando não aguenta mais a situação reage com agressividade.
  14. 14. www.psicorientacao.com Comportamento orientado pelo medo Pensamentos distorcidos e negativos de que o mundo está contra tudo que faz, costumam surgir.
  15. 15. www.psicorientacao.com Preso ao medo, o comportamento é orientado a fim de evitar situações desagradáveis. Para a pessoa, fica difícil a compreensão de que a convicção negativa não corresponde à realidade.
  16. 16. www.psicorientacao.com Dificuldade em lidar com os outros Uma pessoa sem autoestima dá para avistar de longe. Geralmente é a que diz sim para tudo, mesmo que tenha como resultado a perda. A dificuldade em dizer não está relacionada a necessidade de aceitação.
  17. 17. www.psicorientacao.com Permissividade Não deixa claro até que ponto as pessoas devem respeitá-la. Podemos dizer que trata-se de alguém com certas dificuldades em impor limites.
  18. 18. www.psicorientacao.com Também poderá ser aquela pessoa que se deixa ser interrompida sempre que está falando, e que recua frente as críticas, e não defende suas ideias.
  19. 19. www.psicorientacao.com Também é aquela pessoa que se sente inferior as outras. Por se considerar inadequada e desprestigiada tende a ficar sozinha na maioria das vezes por receio dos outros.
  20. 20. www.psicorientacao.com Capacidade escondida pela falta de fé em si mesmo A pessoa com baixa autoestima possui capacidade, mas não reconhece, evita desafios e perde oportunidades, assim como também possui pouca iniciativa.
  21. 21. www.psicorientacao.com Por ter medo de errar a pessoa poderá ser perfeccionista.
  22. 22. www.psicorientacao.com Relacionamentos afetivos desastrosos Por não se considerar boa suficiente poderá procurar alguém que não a valoriza. Quando encontra alguém gentil considera-se abaixo daquela pessoa, momento no qual se desvaloriza na relação afetiva.
  23. 23. www.psicorientacao.com Insatisfação permanente Nada está de acordo com suas aspirações.
  24. 24. www.psicorientacao.com Sentimento de inferioridade Considera que todos são melhores enquanto olha para si e não vê nada de bom.
  25. 25. www.psicorientacao.com Costuma se repetir em sua vida situações que contribui para diminuir a autoestima como não receber promoção no trabalho, ser costumamente vítima de traição, ser passada para trás e assim por diante.
  26. 26. www.psicorientacao.com Desvalorização Sem autoestima é muito capaz que a pessoa se sinta mais confortável na posição de dar do que receber, o que inclui elogios, presentes, carinho, amor.
  27. 27. www.psicorientacao.com A valorização não está presente no vocabulário, facilmente a pessoa se sente não merecedora de ser escutada, de ser amada e respeitada, não reconhece em si tais valores.
  28. 28. www.psicorientacao.com Valorização de aspectos negativos Aspectos negativos são relembrados a todo instante.
  29. 29. www.psicorientacao.com Medo de críticas O medo de ser ridicularizada em público apavora. O receio de que alguém discorde então, é terrível. Geralmente é aquela pessoa que não dá sua opinião em nada, para os outros parece que tudo está ótimo, mas no fundo, não dá para ser feliz de verdade concordando com tudo, até mesmo com aquilo que parece ser errado para ela.
  30. 30. www.psicorientacao.com Exigência elevada Para a pessoa que não têm autoestima o bom nunca está bom de verdade, tem que ser perfeito para que se sinta segura.
  31. 31. www.psicorientacao.com Os sinais de que a autoestima está baixa poderão ser muitos, cada pessoa tem suas características pessoais.
  32. 32. www.psicorientacao.com Gastos exagerados ou pouca evolução financeira. Desejo de sempre provar alguma coisa para os outros. Mascaras para encobrir o pouco valor que dá si.
  33. 33. www.psicorientacao.com Sempre é possível mudar desde que haja a decisão de não querer mais sofrer.
  34. 34. www.psicorientacao.com Às vezes infelizmente a situação tem que chegar ao insustentável para que o ser humano busque sua própria mudança.
  35. 35. www.psicorientacao.com Então... Tudo que não lhe faz bem deixe ir!
  36. 36. www.psicorientacao.com O que você tem de diferente é o que você tem de mais bonito!
  37. 37. www.psicorientacao.com Para mudar nossos hábitos, primeiro temos que assumir o compromisso profundo de pagar o preço que for necessário. William James
  38. 38. .psicorientacao.com Psicorientacao SPCurta nas redes sociais e receba dicas, frases e vídeos sobre Psicologia. Psico Orientacao Psicorientacao SP Slideshare Psicorientacao psicorientacao@hotmail.com sicorientação  Psicoterapia  Orientação Vocacional Profissional  Consultoria Psicológica Empresarial Palestra e Workshop #psicorientacao Psicólogo SP
  39. 39. Andressa Souza Alves CRP 06/111647 Maria Cristina Santos Araujo CRP 06/108975 www.psicorientacao.com Psicólogo SP

×