Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Atualidade – segundo semestre.
2016.
Aula 1:
Tema: Brexit.
Junho de 2016
1. O Reino Unido decidiu em referendo, por
mais de 1,2 milhão de votos de diferença, deixar a
União Europeia...
Conceito:
O que é Brexit ?
R: É a união das palavras Britain (Grã-Bretanha)
e Exit (saída, em inglês).
A saída do país do ...
Alguns motivos que fizeram a
população inglesa votar pró-saída:
a) Muitos se sentiram fora do alcance dos
benefícios econô...
e) Dois partidos são dominantes no Reino Unido:
1 – conservadores. 2 – trabalhistas.
Aprovam Não Aprovam.
Fizeram uma camp...
Boris Johnson- conservador.
Nigel Farage, líder do Partido Independente do Reino Unido (Ukip) e um dos
rostos mais famosos da campanha pela saída do b...
g) os mais velhos aprovaram em peso a saída da
União Europeia.
Dados: 78% das pessoas com 65 anos foram às urnas
na eleiçã...
Algumas consequências e
situações após a evidente saída:
1) Reino Desunido.
Londres votou pela permanência, enquanto a mai...
2 - Um bom negócio para o Brasil - no longo prazo
(comercialmente).
Observação: É preciso lembrar que 53 nações e
territór...
Algumas perguntas frequentes:
O que é a União Europeia?
É uma união econômica e política formada por 28
países europeus, c...
Esta é a primeira vez que o Reino Unido ameaça deixar
o bloco?
Não. Em 1975, houve um referendo muito parecido
com o de ag...
Qual a porcentagem de participação do
Reino Unido na UE?
Charges:
Julho:
Dia 13 de julho assumiu como primeira-
ministra: Thereza May (conservadora).
"Quero ser clara sobre isso: os
poloneses vivendo no Reino Unido
continuarão a ser bem-vindos, e apreciamos
sua contribuiç...
“Fontes”:
http://g1.globo.com/
http://www.bbc.com/
http://www.ebc.com.br/
http://www.alemdeeconomia.com.br/
http://pt.euro...
Brexit   aula 1.
Brexit   aula 1.
Brexit   aula 1.
Brexit   aula 1.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Brexit aula 1.

600 views

Published on

...

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Brexit aula 1.

  1. 1. Atualidade – segundo semestre. 2016. Aula 1: Tema: Brexit.
  2. 2. Junho de 2016 1. O Reino Unido decidiu em referendo, por mais de 1,2 milhão de votos de diferença, deixar a União Europeia (UE). 2. David Cameron, renuncia após derrota em referendo. Independente de qualquer coisa que tenha realizado em seus seis anos no poder, David Cameron será para sempre lembrado como o premiê que acabou permitindo a saída do Reino Unido da União Europeia.
  3. 3. Conceito: O que é Brexit ? R: É a união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês). A saída do país do bloco pode trazer graves consequências econômicas para o Reino Unido?
  4. 4. Alguns motivos que fizeram a população inglesa votar pró-saída: a) Muitos se sentiram fora do alcance dos benefícios econômicos dos mais de 40 anos de permanência no bloco; b) A declaração de que a saída do bloco iria liberar até 350 milhões de libras (mais de R$ 1,7 bilhão) a mais por semana para aplicar na saúde pública; c) O Reino Unido não poderia controlar o número de pessoas entrando no país enquanto continuasse no bloco; d) Cameron apostou que conseguiria mudar a relação da Grã-Bretanha com a União Europeia até mesmo dentro de seu partido, o Conservador. Nunca conseguiu.
  5. 5. e) Dois partidos são dominantes no Reino Unido: 1 – conservadores. 2 – trabalhistas. Aprovam Não Aprovam. Fizeram uma campanha efetiva. Divisão dentro do partido. União entre políticos. Não trabalharam de forma eficaz contra a saída. f) Políticos que lutaram a favor do Brixit:
  6. 6. Boris Johnson- conservador.
  7. 7. Nigel Farage, líder do Partido Independente do Reino Unido (Ukip) e um dos rostos mais famosos da campanha pela saída do bloco.
  8. 8. g) os mais velhos aprovaram em peso a saída da União Europeia. Dados: 78% das pessoas com 65 anos foram às urnas na eleição britânica de 2015; entre as de 18 a 24 anos, 43%; e de 25 a 34 anos, 54%. h) O casamento entre Reino Unido e Europa nunca foi fácil. Você sabia? Foram necessários anos para os britânicos se juntarem à Comunidade Europeia, em 1975.
  9. 9. Algumas consequências e situações após a evidente saída: 1) Reino Desunido. Londres votou pela permanência, enquanto a maioria das outras cidades votou pela saída. 51,9% dos britânicos votaram pela saída contra 48,1%.
  10. 10. 2 - Um bom negócio para o Brasil - no longo prazo (comercialmente). Observação: É preciso lembrar que 53 nações e territórios integram a Commonwealth, uma organização que reúne as ex-colônias britânicas. 3 - O Reino Unido então passaria a ter taxas diferentes no comércio exterior com os países europeus em relação às praticadas agora, podendo inclusive trocar de parceiros. 4 – Previsão de: aumento de impostos, queda do PIB e da libra.
  11. 11. Algumas perguntas frequentes: O que é a União Europeia? É uma união econômica e política formada por 28 países europeus, criada logo após a 2ª Guerra Mundial. O bloco funciona como um mercado único, com livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Dentre esses países, 19 compartilham a moeda única – o euro. O Reino Unido não é um deles.
  12. 12. Esta é a primeira vez que o Reino Unido ameaça deixar o bloco? Não. Em 1975, houve um referendo muito parecido com o de agora para que a população escolhesse entre sair ou continuar na União Europeia. Venceu a permanência no bloco, com 67% dos votos
  13. 13. Qual a porcentagem de participação do Reino Unido na UE?
  14. 14. Charges:
  15. 15. Julho: Dia 13 de julho assumiu como primeira- ministra: Thereza May (conservadora).
  16. 16. "Quero ser clara sobre isso: os poloneses vivendo no Reino Unido continuarão a ser bem-vindos, e apreciamos sua contribuição para o nosso país", declarou May, em entrevista coletiva com a chefe do governo polonês, Beata Szydlo.
  17. 17. “Fontes”: http://g1.globo.com/ http://www.bbc.com/ http://www.ebc.com.br/ http://www.alemdeeconomia.com.br/ http://pt.euronews.com/ https://www.nexojornal.com.br http://www.cartacapital.com.br/

×