Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Esquema corporal

36,571 views

Published on

Published in: Education

Esquema corporal

  1. 1. ESQUEMA CORPORAL
  2. 2. A psicomotricidade é uma mudança de paradigma no qual o ponto principal é o corpo vivido. (Tribastone, 2001)
  3. 3. Esquema corporal: “Intuição de conjunto ou um conhecimento que temos de nosso corpo no estado estático ou em movimento, na relação de suas partes entre si e com o espaço circundante.” Le Boulch, 1987
  4. 4. Imagem corporal: “Ultrapassa o conceito de esquema corporal, uma vez que a ele são acrescidos sentimentos, emoções e valores. É um fenômeno multidimensional.”
  5. 5. A imagem do corpo é uma estrutura estruturante, é o centro do sentimento de maior ou menor disponibilidade que temos de nosso corpo e no centro da relação vivida universo-objeto. (Le Boulch, 1988)
  6. 6. Corpo  mundo exterior (Bueno, 1998)
  7. 7. O corpo é o instrumento através do qual o homem se comunica e se expressa, nele encontra-se pontuada, inscrita toda a história não consciente. O corpo é a realidade, o corpo é a gravação de cada um, é o testemunho participante de todos a cada momento. (Thiers)
  8. 8. <ul><li>Processo gradativo; - Primeiro objeto percebido pela criança; </li></ul>
  9. 9. O corpo é o meio da ação, do conhecimento e da relação. (Vayer)
  10. 10. <ul><li>Percepção e controle do próprio corpo; - Um equilíbrio postural econômico; - Uma lateralidade bem definida; - Independência dos diferentes segmentos; - Domínio das pulsões e das inibições. (Picq e Vayer, 1988) </li></ul>
  11. 11. A noção do corpo deve ser reconhecida como resultado da organização sensorial tátil-cinestésica, vestibular e proprioceptiva numa imagem interiorizada e estruturada, de onde emerge uma representação mental que, em si, constitui-se num marco de referência interna que recebe todas as relações com o exterior. (Fonseca, 1995)
  12. 12. noção de corpo   experiência mediação motora social   aprendizagem
  13. 13. A percepção do próprio corpo e organização do esquema corporal representam a base de referência de todo o edifício. (Lapierre, 1982)
  14. 14. A imagem é uma unidade, unidade adquirida e não dada e pode ser destruída. Implica num esforço contínuo para dar uma estrutura a algo dinâmico. (Van Kolck, 1984)
  15. 15. Esquema corporal: - Estruturação espacial; - Organização temporal; - Coordenação; - Linguagem; - Equilíbrio;
  16. 16. “ Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo.” Sócrates

×