Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Termoterapia

15,283 views

Published on

  • Be the first to comment

Termoterapia

  1. 1. TERMOTERAPIAProf. Ricardo Alexandre Tribioli, Me
  2. 2. Efeitos do aquecimento↑ dos Processos Metabólicos: 1 °C de elevação na temperatura do tecido provoca aumento de 13% nesses processos;↑ da circulação sanguínea (vasodilatação aumenta aporte de O2 e substratos) - A cronaxia (tempo que a corrente elétrica precisa fluir para desencadear um efeito de excitação) fica mais rápida; O aumento de 2 °C na temperatura corporal interna provoca aceleração de 20% na velocidade de contração muscular; Profilaxia de lesões: diminui a resistência elástica e viscosa da musculatura, com redução para o risco de rompimento de músculos, tendões e ligamentos.↑ a capacidade das articulações suportarem carga (maior produção de líquido sinovial o que hidrata a cartilagem hialina que aumenta de espessura e melhora a absorção de forças.
  3. 3. O aquecimento geral ativo aumenta o volume-tempo cardíaco e respiratório, assim há maiorquantidade de sangue em circulação.
  4. 4. Transferência térmica O Corpo humano é homeotermo (mantêm a temperatura interna constante entre 36 e 37º); A temperatura cutânea é diferente da interna, assim em um ambiente de 24 °C, a pele pode estar em torno de 32 °C O corpo tem sistemas de controle: hipotálamo; equilíbrio entre a produção de calor (termogênese) e o consumo (termólise); A combustão metabólica através da oxigenação celular produz calor e depende da circulação;
  5. 5. A atividade muscular pode aumentar a temperaturacorporal através de contrações tônicas aceleradas.
  6. 6.  Condução: é o método de transferir calor de um lugar para o outro, onde o movimento de átomos e moléculas passam de um para o próximo (Ex: colher de metal dentro de uma panela de sopa quente). O fluxo de calor através da matéria varia com a natureza do material e é chamado de condutividade térmica. Convecção: as próprias moléculas se movem transferindo energia térmica, como acontece com líquidos e gases. Radiação: é a conversão da energia térmica em radiação eletromagnética. A quantidade de radiação produzida depende da temperatura do objeto. O comprimento de onda também dependerá da temperatura do objeto, de modo que temperaturas mais altas produzem comprimentos de ondas menores e com mais energia.
  7. 7. Nos mecanismos de transferência térmica os três modos operam em cadeias complexas de trocas de calor:√ O metal da resistência de um forno é aquecida pela corrente elétrica e o calor se propaga por ela (condução), o metal muito quente irradia ondas infra-vermelhas (radiação) e o ar em torno da resistência é aquecido (convecção).
  8. 8. No corpo humano A condução e convecção consistem em torno de 15% da perda calórica total; Ocorre produção e transporte de calor desde a profundidade até a superfície; O corpo regula a temperatura controlando o fluxo de sangue na pele: ↑temp.=vasodilatação ↓temp.=vasoconstrição
  9. 9.  O corpo perde temperatura através da pele para o meio ambiente por radiação. Cerca de 60% da perda calórica total ocorre por radiação e evaporação. A evaporação é uma variante da convecção: perda de calor pela vaporização do suor e da água dos pulmões na respiração.
  10. 10. Modalidades terapêuticas Agentes termoterapêuticos se classificam em superficiais e profundos; Na termoterapia por conversão, outras formas de energia são transformadas em energia térmica como as ondas eletromagnéticas (ondas curtas, microondas, radiofrequência) e ondas mecânicas (ultra- som); Na convecção, um fluido (líquido ou gás) absorve calor em um local e se desloca para o outro, onde se mistura com o fluido de menor temperatura (ex: a água em uma piscina com aquecimento, o ar dentro do forno de Bier)
  11. 11. Reações fisiológicas datermoterapia Dependem de três fatores:1-Nível de temperatura tecidual: faixa terapêutica vai de 39° a 45°C. Variam de um estímulo circulatório à estimulação para produção do colágeno e elastina.2-Duração e velocidade da elevação de temperatura nos tecidos: depende da transferência térmica de cada agente. Pode variar de 3 a 30 minutos.3-Tamanho da área tratada: áreas menores respondem de forma mais rápida e homogênea aos efeitos térmicos.
  12. 12. Efeitos de importânciaterapêutica Aumento da extensibilidade do colágeno (especialmente nos tendões); Diminui a rigidez articular: facilita a mobilidade das articulações; Reduz o quadro álgico devido: relaxamento muscular, liberação de opióides endógenos, remoção de ácido lático, resolução dos infiltrados, edemas e exsudatos inflamatórios.
  13. 13. Cuidados√ Regiões com alteração de sensibilidade térmica;√ Paciente inconsciente;√ Suprimento vascular inadequado (isquemia);√ Região hemorrágica;√ Suspeita de tumores;√ Próximo ao útero grávido;√ Próximo a glândulas importantes (tireóide);
  14. 14. Questões:1) Como é a condutividade térmica dos tecidos do corpo humano?2) Quais são as formas de transferência térmica?3) Como o corpo humano regula a temperatura?4) Qual o efeito do aquecimento sobre a cartilagem articular hialina?5) Por quê a termoterapia reduz o quadro de dor?6) Qual é a faixa terapêutica da termoterapia em graus Celsius?7) Se você entrar em uma sauna, o que ocorre com a sua circulação na pele? Explique.8) Quais os equipamentos de termoterapia superficial usados em fisioterapia?9) Quais os equipamentos de termoterapia profunda usados em fisioterapia?

×