Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
BRASIL E VENEZUELA
As relações internacionais.
Mercosul – Argentina e Brasil
Relações comerciais (atualmente): delicadas / país em crise política e
economia.
Medidas pro...
2012 – Paraguai suspenso.
2013 – Suriname e Guiana (Associados).
A Argentina não é apenas o destino turístico de muitos
brasileiros nas férias e feriados. Ela compra automóveis,
autopeças...
História política: Argentina.
Néstor Kirchner – 2003 a 2007;
Cristina Kirchner – 2007 a 2015.
História política: Brasil.
L...
América do sul : Lulismo, chavismo (Chavez: 1999 a
2013) e kirchnerismo.
Exemplo:
A união populista (UNASUL) contra o livr...
Mesmo com a crise em 2008 – O Brasil não cedeu ao
capitalismo norte americano e nem muito menos os
países pertencentes a A...
Parte dos objetivos da Alca figuravam: gerar acordos
internacionais que limitassem a capacidade de ação dos
governos nacio...
Para refletir...
Diferenças políticas: Insatisfação popular pela crise
política e econômica:
Argentina: Maurício Macri (ne...
Pesquisas próxima aula no caderno:
1 - O que é a Rodada Doha? Relacione com a crise política dos
países na América do Sul....
2 - Escreva sobre os objetivos do Mercosul e por
que o Paraguai foi suspenso em 2012.
3 – O que é uma União Aduaneira?
Vestibular:
1 - (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:
a) A União Europeia tem colhi...
2 - Dentre os estágios de integração entre membros de um mesmo bloco
econômico abaixo elencados, assinale aquele que corre...
3- “O advento do Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e
financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoe...
Aula de atualidade.
Aula de atualidade.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Aula de atualidade.

196 views

Published on

BRASIL E VENEZUELA (ATUALMENTE)- GEOPOLITICA

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula de atualidade.

  1. 1. BRASIL E VENEZUELA As relações internacionais.
  2. 2. Mercosul – Argentina e Brasil Relações comerciais (atualmente): delicadas / país em crise política e economia. Medidas protecionistas (Argentina em crise). Novas possibilidades - Cotas Flex. (O que são?). Com a crise política brasileira, as relações comerciais foram também abaladas. Com o afastamento da Dilma --- a ascensão do Michel Temer com ideias neoliberalistas --- ou seja, iguais ao do Presidente da Argentina: Maurício Macri --- PERSPECTIVA DE MELHORA – livre comercio.
  3. 3. 2012 – Paraguai suspenso. 2013 – Suriname e Guiana (Associados).
  4. 4. A Argentina não é apenas o destino turístico de muitos brasileiros nas férias e feriados. Ela compra automóveis, autopeças e veículos de carga, entre outros produtos. (COMÉRCIO ATIVO COM O BRASIL). perdendo apenas para China e Estados Unidos. Pontos em comum entre os dois territórios (Brasil e Argentina): Ambos necessitam de ajustes fiscais; Crise econômica; Déficit na balança comercial.
  5. 5. História política: Argentina. Néstor Kirchner – 2003 a 2007; Cristina Kirchner – 2007 a 2015. História política: Brasil. Lula – 2003 a 2011; Dilma – 2011 a ?? Populismo, política de esquerda, projetos sociais... Medidas mais extremistas em longo e curto prazo.
  6. 6. América do sul : Lulismo, chavismo (Chavez: 1999 a 2013) e kirchnerismo. Exemplo: A união populista (UNASUL) contra o livre comercio e a ascensão capitalista norte americana (ALCA).
  7. 7. Mesmo com a crise em 2008 – O Brasil não cedeu ao capitalismo norte americano e nem muito menos os países pertencentes a América do Sul. A ideia foi uma relação comercial com países emergentes e com o da América do Sul.
  8. 8. Parte dos objetivos da Alca figuravam: gerar acordos internacionais que limitassem a capacidade de ação dos governos nacionais sobre sua própria economia, meio ambiente e sociedade; criar normas comerciais supranacionais que limitassem a capacidade de ação e controle dos governos nacionais sobre as atividades dos investidores; assim como beneficiar as transnacionais com acordos que reduzissem os custos salariais e impositivos das corporações ao mínimo.
  9. 9. Para refletir... Diferenças políticas: Insatisfação popular pela crise política e econômica: Argentina: Maurício Macri (neoliberal)- eleições diretas. Michel Temer (neoliberal) – golpe ou justiça?
  10. 10. Pesquisas próxima aula no caderno: 1 - O que é a Rodada Doha? Relacione com a crise política dos países na América do Sul. https://www.youtube.com/watch?v=K_JDHOODfAU Será que medidas protecionistas ajudam ou atrapalham as economias dos países da América do Sul? https://www.youtube.com/watch?v=8XryrZg9yfs https://www.youtube.com/watch?v=_kPoIB6LMy4 - Discussão: próxima aula.
  11. 11. 2 - Escreva sobre os objetivos do Mercosul e por que o Paraguai foi suspenso em 2012. 3 – O que é uma União Aduaneira?
  12. 12. Vestibular: 1 - (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que: a) A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem- se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos. b) Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional. c) A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006. d) Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais. e) Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.
  13. 13. 2 - Dentre os estágios de integração entre membros de um mesmo bloco econômico abaixo elencados, assinale aquele que corresponde ao Mercosul: a) Zona de livre comércio. b) Área de livre comércio. c) União Aduaneira. d) Mercado Comum. e) Região Alfandegária.
  14. 14. 3- “O advento do Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoeste. Até os anos 1980, esses países sul-americanos não eram parceiros comerciais importantes, principalmente em relação a investimentos, porém, nos anos 1990, passou a figurar notadamente a Argentina entre os mais importantes para o comércio exterior brasileiro. Um crescente número de empresas do Brasil já abriu filiais na Argentina (e vice-versa), e muitas indústrias estrangeiras se instalaram em um desses países a fim de produzir para todo o mercado consumidor do Mercosul”. VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.333. Sobre os países que compõem o Mercosul e suas relações comerciais, assinale a alternativa incorreta: a) O Mercosul foi criado com o objetivo de ampliar o comércio entre os países-membros através da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias. b) Atualmente, os membros associados ao Mercosul são: Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. c) Em 2004, o México ingressou no bloco como membro observador. d) O Mercosul, ainda hoje, não é considerado um bloco econômico constituído por uma União Aduaneira.

×