Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Regulamento - Escalada

1,003 views

Published on

Confira o regulamento de Escalada Esportiva do Projeto AR!

Published in: Sports
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Regulamento - Escalada

  1. 1. AR! REGULAMENTOS ESPEFÍCIOS MODALIDADES REAIS Escalada
  2. 2. DAS EQUIPES Art. 1º - As equipes se constituirão de onze (11) integrantes, seis (6) membros do sexo masculino, dos quais três (3) competirão na categoria VELOCIDADE, um (1) na categoria DIFICULDADE e dois (2) serão RESERVAS, e cinco (5) do sexo feminino, das quais duas (2) competirão na categoria VELOCIDADE, uma (1) competirá na categoria DIFICULDADE e duas (2) serão RESERVAS. DAS VIAS Art. 2º - Cada uma das duas torres de competição possuirá uma via de VELOCIDADE idêntica à da outra face; Art. 3º - Cada torre irá conter uma via de DIFICULDADE, sendo uma face destinada à disputa masculina e a outra à feminina; Art. 4º - As vias estarão determinadas por cores, a saber: - PRETAS e AMARELAS: agarras da via de VELOCIDADE; - VERMELHAS: agarras das vias de DIFICULDADE. DAS CATEGORIAS E PONTUAÇÕES VELOCIDADE Prova Art. 5º - Acontecerá no sistema de desafio, em séries de melhor de três (3). O(a) atleta que chegar ao final da via e tocar o sinal sonoro primeiro será o(a) vencedor(a) da bateria. Quem vencer duas (2) baterias, será o vencedor da série. Caso nenhum dos atletas atinja o final da via, a bateria não será validada . Via Art. 6º - Todas as agarras da parede poderão ser utilizadas pelo(a) escalador(a). Ordem de participação Art. 7º - Cada equipe deverá apresentar a ordem dos escaladores, separados por gênero, antes do início da bateria. Pontuação - Cada série valerá dez (10) pontos para a equipe vencedora e cinco (5) pontos para o segundo lugar; - Somente será somada a pontuação de segundo lugar (cinco pontos) para o(a) atleta que completar a via, no mínimo, uma vez; - Cada equipe poderá somar um máximo de cinquenta (50) pontos e um mínimo de zero (0) pontos na prova; - Em caso de perda total de contato com a agarra, o(a) escalador(a) não será penalizado(a), entendendo que a perda total de contato com a agarra constitui punição ao acrescer tempo à escalada do(a) participante; - Caso o(a) atleta utilize corda de segurança, bordas dos compensados, andaimes e/ou estruturas decorativas como apoio, será considerado(a) que o(a) mesmo(a) não concluiu a via. DIFICULDADE Prova Art. 8º - Ocorrerá de forma sequencial, em tentativa única, com um(a) atleta escalando após o(a) outro(a), sem que o(a) posterior observe o(a) anterior, dentro da mesma bateria.
  3. 3. Vias Art. 9º - Compostas por agarras de cor VERMELHA. Pontuação Art. 10 - Cada via valerá um total de quinze (15) pontos. Art. 11 - O score do(a) atleta será igual a quinze (15) menos o número de agarras restantes até o final da via; Art. 12 - Para efeito de desempate será utilizado o sistema de sufixação mais (+) e menos (-): - Agarra dominada*¹ recebe a altura da agarra sem sufixo; - Agarra que é tocada recebe a altura com o sufixo menos (-); - Agarra que é dominada da qual um movimento de escalada é feito com a intenção de evoluir na via deve receber a altura da agarra dominada com o sinal de mais (+); Art. 13 - Em caso de perda total de contato com a agarra, conta-se a última agarra. Art. 14 - Em caso de uso da corda, das laterais dos compensados, dos andaimes e/ou estruturas decorativas como apoio será considerado como perda total de contato com a agarra, finalizando assim a tentativa; Art. 15 - Existirão duas agarras BÔNUS que valerão cinco (5) pontos cada; para fazer jus a esta pontuação o(a) atleta NÃO poderá utilizar esta agarra no momento de sua passagem pela mesma, que estará sinalizada na parede de escalada. Cada atleta poderá somar vinte e cinco (25) pontos e, consequentemente, a equipe, cinquenta (50) pontos. DAS SITUAÇÕES DE CHUVA Na primeira fase: Art. 16 - Será realizada, apenas, a competição de velocidade. A partir da segunda fase: Art. 17 - Serão consideradas as médias de pontos das competições de dificuldade, em todas as fases. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 18 - Nenhum(a) atleta poderá participar de duas categorias durante a mesma bateria, cabendo punição com a perda dos pontos do(a) mesmo(a); Art. 19 - Não caberão recursos em função da ordem de participação dos(as) atletas, durante a competição de velocidade; Art. 20 - As dúvidas e omissões deste regulamento serão dirimidas pela organização do evento, respaldada pela equipe técnica responsável pelo torneio de escalada; Art. 21 - As decisões da organização são soberanas, não cabendo recursos. Art. 22 - Os casos omissos, não previstos neste regulamento, serão analisando pela Organização Técnica do Evento *¹ domínio de agarra: considera-se dominada, a agarra na qual o atleta tocou com uma ou as duas mãos e utilizou para sustentar todo ou parte do peso do corpo.

×