Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aual tématica petróleo

1,079 views

Published on

  • Be the first to comment

Aual tématica petróleo

  1. 1. PIBID_QUÍMICA 1PetróleoAcadêmicas: Andressa Letícia Pires PavãoJaqueline ViturinoGislaine HonoratoPriscila FerreiraWélica FreitasSERVIÇO PÚBLICO FEDERALMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOPRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRADPROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ÀDOCÊNCIA - PIBID
  2. 2. 2O que é Petróleo?
  3. 3. Quem são os hidrocarbonetos? São moléculas constituídas basicamente de carbono ehidrogênio. O carbono é o que caracteriza os compostosorgânicos. Ele é um elemento capaz de formar cadeiasestendidas e estáveis de átomos unidos por ligaçõessimples, duplas ou triplas.
  4. 4. Tipos de hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos abrange uma classe enorme demoléculas orgânicas, sendo necessário classificá-las. Os principais são:Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, ácidoscarboxílicos e derivados, cetonas e aldeídos.
  5. 5. Petróleo - História Antigo Egito: nesta época o petróleo afloravanaturalmente na superfície. Era utilizado naconstrução das pirâmides, iluminaçãonoturna, embalsamamento de múmias, etc.
  6. 6. Petróleo - História Império Romano: Alexandre o Grande (336 a.C. - 323 a.C.)
  7. 7. Petróleo - História• Utilização Industrial: Apenas no século XIX o petróleo tevemarco na indústria, graças ao Edwin L. Drake (1819 – 1880)
  8. 8. Petróleo - História• Em 1953: Criação da Petrobras pelo presidente GetúlioVargas, com o objetivo de iniciar a atividade do setor petrolíferono Brasil em nome da União.• Apenas em 1961 a Petrobras começou a extração de Petróleo nomar, na faixa do Espírito Santo ao Maranhão.
  9. 9. Petróleo - Formação Ao longo de milhares de anos, restos de animais e vegetaismortos depositaram-se no fundo de lagos e marese, lentamente, foram cobertos por sedimentos.
  10. 10. Petróleo - Formação As altas pressão e temperatura exercidas sobre essa matériaorgânica causaram reações químicas complexas, formando opetróleo. A idade de uma jazida pode variar de 10 a 400 milhões de anos.
  11. 11. Importância Econômica Pré-Sal: Divisão dos royalties do petróleo. Afinal o que é royalties?
  12. 12. Petróleo – Perfuração eExtração Existem dois tipos de perfuração para a extração dopetróleo: terrestre e marítima.
  13. 13. Perfuração e Extração- Tipos dePlataformas Marítima: no Brasil, o petróleo é encontrado em águas oceânicasprofundas o que encarece a sua extração.
  14. 14. Perfuração e Extração - Tipos dePlataformas Terrestre:
  15. 15. Vídeo
  16. 16. Como separar os hidrocarbonetos quecompõem o petróleo? Destilação fracionada: é o processo de separação doshidrocarbonetos contidos no petróleo, este processo envolve avaporização de um líquido por aquecimento, seguida dacondensação de seu vapor.
  17. 17. Destilação FracionadaDepois do petróleo serextraído, ele é aquecido a 600 °C.• Porque é necessárioaquecer o petróleo?
  18. 18. Destilação Fracionada Após o petróleo evaporar, o seu vapor entra na torre defracionamento/destilação.
  19. 19. Destilação Fracionada Como os derivados do petróleo podem ser “aparecer” na torre defracionamento/destilação? Afinal o petróleo não é UM óleo?
  20. 20. Destilação Fracionada Como os derivados do petróleo podem ser recuperadosseparadamente na torre, se todos juntos formam o petróleo? Será que apenas o ponto de ebulição dos derivados é responsávelpor organizar os produtos na torre? Será o tamanho das cadeiascarbônicas influência no ponto de ebulição?
  21. 21. Petróleo - Derivados O petróleo é a principal fonte de ocorrência natural doshidrocarbonetos. Através do petróleo pode-se obter osseguintes hidrocarbonetos: GLP Gasolina Querosene Óleo Diesel Parafina Asfalto
  22. 22. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Gás Liquefeito de petróleo (GLP): composto principalmente depropano e butano, utilizado como gás de cozinha.
  23. 23. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Querosene: é um intermediário entre a gasolina e o óleo diesel.Atualmente é utilizado como combustível de turbinas de avião ajato.
  24. 24. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Óleo diesel: é um líquido mais viscoso que a gasolina. Devido aesta propriedade é empregado como lubrificante, alem decombustível para motores a diesel.
  25. 25. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Parafina: é um produto comercial versátil de aplicação industrialbastante ampla, como por exemplo: impermeabilizante depapéis, gomas de mascar, explosivos, lápis, revestimento de pneue mangueiras, etc.
  26. 26. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Asfalto: sólido de cor escura utilizado na pavimentação.
  27. 27. Uso dos principais hidrocarbonetosretirados do petróleo Gasolina: é um dos principais produtos obtidos do petróleo e quetem maior uso. Consiste na mistura de hidrocarbonetos C5 a C9.
  28. 28. Bibliografia• Petróleo: Um tema para o ensino de química. Disponível em:http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a04.pdf, acesso em30/03/13.PIBID_QUÍMICA 31

×