Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Professor Geraldo J Souza

Escola:
Aluno:
Professor:

1

Data:
Disciplina:

ACIMA, EXEMPLO DE FICHA. ABAIXO, EXEMPLO DO FI...
Professor Geraldo J Souza

Escola:
Aluno:
Professor:

2

(Nº de Página)
Data:
Disciplina:

Fichamento de "O Velho", Filme ...
Professor Geraldo J Souza

Escola:
Aluno:
Professor:

3

(Nº de Página)
Data:
Disciplina:

Fichamento de "O Velho", Filme ...
Professor Geraldo J Souza

Escola:
Aluno:
Professor:

4

(Nº de Página)
Data:
Disciplina:

Fichamento de "O Velho", Filme ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Fichamento de um filme exemplo

29,847 views

Published on

Exemplo de Fichamento de um Filme - Organizado pelo Professor de Artes Geraldo J Souza

Published in: Education

Fichamento de um filme exemplo

  1. 1. Professor Geraldo J Souza Escola: Aluno: Professor: 1 Data: Disciplina: ACIMA, EXEMPLO DE FICHA. ABAIXO, EXEMPLO DO FICHAMENTO DE UM FILME, COM ORIENTAÇÔES ENTRE PARENTESES Escola: (Informações de sua escola e suas) Aluno: Professor: (Titulo de acordo com o pedido) Fichamento (Nº de Página de acordo com a quantidade de texto) Data: Disciplina: de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Índice (atenção aos exemplos de acordo com o filme, neste caso) 0 1. Introdução 2. Análise Crítica 3. Conclusão 4. Bibliografia
  2. 2. Professor Geraldo J Souza Escola: Aluno: Professor: 2 (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Introdução (atenção aos exemplos de acordo com o filme, neste caso) 1.1 (informações sobre a atividade e informações técnicas sobre o filme) Esse fichamento foi proposto pela disciplina [...] para a coleta de informações sobre o [...] (Sobre o filme:) Polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Luiz Carlos Prestes (1898-1990) carregou ideais hoje soterrados pelos escombros do Muro de Berlim.O documentário reúne 70 anos de imagens da História do Brasil: a épica marcha de 25.000 km da Coluna Prestes nos anos 20; passando pelo dramático romance com Olga Benárioaté a repressão política da ditadura militar. Depoimentos de jornalistas, familiares exmembros do PCB e um raro material de arquivo formam a mais completa cine-biografia de Prestes, Quixote obstinado que carregou durante toda a sua vida o projeto de um mundo melhor. Escola: Aluno: Professor: (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Introdução (continuação) 1.2 (Exemplo sobre as informações técnicas:) Ficha Técnica: o DIREÇÃO: Toni Venturi o ATORES: [...] o ROTEIRO: Di Moretti o MONTAGEM: Cristina Amaral o FOTOGRAFIA: Cleumo Segond o DURAÇÃO: 100 minutos o ANO: 1997
  3. 3. Professor Geraldo J Souza Escola: Aluno: Professor: 3 (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Análise Crítica (atenção aos exemplos de acordo com o filme, neste caso) 2.1 [Envolve se posicionar a respeito das seguintes coisas: - Pertinência do assunto envolvido - A forma como foi abordado - Comparar a outras abordagens do mesmo assunto (caso conheça) - Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido.] (Exemplo do que pode ser escrito:) O filme “O Velho” de Toni Venturi relata a história de um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século XX: Luiz Carlos Prestes. Um nome, por si só, carregado de estigma, aversão, entusiasmo, desconfiança. A história de Luis Carlos Prestes é a história de um homem que encarnou uma causa. Era um comunista convicto com ideais de igualdade para todos. Podemos começar por refletir que assim como o filme mostra os ideais de igualdade visados por Carlos Prestes, mesmo estes não sendo por muitos compreendidos, fica evidente que o assistente social deve zelar pelo bem estar social. Por que não conseguir incorporar esse profissional a uma participação específica e efetiva na solução de problemas existentes na sociedade? [...] Escola: Aluno: Professor: (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Análise Crítica (continuação) 2.2 [...] Neste século, onde as utopias viraram pó histórico e a humanidade se encontra envolvida com seus pequenos projetos individuais, o filme nos resgata a trajetória de um homem que entregou sua vida a uma causa social.
  4. 4. Professor Geraldo J Souza Escola: Aluno: Professor: 4 (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Conclusão (atenção aos exemplos de acordo com o filme, neste caso) 3 (Exemplo:) Minhas reflexões seguem em sintonia e cumplicidade com as idéias de igualdade e o desejo de crescimento visado e mostrado no filme ao relatar a história de Luis Carlos Prestes. Para sermos profissionais comprometidos e convictos da necessidade de crescimento em todas as dimensões sociais, acredito que primeiramente devemos ser acima de tudo pessoas com virtudes, que tenham compaixão pelo próximo e que acredita que a sociedade deve estar sempre engajada e voltada para o coletivo. [...] Escola: Aluno: Professor: (Nº de Página) Data: Disciplina: Fichamento de "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997 Bibliografia (atenção aos exemplos de acordo com o filme, neste caso) 4 - "O Velho", Filme de Toni Venturi, 1997. - Artigo de jornal: FONSECA. O Velho, o ponto de vista na primeira cena - Tese: FONSECA. Cinema na história e a história no cinema: pesquisa e criação em três experiências cinematográficas no Brasil dos anos 1990 - (Internet – o que você precisou pesquisar deve colocar o link) Exemplo: www.wikypedia.org/ovelho - Blog Filme Políticos: O Velho http://filmespoliticos.blogspot.com/2010/02/o-velho-historia-de-luiz-carlos-prestes.html - (Livros - Utilizar a norma da abnt para referenciar) Exemplo: BARNES, R. M. Estudo de Movimentos e Tempos (Cap. 3). São Paulo: Blucher, 1977.)

×