Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gêneros jornalísticos notícia

1,039 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Gêneros jornalísticos notícia

  1. 1. Gêneros Jornalísticos A notícia Prof. Fernanda Braga
  2. 2. Definição:Texto jornalístico informativoque tem como objetivo relatarfatos de forma exata eimparcial.
  3. 3. Características básicas da notícia: • Relata fatos recentes; • Prioriza a exatidão; • Prioriza a imparcialidade; • Deve ter credibilidade; • Geralmente os verbos estão no presente do indicativo.
  4. 4. Estrutura da notícia: Manchete Subtítulo O quê?Onde? Quem? Quando?
  5. 5. Informações adicionais:• Como?• Por quê?• Por isso.• Nem sempre todos os elementos estarão presentes na notícia, os únicos obrigatórios são: o quê? e quem? Pois, sem estes, não há narrativa.
  6. 6. Algumas considerações:Em nosso dia-a-dia , as notícias não apresentam totalmente ascaracterísticas do gênero. Um exemplo disso é a falta deimparcialidade. Observe: Apagado em seu retorno ao São Paulo, Lucas pede reação no sábadoEle era a grande esperança de gols do São Paulo diantedo Atlético-MG, na última quarta-feira, no estádioIndependência. Depois de servir à Seleção nosamistosos contra a África do Sul e a China, oatacante Lucas voltou ao Tricolor, mas pouco pôdefazer para evitar a derrota por 1 a 0. Enquanto o Galopressionava o time do Morumbi, Lucas apagou. Malrecebeu a bola. Agora, ele espera reagir em casa, dianteda Portuguesa, no sábado, às 18h30m.
  7. 7. Contra o Atlético-MG, Lucas acabou refém da posturadefensiva que o Tricolor adotou. Aos 25 minutos doprimeiro tempo, o árbitro Sandro Meira Ricci expulsouo lateral Douglas. Com um jogador a menos, o técnicoNey Franco optou por recuar o time e explorar oscontra-ataques.Só que o Galo pressionou o São Paulo de uma maneiraa não permitir o contragolpe. Por isso, Lucas deixou ogramado do estádio Independência sem ter arriscadosequer um chute contra a meta do goleiro Victor.O comandante tricolor reconheceu que Lucas ficouabaixo da expectativa. Ney Franco, porém, saiu emdefesa do atacante.
  8. 8. A notícia tem um público a ser considerado e, por isso,a linguagem deve ser escolhida priorizando a clareza eobjetividade. Atitudes que não seguem este padrão sãoconsideradas sensacionalismos como pode serobservado nas manchetes:
  9. 9. Podemos, ainda, perceber casos de imparcialidadecom a finalidade explícita de manipular o leitor,fazer com que este posicione-se de acordo com aopinião do jornal. Como exemplo, uma nota doJornal Aqui:
  10. 10. Analise a notícia abaixo:
  11. 11. Proposta de Redação – UFMG 2007

×