Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Portfólio Patricia Resende Soares

315 views

Published on

Portfólio da aluna Patrícia Resende Soares, aluna do curso de Licenciatura em Dança da UFMG, referente ao primeiro semestre de 2015.

Published in: Art & Photos
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Portfólio Patricia Resende Soares

  1. 1. DISCIPLINAS QUE CURSEI No décimo período, atual semestre, não tive muita opção pelo fato de ministrar aulas de ballet às terças e quintas de 17:00 às 20:30, senão a de cursar as seguintes disciplinas: •Prática de Dança VI •Estudo do Movimento em Dança •Análise da prática e Estágio Supervisionado em Dança III
  2. 2. PRÁTICA DE DANÇA VI Disciplina ministrada pela professora Juliana Azoubel, aprofundou o estudo da disciplina Prática de Dança V com ênfase nos princípios de Klauss Vianna: espaços articulares e apoios. Trabalhou-se ludicidade, estímulos conflitantes e Improvisação e estimulou a dança autoral, baseando-se em Merce Cunningham, o que tornou a disciplina extremamente interessante. A disciplina foi muito produtiva. Trabalhamos, no princípio, com duas sequências coreográficas simples, passadas pela professora Juliana. Trabalhamos em grupos e fizemos recortes destas sequências. Também a partir delas, criamos coreografias mais elaboradas, individualmente. Cada um trouxe um toque pessoal à sua sequência.
  3. 3. Utilizando o acaso, começamos um processo de criação inspirado em Cunningham, em princípio em pequenos grupos, posteriormente em um único grande grupo com todos os alunos da disciplina. Esta experiência permitiu que o grupo se “percebesse” mais, se “sentisse” mais, o que considero fundamental ao se trabalhar com mais pessoas. O processo criativo foi extremamente rico! Penso que nossa experiência neste processo foi mais importante que o “produto final”, que apresentamos no último dia de aula no “Piscinão da Escola de Belas Artes”. Me sinto privilegiada por ter participado desse processo com as pessoas que cursaram a disciplina Prática VI. Posso dizer que me acrescentou muito como pessoa, como integrante de um grupo e como professora/coreógrafa.
  4. 4. ESTUDO DO MOVIMENTO EM DANÇA Nesta disciplina tivemos uma introdução ao estudo do Sistema Laban de análise do movimento. Estudamos na teoria e na prática os principais fatores do movimento: peso, espaço, tempo e fluência, com ênfase nos três primeiros. Além disso, estudamos ritmos, pulsações e estrutura musical e como aplicar esse tema em sala de aula.
  5. 5. ANÁLISE DA PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DANÇA III Foi extremamente prazeroso poder observar a rotina das aulas de Arte do Colégio Municipal Paulo Mendes Campos e do Centro Pedagógico da UFMG. É incrível como, mesmo sendo extremamente cansativo, a prática do professor de Artes é gratificante. Acho de enorme importância termos disciplinas como esta, que mostram o dia a dia de um professor na sala de aula e nos permite analisar vários aspectos que estudamos na teoria durante o curso.
  6. 6. ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES Continuei a ministrar aulas de ballet no Núcleo Artístico, o que a cada dia que passa amo mais! É emocionante ver o quanto meus alunos cresceram como bailarinos e como pessoas! Tenho cada vez mais certeza de que é isso que quero fazer pelo resto da minha vida! Este semestre dei continuidade às aulas de ballet clássico pelo projeto de extensão do CENEX, dessa vez com uma turma a mais, o que tenho gostado demais! Os alunos são muito dedicados e consegui ver um crescimento enorme deles nesses quatro meses, o que me deixou muito orgulhosa e com mais vontade ainda de continuar este trabalho. Tem sido incrível para mim como profissional e como pessoa! Continuei a participar do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), o que tem me acrescentado muito como profissional e como pessoa! As aulas de Dança, ministradas pela professora Marlaina, no Centro Pedagógico da UFMG mostram que não só é possível incluir a dança como disciplina no currículo regular da escola, como é de extrema importância para os alunos.
  7. 7. No final desse semestre tivemos a oportunidade de nos apresentarmos no Centro Pedagógico da UFMG, juntamente com a Professora Marlaina e com os outros bolsistas do PIBID, o que foi muito legal! A receptividade dos alunos foi bem maior do que eu estava esperando. Colocamos na nossa coreografia partes de exercícios dados em sala de aula, o que permitiu uma maior aproximação e identificação pelos alunos!
  8. 8. MINHA SEQUÊNCIA CRIADA PARA A DISCIPLINA DE PRÁTICA DE DANÇA VI
  9. 9. APRESENTAÇÃO PELOS BOLSISTAS DO PIBID NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG
  10. 10. APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO 6°ANO DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG
  11. 11. AINDA NO CENTRO PEDAGÓGICO, APÓS A APRESENTAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID
  12. 12. ALUNINHAS DO PRE-PRIMARY!
  13. 13. APRESENTAÇÃO DAS MINHAS ALUNAS NO CONCURSO DIVINO PASSO COM MINHA COREOGRAFIA: “OS MISERÁVEIS”
  14. 14. DANDO AULA NO CENTRO PEDAGÓGICO PELO PIBID
  15. 15. AULA DE ESTUDO DE MOVIMENTO EM DANÇA : TEMPO MUSICAL

×