Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Distúrbios Cardíacos

4,048 views

Published on

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Distúrbios Cardíacos

  1. 1. Distúrbios Cardíacos  Ivone Anastácio Priscila Freitas Raynaara Castro
  2. 2. Envelhecimento Patológico  As alterações estruturais e funcionais do sistema circulatório que ocorrem no envelhecimento facilitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares que podem tornar o envelhecimento mal-sucedido.
  3. 3. Aspectos Gerais  Número de células miocárdicas não aumenta após desenvolvimento neonatal. Alterações bioquímicas e anatômicas com o envelhecimento, mas podem ser por doenças, ou relacionadas ao estilo de vida. Estreita relação entre fenômenos fisiológicos e patológicos, às vezes difícil diferenciação clínica. Elevada incidência de doenças cardiovasculares.
  4. 4. Hipertensão  60% entre brancos e 71% entre negros com mais de 60 anos de idade, mais de 50% desses pacientes não recebem tratamento adequado. Pressão sistólica superior a 14 cm de mercúrio e uma pressão diastólica superior a 9 cm de mercúrio; Causas e consequências Tratamento
  5. 5. Hipotensão Ortostática  É uma redução excessiva da pressão arterial ao adotar a posição vertical, o que provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro e o consequente desmaio. Reações compensatórias falhas ou lentas, levam a hipotensão ortostática.
  6. 6. Hipotensão Ortostática  Não é uma doença específica, mas antes uma incapacidade de regular a pressão arterial rapidamente. Pode ser devida a diversas causas. Os episódios de hipotensão ortostática ocorrem, habitualmente, por efeitos secundários dos fármacos, em especial, nos idosos.
  7. 7. Hipotensão Ortostática  As hemorragias ou uma perda excessiva de líquidos por vómitos intensos, diarreia, sudação excessiva, diabetes não tratada ou doença de Addison podem provocar uma redução do volume de sangue circulante.
  8. 8. Sintomatologia  Desmaios, enjoos ligeiros, vertigem, confusão ou visão esfumada. A fadiga, o exercício, o álcool ou uma comida copiosa podem agravar os sintomas. Síncope e convulsões.
  9. 9. Tratamento  Não sentar, nem pôr-se de pé bruscamente, nem permanecer de pé imóveis durante muito tempo. Meias de compressão elásticas podem ser úteis. Aumento do consumo de sal.
  10. 10. Tratamento  Os idosos com hipotensão ortostática deverão beber muitos líquidos e pouco ou nenhum álcool. No entanto, devido à retenção de sal e de líquidos, uma pessoa pode aumentar rapidamente um ou dois quilogramas de peso e desenvolver uma insuficiência cardíaca por culpa desta dieta rica em sal, sobretudo nas pessoas com mais idade.
  11. 11. Síndrome Arterial Coronariana  Arteriosclerose AteroscleroseAterosclerose: Doença multifatorial, lenta eprogressiva, resultante de uma série de respostascelulares e moleculares altamente específicas.
  12. 12.
  13. 13. Síndrome Arterial Coronariana  Especificamente, uma dieta rica em gordura, o tabagismo e o sedentarismo aumentam o risco de doença arterial coronariana. A doença aterosclerótica é a principal representante dos processos patológicos cardiovasculares ligados ao envelhecimento.
  14. 14. Síndrome Arterial Coronariana  O índice de mortalidade na faixa de 35 a 55 anos é maior em homens. Após os 55 anos, o índice de mortalidade para os homens diminui, enquanto o das mulheres continua a aumentar (devido a menopausa). O melhor tratamento é a prevenção.
  15. 15. Tonteiras  É um termo usado frequentemente para descrever dois sintomas diferentes: desfalecimento e vertigem. Sensação de desfalecimento é a impressão de que você pode desmaiar. Vertigem é a sensação de que você está girando ou se movendo, ou de que o mundo está girando ao seu redor.
  16. 16. Tonteiras A tontura com sensação de desfalecimento acontecequando seu cérebro não recebe sangue suficiente. Issopode acontecer devido a: uma queda repentina depressão arterial, desidratação (vômito, diarreia, febre),levantar muito rapidamente depois de estar sentada oudeitada (isso é mais comum em pessoas de mais idade).
  17. 17. Tonteiras  Outros problemas graves que podem causar tonteira são: problemas cardíacos, derrame, hemorragia interna, choque. Ocasionando sintomas como: dor no peito, taquicardia, perda fala ou alterações na visão.
  18. 18. Síncope  Breve perda da consciência ou desmaio. Ela ocorre quando não há oxigênio suficiente circulando pelo sangue para irrigar o cérebro, podendo estar relacionada a uma queda súbita de pressão a alterações no ritmo cardíaco ou na quantidade de sangue em circulação pelo organismo.
  19. 19. Sintomas  Sentir-se zonzo(a); Sentir tontura; Sentir-se sonolento(a) ou grogue; Palidez, sudorese; Fraqueza no corpo Sentir o coração batendo irregularmente com uma sensação de vibração no peito, seguida de zonzeira.
  20. 20. Síncope  As síncopes em idosos geralmente são multicausais e predominantemente de origem cardíaca ou neurológica, o que determina maior mortalidade nesta faixa etária ; As causas cardíacas correspondem a 47% dos diagnósticos, sendo a taquicardia ventricular a mais comumente identificada, seguida pela disfunção do NÓ sinusal.
  21. 21. Síncope  Hipotensão ortostática – queda de pressão súbita quando a pessoa se levanta rapidamente da posição deitada ou sentada ; Traumatismo (lesão) da cabeça .
  22. 22. Tratamento  O tratamento depende da causa da síncope. Pode ser necessário utilizar medicações, corrigir alterações cardíacas através de cirurgias, utilizar marcapassos ou cardiodesfibriladores (CDI), realizar ablação de arritmias, suspender medicações que provoquem desmaios, evitar situações que predisponha à síncope.
  23. 23. Clique no ícone pa ra adicionar uma imagem Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo. Charles Saint-Beuve

×