Cefet/Coltec Aula 5 Especial: Vozes Verbais

499 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
499
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
38
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cefet/Coltec Aula 5 Especial: Vozes Verbais

  1. 1. Prof. Fernanda Braga
  2. 2.  Relação existente entre o processo verbal e o sujeito desse processo; forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação;
  3. 3.  Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.Exemplo: Ele fez o trabalho. Sujeito agente ação objeto (paciente)
  4. 4.  Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.Exemplo: O trabalho foi feito por ele. Sujeito paciente ação agente da passiva
  5. 5.  Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.Exemplo:O menino feriu-se. Sujeito ação (o agente pratica a ação com ele mesmo)
  6. 6.  Não confunda reflexão com reciprocidade:Exemplo:Os amigos abraçaram-se. Sujeito ação (um abraçou o outro e vice versa)
  7. 7.  Analítica:Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER +particípio do verbo principal.Exemplos:A escola será pintada. (agente da passiva nãoexplicitado)O trabalho é feito por ele. (agente da passivaexplicitado = ele)
  8. 8.  A agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição DE.Exemplo:A casa ficou cercada de soldados.
  9. 9.  A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE.Exemplos:Abriram-se as inscrições para oconcurso.Destruiu-se o velho prédio da escola.Atenção: o agente não costuma vir expressona voz passiva sintética.
  10. 10.  A palavra passivo possui a mesma raiz latina de paixão (latim passio, passionis) e ambas se relacionam com o significado sofrimento, padecimento. Daí vem o significado de voz passiva como sendo a voz que expressa a ação sofrida pelo sujeito. Na voz passiva temos dois elementos que nem sempre aparecem: SUJEITO PACIENTE e AGENTE DA PASSIVA.
  11. 11. Voz passivaNão se destruiu o parque sintética Troca-se o pronome “se” pelo verbo auxiliar, Passa-se o Sujeito conjugado naverbo da voz (paciente em mesma passiva ambos os forma em sintética para casos). que estava o o particípio. verbo da passiva sintética.Não foi foi destruído o parque
  12. 12.  Foi socorrido por amigos. Fomos aconselhados por mestres. Os meninos de rua que procuram trabalho são repelidos pela população.
  13. 13.  Tu jamais te contentaste para a tragédia. O público aplaudiu o cantor. Analisaram-se os trabalhos esta tarde. Reformam-se casas. Deram-se as mãos e caminharam lado a lado. Os atletas insultavam-se. Estava-se feliz com o resultado da competição. O ladrão foi perdoado pela vítima. Arrombaram a porta da casa. Arrombou-se a casa da esquina. Enviaram um belo presente ao vencedor. O regulamento será obedecido por nós. Sua filha não se penteia para os homens. Encerram-se hoje as inscrições. Elas podem chegar ainda hoje.

×