Cecília meireles

2,803 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,803
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
217
Actions
Shares
0
Downloads
150
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cecília meireles

  1. 1. Fabrício LemosGustavo Rojas Ivens BuenoLaura da Silva
  2. 2. - Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro.- Seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.- Teve a infância marcada pela dor e solidão.- Perdeu a mãe com três anos de idade e não chegou a conhecer o pai, que morreu antes de ela nascer.- Criada pela avó, Dona Jacinta.
  3. 3. "Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro,três meses depois da morte de meu pai, eperdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas nafamília acarretaram muitos contratemposmateriais, mas, ao mesmo tempo, me deram,desde pequenina, uma tal intimidade com aMorte que docemente aprendi essas relaçõesentre o Efêmero e o Eterno.”
  4. 4. Por volta dos nove anos de idade, Cecíliacomeçou a escrever suas primeiras poesias. Formou-se professora (cursou a Escola Normal).Com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro: “Espectros”.
  5. 5. “Espectros” - Coleção de 17 sonetos de influência principalmente simbolista.- Retrata temas históricos ou religiosos. - Já possui características das futuras obras de Cecília.-A autora parece ter renegado esses seus primeiros poemas.
  6. 6. Em 1922, casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas.Fundou a primeira biblioteca infantildo RJ, em 1934, influenciada por seu interesse pela educação.
  7. 7. Escreveu várias obras na área da literatura infantil: - “O cavalinho branco” - “Colar de Carolina” - “Sonhos de menina” - “O menino azul”, entre outros.
  8. 8. - O marido suicidou-se em 1936, após vários anos sofrendo de depressão. - Cecília casou-se de novo somente em 1940, com o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira.
  9. 9. De 1935 a 1938, lecionou Literatura Luso-Brasileira eTécnica e Crítica Literária, na Universidade do Distrito Federal (hoje UFRJ).
  10. 10. Em 1939, Cecília publicou o livro "Viagem". A beleza das poesias trouxe umgrande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura.Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
  11. 11. Aposenta-se em 1951 como diretora de escola.Continua a trabalhar como produtorae redatora de programas culturais, naRádio Ministério da Educação, no RJ.
  12. 12. Faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.Foram prestadas grandes homenagens públicas. Seu corpo é velado no Ministério da Educação e Cultura. Recebe, ainda em 1964, o Prêmio Jabuti de Poesia, pelo livro "Solombra", concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

×