Iluminismo e a indepedência dos eua

33,772 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
33,772
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
691
Actions
Shares
0
Downloads
243
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Iluminismo e a indepedência dos eua

  1. 1. Iluminismo O Iluminismo é um conjunto de pensamentos que surge na Europa do século XVIII, que exalta a razão como a única forma do ser humano lidar com a natureza (ciências) e a sociedade (política). As ideias iluministas combatiam principalmente o Absolutismo e o grande poder exercido pela igreja.
  2. 2. Precursores dos Ideais Ilumunistas René Descartes- Em sua obra Discurso do Método Descartes propõem o racionalismo como método de compreensão das coisas, sua frase famosa sintetiza essa ideia: “Penso, logo existo” Isaac Newton – Estabeleceu as bases da física para compreensão da natureza (Gravidade e movimento celeste), concebendo uma ideia mecanicista do universo.
  3. 3.  John Locke- Teórico inglês, cuja as ideias tiveram grande influência na Independência dos EUA, que veremos a seguir. Defendia o liberalismo, condenando o Absolutismo. Era defensor também do direito à propriedade privada. O iluminismo foi um pensamento que questionou os valores presentes na época, explorando novas ideias, cujo o principio era a Igualdade, Liberdade e Fraternidade entre os homens.
  4. 4. Princípios combatidos peloIluminismo: Absolutismo, por não aceitarem a lógica do poder divino; Intolerância religiosa, pois ia contra o princípio de liberdade. Mercantilismo, já que era controlado pelo Estado (liberdade das relações econômicas) Tradição, pois justificava a sociedade desigual (politicamente).
  5. 5. Principais filósofos Montesquie – Em sua obra O Espírito das Leis defende a ideia da divisão dos poderes em : Legislativo, Executivo e Judiciário. Esse poderes seriam independentes entre si. Defendia uma monarquia constitucional. Voltaire - Era um crítico da Igreja, nobreza e da monarquia absolutista. Era a favor da liberdade de expressão e pensamento.
  6. 6.  Rousseau – Era o mais radical dos filósofos iluministas. Contrapunha a ideia de Thomas Hobes, de que o homem é o lobo do homem, concluindo que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. No livro Contrato Social Rousseau estabelece que para o convívio social ser possível é preciso da lei, que deveriam ser estabelecidas pela vontade e necessidade da maioria. Logo, era defensor da democracia.
  7. 7. Enciclopedistas Uma das formasde divulgar as ideiasiluministas e opróprio conhecimentofoi o uso daEnciclopédia. Umdos primeirosexemplarespublicados foiorganizada porDiderot eD’Alembert, entre
  8. 8. Liberalismo Político – Surge na Inglaterra, e depois na França com o Iluminismo, e defende a liberdade de pensamento, igualdade de todos diante do Estado, representação política da sociedade por meio de assembleia e de uma constituição. Econômico – Liberdade econômica da sociedade, onde o Estado é apenas o coordenador e organizador da economia.
  9. 9. Despotismo Esclarecido Em razão das ideia iluministas, alguns monarcas incorporaram princípios liberais em suas práticas: Concessão de liberdade religiosa; Adoção do liberalismo econômico; Estímulo ao desenvolvimento liberal; Estímulo a educação e desenvolvimento das ciências.
  10. 10. Independência dos EUA A forma de colonização foi de povoamento. A Inglaterra se envolve na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), por disputa de território e comércio colonial, e apesar de vitoriosa sai com um grande problema econômico. Para tentar se recuperar o governo lança algumas medidas para as 13 colônias:
  11. 11.  Lei do açúcar – Para aumentar a arrecadação de impostos, a Inglaterra criou o imposto sobre o melaço importado das Antilhas. Essa medida visava proteger os plantadores ingleses e acabar com o contrabando do melaço, aumentando o preço do açúcar na colônia. Lei do selo – Determinava o uso de papel timbrado ou selado, vendido por agente ingleses, em documentos, licenças, anúncios, jorna is e até em jogos de baralho.
  12. 12.  Lei do chá – Acordo entre o governo Inglês e a Companhia das Indías, onde o chá era vendido diretamente para os consumidores, muito barato. Comerciantes da Colônia, que tinham o chá em estoque protestaram contra a medida. (considerada o
  13. 13. 13 colôniasInspiradas pelasideias Iluministas ecansadas dadominaçãoeconômica e políticada Inglaterra, as 13colônias iniciaram oprocesso deIndependência.Muitos afirmam setratar de umaRevolução.
  14. 14. Processo de Independência Em 4 de Julho de 1776 é aprovado a declaração de Independência, que iria servir como base para revolução francesa. Esse processo conta com a liderança de Thomas Jefferson. Sob o comando de George Washisngton os colonos organizam um exército. Entre 1776 e 1781 ocorreram os conflitos da Guerra de Independência.
  15. 15. Constituição dos EUA Após a vitória na Guerra de Independência, promulga-se em 1787 a Constituição dos Estados unidos da América. Inspirada na Doutrina de Montesquieu, é adotado o presidencialismo e o regime democrático. Em 1789 elegeu-se o primeiro presidente, George Washington. Apesar da constituição pregar a liberdade, permitia também a escravidão, isso será decisivo para o começo da Guerra de Secessão.

×