Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Tema: “Escola sem partido”
“A criação”.
Criado em 2004 pelo advogado Miguel
Nagib para combater o que chama de
"contaminação político-ideológica das ...
“A defesa”:
O movimento defende o respeito aos limites
jurídicos da atividade docente, e esses limites não são
definidos p...
Julho/2016.
Senado lançou uma enquete em que toda a
sociedade pode opinar contra ou a favor do
projeto de lei 193/2016, de...
A proposta do movimento é de que seja afixado na parede
das salas de aula de todas as escolas do país um cartaz,
onde esta...
“Vocês concordam?”
De acordo com Nagib, a presença do cartaz em sala
de aula tem o objetivo de informar os estudantes
sobr...
“Qual o seu ponto de vista?”
Segundo Nagib, os estudantes são prejudicados por serem
obrigados a permanecer em sala de aul...
“Tarefa:”
Escrever um artigo de opinião:
Você é a favor ou contra esse projeto?
O artigo de opinião, como o próprio nome j...
Escola sem partido.
Escola sem partido.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Escola sem partido.

898 views

Published on

...

Published in: Education
  • Be the first to comment

Escola sem partido.

  1. 1. Tema: “Escola sem partido”
  2. 2. “A criação”. Criado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib para combater o que chama de "contaminação político-ideológica das escolas brasileiras"
  3. 3. “A defesa”: O movimento defende o respeito aos limites jurídicos da atividade docente, e esses limites não são definidos pelos teóricos da educação, mas, sim, pelas leis do país, a começar pela Constituição Federal. Traz como princípios a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado, o pluralismo de ideias e a liberdade de consciência e crença.
  4. 4. Julho/2016. Senado lançou uma enquete em que toda a sociedade pode opinar contra ou a favor do projeto de lei 193/2016, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o programa Escola sem Partido.
  5. 5. A proposta do movimento é de que seja afixado na parede das salas de aula de todas as escolas do país um cartaz, onde estarão escritos os deveres do professor. Esses deveres são:
  6. 6. “Vocês concordam?” De acordo com Nagib, a presença do cartaz em sala de aula tem o objetivo de informar os estudantes sobre o direito que eles têm de “não serem doutrinados”. Na contramão dessa ideia, estudiosos especialistas em educação criticam o programa afirmando que nada na sociedade é isento de ideologia, e que o Escola Sem Partido, na verdade, é uma proposta carregada de conservadorismo, autoritarismo e fundamentalismo cristão. “
  7. 7. “Qual o seu ponto de vista?” Segundo Nagib, os estudantes são prejudicados por serem obrigados a permanecer em sala de aula, enquanto por outro lado, professores se beneficiam dessa condição: “A partir do momento em que o professor se aproveita dessa circunstância não para falar de forma parcial equilibrada, mas para promover as suas próprias preferências, ele está violando a liberdade de consciência e de crença dos alunos”, explica o coordenador do movimento.
  8. 8. “Tarefa:” Escrever um artigo de opinião: Você é a favor ou contra esse projeto? O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

×