A UNIÃO EUROPEIA
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA
                O século xx foi tragicamente marcado pela
    ascensão e posteriormente pela q...
ALARGAMENTOS DA COMUNIDADE
          ECONÓMICA EUROPEIA / UNIDADE
                 EUROPEIA
   A União Europeia (EU), con...
OS VÁRIOS ALARGAMENTOS
        Em 1950, Robert Schuman, político Franco-Alemão,
    apresentou a sua proposta para uma Eu...
OS VÁRIOS ALARGAMENTOS

   Em 1986, a Espanha e Portugal juntam-se.
            Em 1990, a Alemanha de Leste é anexada p...
ADESÕES ADIADAS


           Candidatos a futuras adesões à União Europeia:
    Turquia, Croácia e Macedónia.
          ...
ADESÕES ADIADAS

           Muitos críticos na União Europeia, questionam a
    entrada da Turquia, se esta é de facto um...
OS PAÍSES AZUL JÁ FAZEM PARTE DA UNIÃO EUROPEIA
OS DE COR-DE-ROSA ESTÃO EM FASE DE NEGOCIAÇÃO
INSTITUIÇÕES QUE CONSTITUEM A UNIÃO
                  EUROPEIA
            As instituições da União Europeia são as segui...
SIGNIFICADO DO HINO DA UNIÃO EUROPEIA

             O hino europeu não é apenas o hino da União
    Europeia, mas de toda...
   TRABALHO ELABORADO POR:
   PAULA MILHEIRO
   PAULINHA
   EVA
   NATÁLIA
A UniãO Europeia   2
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A UniãO Europeia 2

1,696 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,696
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A UniãO Europeia 2

  1. 1. A UNIÃO EUROPEIA
  2. 2. FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA  O século xx foi tragicamente marcado pela ascensão e posteriormente pela queda das ideologias totalitárias. Já no terceiro milénio a união voluntária dos povos europeus, continua a ser o único grande esforço colectivo inspirado por um ideal que consiste em superar os conflitos do passado e em preparar o futuro conjuntamente. Afirma-se actualmente como a única resposta credível face aos riscos e ás oportunidades criadas pela globalização crescente da economia mundial.  Como qualquer história, a da União Europeia teve os seus momentos fortes e as suas datas simbólicas. Contribuíram para a construção da Europa actual e são igualmente essenciais para o futuro do Continente Europeu.
  3. 3. ALARGAMENTOS DA COMUNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA / UNIDADE EUROPEIA  A União Europeia (EU), consistia originalmente de 6 Estados membros. Desde então cresceu para 27 – Bulgária e a Roménia. Uma união de 30 Estados está dentro do alcançável, sendo desejo de muitos Governos da Europa não comunitária juntarem-se. Para se juntarem um Estado deve preencher condições políticas e económicas geralmente conhecidas como critérios de Copenhaga. Um estado só se torna membro de pleno direito na União Europeia 10 anos depois da sua entrada. Os 10 novos países não têm os mesmos direitos que os outros 15, a sua integração é progressiva.
  4. 4. OS VÁRIOS ALARGAMENTOS  Em 1950, Robert Schuman, político Franco-Alemão, apresentou a sua proposta para uma Europa unida, conhecida como declaração de Schuman, que é considerada como o início do que é agora a União Europeia.  Em 1951, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), antecedente da EU, é fundada pela Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo (os países do Benelux), e pela Alemanha (Ocidental), França e Itália.  Em 1957, os 6 países da CECA, formam a Comunidade Económica Europeia, que mais tarde tornou-se na Comunidade Europeia e actual União Europeia.  Em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido juntam- se aos 6.  Em 1981, é a vez da Grécia se juntar.
  5. 5. OS VÁRIOS ALARGAMENTOS  Em 1986, a Espanha e Portugal juntam-se.  Em 1990, a Alemanha de Leste é anexada pela Alemanha (Ocidental), na Reunificação Alemã, o que aumenta a união em área e população, mas não em número de Estados Membros.  Em 1995, a Áustria, Finlândia e Suécia juntam-se aos 12.  Em 2004, o Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Malta, Polónia e República Checa aderem à União Europeia, aumentando o número de Estados para 25.  Em 2007, aumenta para 27 Estados com a adesão da Bulgária e da Roménia.
  6. 6. ADESÕES ADIADAS  Candidatos a futuras adesões à União Europeia: Turquia, Croácia e Macedónia.  A Croácia fez o seu pedido de adesão à União Europeia em 2003. A Comissão Europeia recomendou torná-la candidata oficial em 18 de Junho de 2004. As negociações começaram em 2005. Poderá mesmo entrar em na União em 2010. Grande parte da população da Croácia é contra a adesão do país à União Europeia.  A República da Macedónia pediu estatuto de candidata em Janeiro de 2004. Em 2008, houve conversações . Os Macedónios terão que resolver os problemas que ainda têm com a Grécia, e também têm um problema semelhante com Albaneses, como a Sérvia, o governo Macedónio pensa poder juntar-se à União Europeia entre 2010 e 2015. A Turquia viu reconhecido o seu estatuto de candidata em 1999, é um membro associado desde 1963, mas não começou as negociações, devido a vários problemas de direitos humanos e envolvimentos políticos.
  7. 7. ADESÕES ADIADAS  Muitos críticos na União Europeia, questionam a entrada da Turquia, se esta é de facto um país europeu ou não. A pressão dos Estados Unidos da América para que a Europa a aceite a Turquia (aliado Muçulmano dos Norte-Americanos), na União Europeia, fez com que muitos Europeus, vissem a soberania Europeia ameaçada com essa intromissão nos assuntos internos e discordem da entrada da Turquia. Ao contrário de todos os outros países da União Europeia, que são cristãos, a Turquia é um país Muçulmano, e isto tem sido usado pelos Turcos, por ainda não ter sido aceite na União Europeia. No entanto, devido à religião vista na Europa actual, é muito improvável que se deva a este tipo de questão. Devido a todos estes factores, analistas políticos prevêem que a Turquia entre na União Europeia em 2015, outros pensam que dificilmente entrará.
  8. 8. OS PAÍSES AZUL JÁ FAZEM PARTE DA UNIÃO EUROPEIA OS DE COR-DE-ROSA ESTÃO EM FASE DE NEGOCIAÇÃO
  9. 9. INSTITUIÇÕES QUE CONSTITUEM A UNIÃO EUROPEIA  As instituições da União Europeia são as seguintes: Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Banco Europeu de Investimento, Comité Económico e Social e o Comité Consultivo da CECA. A União Europeia é actualmente composta por mais de 350 milhões de pessoas de 27 países.
  10. 10. SIGNIFICADO DO HINO DA UNIÃO EUROPEIA  O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa, num sentido mais lato. A música é extraída da 9ª. Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a “Ode à Alegria”, que Friedrich Von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.  Em 1972, o Conselho da Europa organismo que concebeu também a bandeira europeia, adoptou o “Hino à Alegria”, de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan, que compusesse três arranjos instrumentais, para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra.
  11. 11.  TRABALHO ELABORADO POR:  PAULA MILHEIRO  PAULINHA  EVA  NATÁLIA

×